fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de julho de 2021

MANUEL PIMENTEL DA COSTA - MÚSICO - SERENATAS DAS FURNAS

Conhecido por Manuel Pimentel, notável maestro e compositor furnense, autor de várias composições que alcançaram assinalável êxito.


Manuel Pimentel, nasceu no Vale das Furnas a 31.10.1929, filho de Manuel Pimentel Ferreira e de Diamantina da Costa, faleceu a 2 de Abril de 2010.


Desde tenra idade, cultivou o gosto pela música, o seu interesse pelo violino começou aos oito anos de idade, ao assistir, pela primeira vez, à audição de uma pequena orquestra com um violino. Foram seus primeiros professores, Victor Manuel Rodrigues (violino) e o Padre Afonso Carlos Arruda Quental (solfejo e canto coral).


Posteriormente, participou e colaborou no Grupo Coral das Furnas, inicialmente, como contralto e depois como violinista. Na Sociedade Harmónica Furnense, tocou clarinete durante vários anos, tendo a esta secular agremiação dedicado boa parte do seu tempo e do imenso talento musical que possuía.

No final da década de sessenta, foi residir para Vila Franca do Campo com a família e aí, para além de exercer sua actividade profissional, continuou a dedicar-se à música, a maior das suas paixões. Em Dezembro de 1968, compõe a sua primeira composição, “É Noite, Noite de Natal.” recentemente editada.


No início da década de setenta com, Ilídio dos Santos, então professor de violino do Conservatório Regional de Ponta Delgada, continuou a ter lições daquele instrumento. Aquando da comemoração do cinquentenário do referido Conservatório, participou na orquestra de cordas daquela instituição como segundo violino, sob a regência do mesmo professor.


Entre 1975 e 1977, toma a seu cargo a regência da Capela de São Pedro de Vila Franca do Campo, manifestando, a partir deste período, uma maior dedicação à composição de músicas, tanto de carácter religioso como profano.


Regressa, em Junho de 1977, à sua terra natal onde exerceu, durante cerca de dois anos, os cargos de regente do Grupo Coral da Igreja de Santana e da Harmónica Furnense que nesta fase passava por uma grande crise directiva.


Desde então, com todo o enorme entusiasmo que sempre lhe foi peculiar, dedicou o seu tempo à composição de músicas de diversos géneros abarcando marchas populares, serenatas, canções e valsas, sem esquecer a música religiosa com missas, cânticos religiosos e um Te Deum.


Em Agosto de 1995, foi constituído nas Furnas o conhecido e afamado “Grupo de Cantares Terra Nostra” tendo sido Manuel Pimentel convidado para seu primeiro regente e nesta fase com muita produção artística dedicada à sua terra natal, destacando-se composições dedicadas às famosas Serenatas das Furnas, “Cantar às Fontes,” e “Acorda Amiga ou Amigo” entre outras muito populares.


Exímio ensaiador, são-lhe atribuídas notáveis composições dedicadas às Serenatas das Furnas. No Álbum CD produzido por Álvaro Melo, “Serenatas das Furnas,” estão editadas “Silêncio da Noite”, “Ao Luar”, e “Terra Nostra” composições de extrema sensibilidade musical bem demonstrativas do gosto pelo “canto chorado” género tão cultivado pelo povo açoriano mas de forma muito peculiar pelo furnense.


Em 2009, Manuel Pimentel foi o responsável pela produção do CD “No Fumegar das Caldeiras… Melodias de Natal, Presépio das Furnas,” apresentando nove composições de sua autoria, música e letra, à excepção da composição que deu o nome ao CD, que partilhou a autoria com seu filho Paulo Pimentel, num trabalho de notável talento, tradição, espírito de Natal e acima de tudo de refinada sensibilidade musical, que tanto o caracteriza.


Em “Fumegar das Caldeiras,” fica patente a excelência da sua vasta obra musical constituindo um erudito e importante registo musical, património de inigualável mestria sem paralelo nos Açores.


Manuel Pimentel, foi para quem como ele teve o prazer de privar, para além de um grande músico, um homem bom que deixa saudades, um brioso profissional e um grande Amigo que dificilmente o tempo apagará da nossa memória.


Merece pois a sua ascensão à nossa Galeria de Personalidades Açorianas.



Fonte de João Costa Bril.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot