fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 9 de dezembro de 2017

ENTREVISTA AO TROMPETISTA POVOACENSE HUGO ARAÚJO

Acompanhdo ao piano por Maja Stojanovska
Povoacence Hugo Araújo promove recital de trompete na Igreja Matriz da Mãe de Deus e no Colégio dos Jesuitas
No próximo dia 29 de Dezembro, pelas 20h30, Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus terá lugar um recital de trompete pelo músico povoacense Hugo Araújo.
Com o mesmo programa, será a vez de aquele recital ser replicado na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada, no dia 30 de Dezembro, pela mesma hora, em que para além Hugo Araújo, em Trompete, terá como companheira ao piano Maja Stojanovska.

Para saber um pouco mais sobre este evento cultural, o blog Um Olhar Povoacense foi de encontro do povoacense Hugo Araújo para uns minutos de prosa.
Um Olhar Povoacense Em primeiro lugar, parabéns pela escolha de atuação na tua terra natal. Como surge a ideia deste recital de trompete?

Hugo Araújo – Primeiramente, gostaria de agradecer ao Blog a oportunidade e iniciativa de poder falar sobre este evento. Este, era um projeto que já tinha estruturado desde o primeiro dia em que saí da minha terra natal para me formar profissionalmente como trompetista. Contudo, muitos colegas e familiares, já me haviam questionado sobre a possibilidade de me verem ao vivo numa atuação “individual” com o trompete. Foi aí, que decidi que estava na hora de organizar um evento desde carisma.

U.O.P. Um dueto com Maja Stojanovska ao Piano. Apresente-nos esta pianista que vai atuar na nossa Igreja Matriz com o Hugo Araújo.

H.A. – A Maja, é uma pianista especial. Nasceu na Macedonia, um país de enorme cultura e história como todos sabem. Tudo isto, reflete-se na sua maneira de tocar e de abordar a música. A Maja é uma pianista vencedora de concursos e de muitos prémios o que a torna uma pianista muito respeitada. Mas o seu maior prémio, é referente à sua enorme HUMILDADE. Como ser humano, é uma pessoa super querida e tudo que faz é com uma simplicidade e naturalidade muito especial, além disso, é uma pessoa fantástica que faz tudo para ajudar os outros.  

U.O.P. No teu percurso formativo recordas-te de nomes que hoje se reflitam na forma como tocas e encaras a música?

H.A. – Na minha opinião, qualquer artista tem sempre a sua referência. Mas na verdade, somos nós próprios que com a nossa personalidade, construímos a nossa forma de tocar e de abordar todos os momentos. Encarar a música, é sempre uma questão muito pessoal. Contudo, tenho alguns nomes sonantes que me ajudaram a construir a minha “imagem” musical como por exemplo o solista internacional Hakan Hardenberger, Balazs Nems que atualmente é trompetista principal na orquestra Rádio de Frankfurt.

U.O.P. Quando atuas perante as pessoas da tua terra, que de alguma forma te viram crescer e progredir enquanto homem e músico, o que sentes?

H.A. – Bem, o sentimento é sempre especial. Mas como profissional, devemos encarar o momento com serenidade. Apesar de ser um recital onde irei estar a centímetros de todos aqueles que me conhecem, a minha postura será sempre aquela que adoto em todos os meus concertos e momentos como este. Foco-me em tudo o que faço.

U.O.P. Nos próximos dias 29 na Povoação e 30 de dezembro na cidade de Ponta Delgada, quais as tuas expetativas para esta apresentação/atuação “Recital de Trompete”?

H.A. – Penso que irá ser uma boa experiência tanto para mim como para todos os ouvintes. Criei este evento também a pensar na minha família, amigos, colegas de profissão e sobretudo para todos aqueles que pretendem seguir esta carreira. Tudo é possível com esforço e dedicação, é nos momentos de maior dificuldade que conseguimos ver quem realmente somos. Eu escolhi a música, e com ela tentarei sempre testar os meus limites. Estou fora da minha terra natal há muitos anos e este evento é para ser vivido com alegria e emoção.

Um Olhar Povoacense deseja ao povoacense Hugo Araújo e à Macedónia Maja Stojanovska bons concertos!

Povoação, sábado, 9 de dezembro de 2017.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot