fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2021

POVOAÇÃO TRAIL É JÁ NO PRÓXIMO DOMINGO

O Povoação Trail é um evento de trail running e decorrerá a 11 de julho, irão ser percorridos trilhos e caminhos no concelho da Povoação, na Ilha de São Miguel, Açores. Enquadram-se neste evento dois eventos de trail (35 e 20Km) e uma Caminhada.

O CONCELHO DA POVOAÇÃO


Dizem que é “o Concelho mais Lindo dos Açores” e há razão na ostentação deste orgulho.


Rezam os manuais que a Povoação foi a terra dos primeiros povoadores, homens sábios, que depressa se aperceberam não só da fertilidade dos solos e da sua riqueza em fauna e flora, mas também da beleza das suas paisagens. Com nascentes de águas várias, depressa se verificou a distribuição dos seus habitantes, ora pelas suas sete lombas, ora pela sua orla costeira.


A ilha de São Miguel foi descoberta em 1427 por Diogo de Silves, iniciando-se o seu povoamento em 1444, após a sua divisão em capitanias. Gonçalo Velho Cabral, cujo busto é orgulhosamente exibido no primeiro local do desembarque, foi o primeiro capitão donatário da ilha.


O concelho de Povoação é constituído por seis freguesias distintas cujas gentes se dedicam maioritariamente à agricultura e à pesca. O grande vale das Furnas é, sem dúvida, a freguesia ex-libris do concelho de Povoação, paraíso dos amantes da natureza, fonte do turismo e grande força da economia do concelho.


A ermida de Santa Bárbara sita na Lomba do Carro, a mais antiga da ilha de São Miguel, e a igreja de Nossa Senhora do Rosário, são exemplos de um património arquitetónico secular.


Cheia de tradições, lendas e curiosidades, concelho de Povoação oferece espetáculos de animação cultural (destacando-se a Festa do Chicharro), museus como o Museu do Trigo (único nos Açores) e miradouros. A prática de caminhadas, de golfe, ténis, prática de vela e windsurf, remo, escalada, mergulho, pesca, observação e fotografia submarina, são muitas das atividades ao ar livre que tanto apaixonam os que visitam aquele concelho. Não podemos esquecer, também, o famoso “cozido das Furnas”.


Por entre vales, lombas, praias e serras, por dentro dos vulcões que respiram a força da natureza, o povo das canseiras edificou uma terra bela e fértil.


É a POVOAÇÃO – outrora o celeiro da ilha e do Reino.


Texto de Sidónio Bettencourt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot