Exmo. Senhor
Presidente da Câmara Municipal da Povoação
Conheço a Povoação há 25 anos. Nunca como agora me pareceu tão convidativa e aprazível.
Acabei de regressar de um mês de férias que, como sempre, me soube a pouco.
A requalificação da Praça Velha que, ao longo dos últimos 31 dias, atravessei em direcção à Praia dos Pelames, prima pelo bom gosto.
Sendo um espaço emblemático da vila, merecia, há muito, uma
intervenção que a devolvesse aos povoacenses.
Sei que a obra não está ainda concluída, mas o que fui observando nas piscinas revela que, afinal, de uma forma despretensiosa, é possível que várias gerações convivam e juntas aproveitem o que de melhor a todos é dado - tempo!
A Praia dos Pelames, mercê da atenção que a CMP lhe tem vindo a dedicar, tornou-se numa mais-valia para a Povoação.
O areal não é o ideal. O "pedregal" submerso que é preciso atravessar ao entrar no mar não é propriamente agradável; todavia, são atributos toleráveis aos quais logo nos habituamos. Por me ter gostosamente habituado, encontrei-lhes os encantos.
Só não me conformo, até porque sou bibliotecária, é com o triste estado em que se encontra a Biblioteca Pública, instalada num edifício deveras extraordinário, sim, mas sem quaisquer condições para a albergar.
No dia em que a CMP tratar de resolver esta questão, deslocando a Biblioteca Pública para o centro da vila (eventualmente à beira do Jardim Municipal, mais próxima das escolas e dos cidadãos em geral) e transformando o dito edifício num espaço museológico, a Praça Velha recuperará a sua verdadeira identidade.
Uma breve nota, ainda, sobre a alegria que os canteiros de flores, quer no Jardim Municipal, quer um pouco por todo o lado tão bem transmitem. Há pormenores que são "pormaiores" - aqui está um bom exemplo.
A terminar, Senhor Presidente da Câmara Municipal da Povoação, peço-lhe que aceite as minhas mais cordiais saudações,
Porto, 1 de Setembro de 2018
Isabel Leite
Povoação, sábado, 1 de setembro de
2018.
Sem comentários:
Enviar um comentário