fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de dezembro de 2017

ENTREVISTA A MAJA STOJANOVSKA QUE ACOMPANHARÁ O POVOACENSE HUGO ARAÚJO EM RECITAL DE TROMPETE

Maja Stojanovska e Hugo Araújo
No próximo dia 29 de Dezembro, pelas 20h30, Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus terá lugar um recital de trompete pelo músico povoacense Hugo Araújo que será acompanhado pela pianista Maja Stojanovska. Neste sentido fomos de encontro à pianista que é natural da Macedónia colocando-a algumas questões.

Um Olhar Povoacense Como conheceu a Maja Stojanovska o jovem povoacense Hugo Araújo?
Maja Stojanovska – O Hugo faz parte da Orquestra Bomtempo, que faz parte do Conservatório Regional do Centro, onde eu trabalho.
U.O.P. Como surgiu o seu interesse pela música e com que idade se iniciou no seu estudo?
M.S. – O meu pai tocava bateria, e da primeira vez que ouvi um ensaio dele com os restantes colegas, descobri a minha paixão pela música e o canto, tinha 4\5 anos.
U.O.P Porque elegeu o piano como seu instrumento preferido?
M.S. – Um dia fui a casa da minha tia, e vi que ela tinha um piano em casa, decidi experimentar e gostei, desde esse dia fiquei apaixonada por piano.
U.O.P.Descreva-nos o seu dia a dia musical.
M.S. – O meu dia a dia musical está dividido, entre as aulas que leciono, e nos meus tempos livres toco e estudo para mim.
U.O.P. No decorrer do seu percurso musical quais os nomes mais sonantes que se cruzou e que a tenham marcado?
M.S. – A minha professora Milica Sperovic Ribarski, Vitally Margullis, Paul Badura Skoda, Andrey Diev, Pavel Egorov, Luís de Moura Castro, Elisabeth Pridonoff, entre outros.
U.O.P. Elege algum período da história da música ou reportório como preferido?
M.S. – Período Clássico, e Música Contemporânea, e Período Barroco.
U.O.P. Como descreve a sua experiência como formadora no Conservatório de Artes do centro?
M.S. – Uma experiencia muito agradável, inspiradora, o que me dá muita alegria e encanto.
U.O.P. Quais os compositores portugueses que mais admira? M.S. – António Fragoso, Sérgio Azevedo, Emanuel Nunes.
U.O.P. Que conselho daria a um músico em aprendizagem?
M.S. – Um jovem músico não só tem de passar horas e horas a praticar o seu instrumento, mas também tem de ler, ouvir muita música, atender muitos concertos, viajar, fazer desporto e tudo que a vida traz...
U.O.P. Sabemos que não conhece pessoalmente nenhuma das 9 ilhas dos Açores. Quais a suas expectativas na sua vinda à ilha de São Miguel?
M.S. – Pelo que ouvi e li, sei que é um lugar maravilhoso, e tenho a certeza que vou adorar todos os momentos.
U.O.P. A finalizar como descreve o jovem trompetista Hugo Araújo?
M.S. – o Hugo é uma pessoa rara, com uma grande qualidade intelectual e musical. A curiosidade da música que ele possui é outro nível. Muito bom trompetista, e como lhe disse uma vez, é uma experiência muito boa tocar com ele e descobrir a magia do som das formas musicais....
Um Olhar Povoacense agradece a sua disponibilidade em responder à nossas questões. Desejos de bons concertos na Ilha de São Miguel e em especial no concelho da Povoação “O Mais Lindo dos Açores”.

Povoação, sábado, 23 de dezembro de 2017.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot