fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de maio de 2017

APRESENTADAS IMAGENS OFICIAIS DOS NOVOS SANTOS (COM VÍDEO)

Os retratos oficiais dos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica, Francisco e Jacinta Marto, hoje apresentados em Fátima, têm por base as fotografias utilizadas na beatificação em 2000, com uma formulação plástica que mostra a psicologia dos dois santos, nas palavras da Postulação de Francisco e Jacinta Marto.

“Jacinta olha de frente para o observador, em atitude de interpelação; Francisco ergue os olhos ao alto, apontando para uma atitude eminentemente contemplativa”, refere a nota da Postulação sobre as imagens, encomendadas à pintora Sílvia Patrício, e que vão estar colocadas na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima para a cerimónia de canonização.

Em relação à fotografia de 1917 que está na base das duas imagens de São Francisco Marto e de Santa Jacinta Marto, as vestes apresentam-se coloridas, a partir de uma pesquisa etnográfica feita pela autora.

Na fachada da Basílica, a colocação dos dois videntes é também diferente: primeiro surge Jacinta Marto, “como primeiro anunciadora dos acontecimentos de Fátima”.

Com o terço nas mãos e a candeia como atributos mais claros destes santos, a autora das imagens incluiu em cada auréola (que representa a santidade), em formato de peça de ourivesaria símbolos diferenciados: na de Francisco a silhueta do Anjo de Fátima e as espécies eucarísticas, enquanto a de Jacinta mostra as figuras do Papa e da Virgem Maria, representada com o seu Coração Imaculado.

Sílvia Patrício, 43 anos, nascida em Vincennes, França, é uma artista plástica, licenciada pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

A sua primeira exposição individual, “O outro lado”, data de 1997 e desde então tem apresentado várias obras, sobretudo em Leiria, mas também em locais como Salamanca, Paris (Casa de Portugal), Coimbra, Porto e Cascais.

Fonte: Página Oficial Santuário de Fátima.


Povoação, segunda-feira, 8 de maio de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot