fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

AÇORES VÃO RECEBER EM 2018 JORNADAS DO PROGRAMA MARGULLAR

Os Açores vão acolher na primeira quinzena de abril de 2018 uma das edições das jornadas transnacionais de trabalho do programa Margullar, projeto que envolve o património e turismo arqueológico subaquático na Macaronésia.

A candidatura açoriana foi hoje defendida pelo Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes, em Dakar, no Senegal, onde decorrem as jornadas sobre Arqueologia Subaquática – Metodologias e Perspetivas, no âmbito do programa Margullar.

Os participantes nestas jornadas oriundos das regiões espanholas de Canárias e Andaluzia, Cabo Verde, Açores, Madeira e do Senegal, que se fez representar ao mais alto nível ministerial, procuram relacionar os testemunhos existentes, no caso dos Açores, nomeadamente em Angra do Heroísmo com o património subaquático à volta da ilha Gorée e na frente mar de Dakar, locais onde se desenvolveu de sobremaneira o comércio negreiro esclavagista, iniciado pelos portugueses, que se prolongou por cerca de trezentos anos.

O projeto Margullar pretende vincular o binómio património e turismo, efetuando um trabalho de arqueologia subaquática de preservação e conservação do património marinho, para a sua posterior valorização e colocação ao serviço, tendo por objetivo melhorar o atrativo e a promoção do turismo de mergulho nas regiões e países participantes.

Com este projeto pretende-se que os turistas que praticam o mergulho, além de admirarem os preciosos fundos marinhos do Espaço de Cooperação Transnacional, se aproximem do património, da história e da cultura de cada uma das regiões envolvidas.

Desta forma, a partir da compilação dos dados arqueológicos nas zonas de trabalho identificadas, pretende-se valorizar tais bens, conseguindo desta forma uma gestão e proteção integral dos mesmos e, igualmente, comunicar e sensibilizar o público para o Património Arqueológico da Macaronésia, com vista à sua conservação e proteção.

GaCS/DRC

Povoação, quarta-feira, 19 de dezembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot