fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

“ENCONTRO DE VIOLAS AÇORIANAS” NO CORDAS WORLD MUSIC FESTIVAL COM A PRESENÇA DO RIBEIRAQUENTENSE RAFAEL CARVALHO


A Associação de Juventude Viola da Terra promove, desde 2011, o “Encontro de Violas Açorianas”. O intuito é de juntar tocadores de Viola da Terra de várias Ilhas dos Açores no sentido de trocarem experiências, conhecimentos e debaterem as diferentes realidades da Viola em cada Ilha.

Destes “Encontros” surge sempre um momento de apresentação musical pretendendo dar a conhecer a nossa Viola aos Açorianos e mostrar a riqueza que a Viola da Terra tem nos Açores, por ter diferentes características físicas, afinações, técnicas de execução e repertórios.

Após alguns anos de interregno o “Encontro de Violas Açorianas” voltará a decorrer, por ocasião do CORDAS World Music Festival, na Ilha do Pico. O Concerto “Violas dos Açores” irá encerrar o Festival CORDAS e decorre a 16 de Setembro, pelas 21:30 no Auditório da Madalena do Pico, sendo de entrada livre.

Na edição de 2018 o Concerto contará com a presença te tocadores de 5 Ilhas dos Açores: Bruno Bettencourt (Terceira), José “Canarinho” (Pico), José João Mendonça (Graciosa), Rafael Carvalho (São Miguel) e Renato Bettencourt (São Jorge). Durante dois dias os músicos irão trabalhar em conjunto para a definição de um programa para apresentarem em Concerto.

No Concerto os músicos farão apresentação individuais, a solo, para demonstrarem as técnicas de execução de cada Ilha, havendo, depois, momentos de execução em conjunto onde as Violas provarão que se complementam e se enriquecem sempre que se encontram em palco.

Estas ocasiões de partilhas musicais entre tocadores de Violas são sempre benéficas e têm trazido muitos frutos para a valorização da Viola e dos seus executantes na realidade de cada Ilha e na realidade Açoriana.

A participação do Concerto “Violas dos Açores” no encerramento do Festival demonstra que o CORDAS surgiu para promover a música dos Cordofones, trazendo músicos de várias partes do mundo, muitos que actuam pela primeira vez no País, mas tendo sempre como base de promoção a Viola da Terra e a sua valorização bem como dos seus executantes.

O Encontro é organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra em parceria com a Associação MiratecArts e conta com o apoio da Direcção Regional da Cultura, sendo recebido em Concerto no Auditório da Madalena do Pico através do apoio pelo Município da Madalena.

O “Encontro de Violas Açorianas” integra a “Temporada de Violas da Terra 2018”. Até final do ano a Associação de Juventude Viola da Terra irá ainda apresentar o evento da “Orquestra de Violas da Terra 2018” e o “IV Encontro de Escolas de Violas da Ilha de São Miguel”.

Povoação, quinta-feira, 6 de setembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot