fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2021

CENTRO DE SAÚDE DA POVOAÇÃO

*Unidade de Cuidados Continuados Integrados


*Um relato sem qualquer interesse pessoal, mas a bem da comunidade.

Foto de: Um Olhar Povoacense

No último ano, assistimos ao encerramento da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, no Centro de Saúde da Povoação. Uma decisão unilateral, sem fundamento, inqualificável e sem qualquer solução a curto prazo.


Um serviço de proximidade, que servia os utentes do concelho, e não só, prestado por profissionais de excelência e com gosto de cuidar – coisa que não é para todos! 


Experiência vivenciada aquando da passagem do meu pai por esta Unidade de Cuidados Continuados, na qual encontrei uma equipa de enfermagem e auxiliares de saúde motivada, humana e sempre com um sorriso no rosto.


De um dia para o outro, sob o “capote” da pandemia da Covid-19, os utentes que estavam integrados na Rede de Cuidados Continuados Integrados, no Centro de Saúde da Povoação, foram transferidos para o Centro de Saúde da Ribeira Grande, com o pretexto de albergar os doentes infetados com o Covid-19 do Concelho do Nordeste. Foi a solução encontrada, no calor da luta contra um inimigo invisível. 


Até aqui, é compreensível.


O que não é compreensível, é que passado mais de um ano, um centro de saúde, com todas a condições, quer físicas, humanas e técnicas, não reabra a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, enquanto assistimos a uma enorme dificuldade ao nível do internamento de doentes em geral - por falta de espaço físico e camas hospitalares e o Centro de Saúde da Povoação, com 6 quartos e 14 camas disponíveis continua desativado!


O único concelho, na Ilha de São Miguel, que não presta este serviço e que obriga aos familiares dos utentes, integrados na Rede de Cuidados Continuados Integrados, a longas deslocações e a custos acrescidos.


A pandemia, não pode ser desculpa para tudo na saúde, nem de pretexto para limitar um direito que é nosso, exigimos mais à tutela da saúde!  


António Pimenta


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot