Maioria dos
consumidores pesquisa informações, opiniões e compara preços na internet
Estudo nacional
sobre E-Commerce analisou comportamento dos portugueses na hora de comprar
online. 98% dos utilizadores do Portal da Queixa visita a plataforma para
procurar informação sobre as marcas e serviços.
O
Portal da Queixa - maior rede social de consumidores em Portugal - realizou, em
parceria com a empresa Netquest, um inquérito nacional sobre E-commerce, para
perceber quais são os comportamentos dos portugueses na hora de comprar online,
o que pesquisam e onde, e se são influenciados no momento da compra.
53%
costuma pesquisar na internet pela opinião de outros clientes;
As
opiniões de outros consumidores influenciam na decisão de compra;
As
mulheres e os jovens são os mais influenciáveis;
Antes
de realizarem uma compra online, 8 em cada 10 inquiridos, opta por comparar
preços ou funcionalidades, bem como, a opinião de outos consumidores em sites e
plataformas como o Portal da Queixa.
Os
homens comparam mais os produtos e serviços do que as mulheres, mas procuram
menos as opiniões de outros consumidores.
São
os portugueses influenciáveis por terceiros no momento da compra?
Dos
mais de 5000 inquiridos, 53% afirma que consulta “sempre” as opiniões de outros
clientes na Internet antes de comprar online. Apenas 3% afirma “nunca”
consultar nenhum tipo de informação antes de comprar online.
O
inquérito revelou que os consumidores com menor idade são os que estão mais
acostumados a consultar a opinião de outros clientes. Também os homens e os
heavy buyers (consumidores mais ativos) são os grupos que consultam com maior
frequência do que os restantes segmentos.
Questionados
diretamente sobre se as opiniões influenciam a decisão de compra, a maioria dos
entrevistados admitiu que as opiniões de terceiros influenciam bastante a
decisão final. Os inquiridos atribuem a essa influência uma média de 2.9 numa
escala de 1 a 4, onde 4 significa “que influencia muito” e 1 que “não tem
influência”. As mulheres e os mais jovens são os segmentos mais influenciáveis.
Comparando
os resultados, deste estudo, com um outro inquérito realizado pelo Portal da
Queixa e pela Netquest, em março de 2018, no âmbito do Dia Mundial do
Consumidor, é possível concluir que os portugueses são bastante influenciáveis
no momento da decisão de compra por opiniões que leem na internet.
À
pergunta “Como classifica a influência na decisão de compra, acerca das
reclamações e opiniões públicas que lê relativas a uma marca?” (realizada no
inquérito de março de 2018), a maioria dos inquiridos avaliou como “importante”
para a decisão de compra, a influência de reclamações e opiniões públicas que
lê sobre determinada marca: 7,4 (numa escala de 1 a 10). O estudo de março
revelou ainda que, quanto mais jovem o consumidor, maior é a influência na sua
decisão de compra. Os entrevistados que já utilizaram o Portal da Queixa também
admitiram valorizar, no momento da compra, a reputação das marcas na plataforma
[reclamações, resoluções, índice de satisfação atribuído]. A resolução da
reclamação pela marca também é fator de influência na decisão da compra: 7,3
(numa escala de 1 a 10) classificou como “importante”.
Que
tipo de informações pesquisam os consumidores portugueses?
Antes
de realizarem uma compra online, 8 em cada 10 inquiridos, opta por comparar
preços ou funcionalidades, bem como, a opinião de outos consumidores em sites e
plataformas como o Portal da Queixa. Os homens comparam mais os produtos e
serviços do que as mulheres, mas procuram menos as opiniões de outros
consumidores.
Já
os mais jovens são o segmento que pesquisa um maior tipo de informações antes
de comprar online como, a morada física das lojas, cupões de desconto ou
ofertas especiais, assistem a vídeos de demonstração ou procuram descobrir
novas marcas.
Quais
são as plataformas mais usadas para efetuar pesquisas?
A
maioria dos consumidores, 8 em cada 10, consulta informação prévia à compra
online em motores de busca. Mais de metade usa o site da marca ou comparadores
de preço, enquanto que 4 em cada 10 consulta o Portal da Queixa.
Os
homens são os que utilizam mais os comparadores de preço, enquanto as mulheres
destacam o uso do Portal da Queixa e das redes sociais. Os segmentos mais
jovens, especialmente os inquiridos com menos de 40 anos, são os que mais
acedem ao Portal da Queixa à procura de informação.
O
estudo sobre E-Commerce foi efetuado, entre 14 e 28 de junho de 2018, obteve um
total de 5.300 respostas (59% do sexo masculino e 41% do sexo feminino) e teve
a duração média de 5.4 minutos.
Povoação,
quinta-feira, 13 de setembro de 2018.
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