fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

VIOLA DA TERRA PRESENTE EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE VIOLAS DE ARAME


Com o objetivo de valorizar e preservar a Viola Portuguesa, a ACA – Associação de Cante Alentejano Os Cardadores irá realizar a 4ª edição do Encontro de Violas de Arame, a decorrer em simultâneo com o III Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, a realizar-se nos dias 27 e 28 de abril de 2013, na secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Esta iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal de Castro Verde no âmbito da XXIII Quinzena Cultural – Primavera no Campo Branco. E conta com a colaboração do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde.


Em representação dos Açores com a Viola de Dois Corações estará Rafael Carvalho, músico e professor deste instrumento, que tem sido, nos últimos anos, o grande dinamizador da nossa Viola regional e internacionalmente.

A juntar-se à Viola da Terra teremos a viola campaniça (Alentejo) viola braguesa (Minho), viola de arame (Ilha da Madeira) e viola Caipira (Minas Gerais/Brasil), dedilhadas por Pedro Mestre, José Barros, Vítor Sardinha e Chico Lobo respetivamente. E tem como participação especial a presença de Alísio Saraiva, tocador de viola Beiroa (Beira Baixa) e Aorélio Domingues tocador de Rabeca e Viola Fandangueira (Curitiba/Brasil).

A espontaneidade como estas violas “dialogam” permite perceber, simultaneamente, a sua origem popular comum e as diferenças que lhe foram sendo introduzidas pelas comunidades que as utilizam. Dos bailes de roda às festas religiosas, passando pelos despiques, as violas de cordas de arame são o instrumento popular tradicional de eleição.

A presença destes tocadores – todos excelentes intérpretes – é uma oportunidade não só para apreciar a sonoridade mas também a história das suas violas.

As CONVERSAS E OFICINAS vão estar em destaque neste encontro, as quais irá ser protagonizadas pelos músicos/tocadores intervenientes. Aos tocadores irão juntar-se o realizador Tiago Pereira e José Moças (Tradisom), para apresentarem o seu trabalho enquanto defensores e promotores da Música Tradicional Portuguesa.

Em suma o Encontro de Violas de Arame/ Encontro de Tocadores de Viola Campaniça é, uma ação importante de resgate e dignificação da cultura regional, que se insere no vasto movimento universal de resistência à imposição global de uma cultura única. E destina-se a todos os músicos, etnógrafos e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional.

Relembre-se que, em 2010, o II Encontro de Violas de Arame realizou-se na Ilha de São Miguel com concerto na Igreja de São Paulo, na Ribeira Quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot