fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

DELIMITAÇÃO DO TRILHO DA RIBEIRA DOS BISPOS MERECE OS APOIOS MUNICIPAL E GOVERNAMENTAL

Rota dos Seis Moinhos na freguesia de Nossa Senhora dos Remédios
Primeiro grupo de expedicionários que redescobriram
as estruturas a 4 de Novembro de 2017
Delimitação do trilho da Ribeira dos Bispos merece os apoios municipal e governamental
Pedro Damião Ponte, autor do Blog “Um Olhar Povoacense” e colaborador do Correio dos Açores, tem vindo a divulgar imagens sobre umas estruturas cavernosas encontradas junto à Ribeira dos Bispos, na freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, da Vila da Povoação, após visitas pro- movidas pelo Presidente da Junta de Freguesia local, António Medeiros.
Pedro Damião Ponte junto às estruturas cavernosas
com o segundo grupo de espedicionários
As imagens já foram objecto de uma reportagem na televisão pública açoriana e o professor Universitário Félix Rodrigues foi convidado a pronunciar-se sobre elas, que parecem indiciar construções humanas levadas a cabo na antiguidade, muito tempo antes da chegada dos portugueses a estas ilhas. Sobre o assunto, aquele professor enfatiza que se trata de uma estrutura difícil de explicar na linha temporal e cultural que liga a cultura portuguesa aos portugueses/açorianos que vivem nos Açores.
O Correio dos Açores tem vindo a acompanhar, desde o início, esta redescoberta, por informações fornecidas pelo seu colaborador Pedro Damião Ponte, com a cautela que o tratamento desta matéria merece, sem sensacionalismos ou precipitações quanto à interpretação daquelas edificações feitas diretamente nas rochas.
2º Moinho do trilho
De acordo com Pedro Damião Ponte, há muito conhecida dos habitantes da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, concelho de Povoação, foi recentemente redescoberta na Ribeira dos Bispos, estrutura estranha, insólita e incomum.
Depois da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios efetuar duas expedições na Ribeira dos Bispos, com o intuito de demarcar trilho para dar a conhecer os seis moinhos que lá existem, algo despertou a atenção ao grupo da 2a expedição no terreno. Foram encontradas aquelas escavações na rocha, no lado oposto do segundo moinho.
Pedra de moagem dentro do moinho
Depois de divulgado o vídeo e imagens das duas grutas, estas despertaram o interesse de várias pessoas que se deslocaram à Povoação, para abordar o Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, acerca da localização, objecto da divulgação do Blog “Um Olhar Povoacense”.
Mesmo sem querer embarcar em polémicas, esta redescoberta não deixa de ser inusitada e merece que as autoridades mandem estudar aquelas estruturas, porque na eventualidade de não ser um achado antes do povoamento dos Açores, ele constitui um importante legado patrimonial que importa procurar esclarecer a sua datação.
Muito do património que não tendo o valor histórico daquela redescoberta tem sido objecto de cuidada preservação, pelo que aquela estrutura rara, que parece não estar na linha temporal e cultural da cultura portuguesa, pode ser objecto de estudo e de visita.
4º Moinho, ainda recuperável
O novo Presidente da Junta de Freguesia dos Remédios, António Medeiros, foi sortudo em promover a delimitação daquele trilho e que merece os apoios municipais e governamentais na sua concretização, dado que pode constituir um elemento de interesse turístico, histórico e também cultural que deve ser dinamizado.
O Blog “Um Olhar Povoacense”, que pela primeira vez mostrou as imagens da descoberta, irá completar cinco anos em atividade, pois foi a 28 de Janeiro de 2013 que deu início a este projeto já com grande dimensão e difusão, pois trata-se de um Blog pessoal que tem como principal objectivo a divulgação dos acontecimentos mais relevantes no concelho.
A beleza da Ribeira dos Bispos
Salienta-se que a preparação de estrutura do Blog “Um Olhar Povoacense” contou com a colaboração do jovem povoacense Filipe Martins, natural da Lomba do Carro, sendo este o responsável pela resolução da configuração.
O Blog “Um Olhar Povoacense” chega aos quatro cantos do mundo, registando inúmeras as mensagens de agradecimento endereçadas principalmente pelos nossos emigrantes. De salientar também algumas importantes ofertas que emigrantes fazem chegar, numa manifestação de carinho, consideração, atenção e principalmente reconhecimento.
O resultado não poderia ser melhor, atendendo ao interesse que desperta e ao número de pessoas que acompanham diariamente o Blog. Os números falam por si e ao fim de 4 anos em atividade o Blog “Um Olhar Povoacense” atinge o impressionante número de três milhões de visualizações.
Encantos da Ribeira dos Bispos
O Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, António Medeiros, ao convidar um grupo de interessados em explorar e demarcar a possibilidade de criar e abrir um trilho na sua freguesia, que fosse útil, visando sempre algum retorno para o comércio local, estava longe de pensar que alguma vez se pudesse encontrar uma redescoberta tão insólita de estrutura por si enigmática que tem levado muitos curiosos ao local.
Por tudo isto, esta descoberta sugere e merece uma investigação aprofundada, pois poderá constituir um importante contributo para se fazer luz sobre as variadas hipóteses e conjecturas acerca do povoamento dos Açores.
António Pedro Costa
Nota: O Correio dos Açores publicou na edição de ontem uma reportagem ouvindo três arqueólogos e um licenciado em património. E esta equipa de especialistas assume que a estrutura cavernosa é posterior à colonização da ilha de São Miguel por portugueses. Apesar disso, relevam a sua importância no contexto da rota dos seis moinhos que, como tem defendido o Presidente da Junta de Freguesia, António Medeiros, deve ser recuperada e transformada num trilho pedestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot