fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

VOTOS DE BOAS FESTAS

Este tempo de Natal que estamos a viver é um convite à esperança e à convicção de que o nosso Deus nunca nos abandona, sobretudo quando somos capazes de nos assumir na nossa fragilidade e na nossa pobreza.Durante este ano de 2017, a desolação, o desânimo e a tentação à desistência, bateram à porta de muitos dos nossos irmãos. Muitos foram os acontecimentos que abalaram o país e o mundo: os incêndiosque destruíram a nossa casa comum que é a natureza; que fizeram aumentar dolorosamente o sofrimento humano; que ceifaram vidas, destruíram famílias e devastaram bens essenciais. Infelizmente, e não obstante alguns progressos verificados, continuamos a constatar no “nosso mundo” realidades muito dolorosas: pobreza, desemprego, droga, alcoolismo, solidão. São realidades que se expressam no “sofrimento de tantas pessoas”, nas quais também se incluem algumas da nossa Paróquia e Ouvidoria.

Este ano de 2107, “colocou a humanidade diante do risco de novos conflitos à escala mundial, deu a provar o sabor das novas ditaduras, calcou aos pés princípios éticos…, confrontou as pessoas com a violência e as agressões gratuitas, surpreendeu com uma autêntica desumanização civilizada”,mostrando, assim, “a fragilidade e a dificuldade da educação e da liberdade, a debilidade dos compromissos, a apetência pela indiferença e pelo egoísmo”. (D. Antonino Dias).

Perante estes obstáculos, podemos optar pelo menos por dois caminhos: um é o da vitimização e estagnação, o outro é o do empreender caminho e re-inventar a Esperança. Este tempo de Natal deve ser, pasra todos os cristãos, o tempo de RE-INVENTAR A ESPERFANÇA.

Procuremos não viver voltados para o passado, refugiados numa realidade que aliena. Esforcemo-nos, sim, por viver de olhos postos no futuro, de espírito aberto e livre, pondo tudo o que temos e somos (mesmo que sela muito pouco) ao serviço dos mais pobres, procurando, assim, ensinar os mais jovens a distinguir entre o que é duradouro e importante e o que é passageiro e acessório.

SANTO E FELIZ NATAL

Água Retorta, 21 de Dezembro de 2017

O vosso pároco amigo,
P.e Octávio de Medeiros

Povoação, Segunda-feira, 25 de dezembro de 2017.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot