fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O AZEVINHO

É no Natal que se vê muitas pessoas do nosso concelho usar este arbusto para enfeitar as suas casas.

O azevinho (Ilex aquifolium), também chamado azevim, azevinheiro, pau-azevim e sombra-de-azevim, é um arbusto de folha persistente da família das Aquifoliaceae, cultivado normalmente para efeitos ornamentais devido aos seus frutos vermelhos. Estes frutos também são denominados de azevinhos, bagas, azinhas ou enzinhas.

É uma das numerosas espécies do género Ilex e a única que nasce espontaneamente na Europa, sendo bastante comum até os 1 500 metros de altitude.

Descrição

O azevinho comum é um arbusto de crescimento muito lento, atingindo em adulto de quatro a seis metros de altura. Alguns pés chegam a formar autênticas árvores. Pode viver 100 anos ou mais.

As folhas alternas, inteiras, possuem um pecíolo curto e um limbo de 5 a 7 cm de comprimento, coriáceo, de forma geral ovalada e bordo ondulado e espinhoso, por vezes liso em indivíduos idosos.

De um verde brilhante escuro na face superior, mais claras na face inferior, possuem espinhos afiados.

As folha (botânica)s persistem em geral três anos.

A casca do tronco é cinzenta clara e lisa.


Existem também azevinhos com folha (botânica)s bicolores ou variegadas, geralmente verde e branco ou verde e creme (ver foto ao lado).


É uma espécie dióica (indivíduos masculinos e femininos distintos). Tem flores brancas, de pequena dimensão (cerca de 6 milímetros de diâmetro).

Sem comentários:

Publicar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot