fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

OUVIDORIA DA POVOAÇÃO COMPLETA HOJE 97 ANOS


A ouvidoria da Povoação foi criada há 97 anos pelo Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, Dom Manuel Damasceno da Costa.

Dom Manuel Damasceno da Costa, foi o trigésimo terceiro Bispo da diocese açoriana, nascido na freguesia da Conceição da então Vila da Covilhã, a 2 de Fevereiro de 1867.

Depois da sua formatura, no ano de 1891, aos 24 anos de idade é nomeado professor de filosofia e história eclesiástica, para o Seminário da Guarda e pouco depois, foi nomeado Cónego da Sé de Viseu.

S.S. Bento XV, a 2 de Outubro de 1914, nomeava-o Bispo de Angra em substituição do falecido D. José Correia Cardoso Monteiro.

No dia 2 de Abril do ano seguinte, de 1915, recebeu a sagração episcopal na Catedral de Viseu e no dia 20, embarcava para a sua diocese, nos Açores.

Às 10 horas da manhã, do dia 26 de Abril, desembarcava em Angra, sede diocesana, este ilustrado Bispo, a qual lhe ficou a dever uma intensa e operosa atividade prelatícia.

Profundo e douto reformador da legislação diocesana, publicou diversas Pastorais, algumas delas transcritas em jornais do continente.

Foi este ínclito Bispo o primeiro que, foi à freguesia de Água Retorta, do Concelho da Povoação, aonde, pelo menos, «não havia memória de ter ido Bispo algum!»

Faleceu este preclaro antístite, de desastre ocorrido no Seminário de Angra, no dia 27 de Janeiro de 1922, com 55 anos de idade, incompletos.

Todos os cristãos povoacenses devem orgulhar-se da sua ouvidoria!







Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot