Andreia Machado atleta povoacense de Trail Running, natural da Lomba do Botão, freguesia de Povoação, terminou na 2ª posição em prova que se realizou hoje no complexo vulcânico das sete cidades ao complexo desportivo da Relva. A atleta Povoacense participou nos 7 Km, que teve partida do Miradouro da vigia das baleias das Feteiras e terminou no complexo desportivo da Relva.
Mais uma experiência para a atleta Povoacense neste tipo de prova, confidenciando ao blogue Um Olhar Povoacense que não esperava terminar no lugar.
A atleta Helena Mendonça, também ela da Povoação participou nos 22 Km.
Um Olhar Povoacense endereça Muitos Parabéns à Andreia Machado pela conquista desportiva e à Helena Mendonça, que continuem com a mesma garra, determinação e alegria a participar nestas provas.
DESCRIÇÃO DO PERCURSO
O percurso da Maratona liga, através da corrida ou caminhada, um dos locais mais emblemáticos da Ilha de São Miguel — o complexo vulcânico das Sete Cidades — ao Complexo Desportivo da Relva.
Esta maratona caracteriza-se pela excentricidade de correr nas cumeeiras de um vulcão, por estradas de terra batida, com algum desnível, mas de fácil nível técnico, e termina, passando por estradas, no Complexo Desportivo da Relva.
PERCURSO 7 km
Desnível negativo 220m
Desnível positivo 34m
Hora partida 12h00
Local Partida - Miradouro da Vigia das Baleias das Feteiras
Local Chegada - Complexo Desportivo da Relva
WE ARE RUNNING OUT OF TIME
- UMA MARATONA
Numa lenda que remonta ao ano de 490 a.C., conta-se que os soldados atenienses partiram de Atenas para combater os persas na Primeira Guerra Médica. As mulheres aguardaram angustiadas o desfecho do conflito: os persas haviam jurado que, após a batalha, marchariam sobre Atenas, violariam todas as mulheres e matariam todas as crianças. Com esta ameaça em mente, os gregos pediram às suas mulheres que, não tendo notícias dos maridos em vinte-e-quatro horas, matassem todos os filhos e que depois se suicidassem. Os gregos acabariam por ganhar a batalha, mas esta durou mais do que esperavam. Preocupado, o general grego Milcíades ordenou o seu melhor corredor, o atleta Fidípedes, que corresse o mais depressa possível até Atenas, que distava 40km do local do combate. Fidípedes correu tão depressa que, ao chegar, conseguiu apenas dizer “vencemos”, morrendo logo de seguida.
É com inspiração nesta corrida de carácter urgente onde a passagem de uma mensagem era imprescindível, que surge o projeto WE ARE RUNNING OUT OF TIME. Um projeto/corrida/caminhada que, tal como o exemplo de 490 A.C., é também uma urgência e onde ao longo de 42,4 km unirá a corrida a reivindicações, lutas e causas de todes aqueles que dela fizerem parte.
Vamos correr juntes contra o tempo! Correr porque já estamos a ficar sem tempo para lutar pela igualdade de género, contra a homofobia, contra a transfobia, contra o racismo; para lutar por um mundo mais sustentável, por um mundo sem guerra, por um mundo sem fome e sem violência doméstica. O número de causas será reflexo da quantidade de pessoas que fizerem parte deste projeto-maratona-manifestação-visual. Quanto mais diverses formos, mais diversas e necessárias serão as nossas causas.
A Maratona tem no total 54 prémios, que consistem em serigrafias numeradas e assinadas. Os percursos de 42,4 km, 22,4 km e 7 km tem 3 prémios, para cada uma das seis categorias que participam: feminino, masculino e não binário, e de igual forma para atletas portadores de deficiência. O percurso de 3 km, não terá cronometragem e não terá prémios.
Parte dos fundos arrecadados serão entregues às diferentes associações de São Miguel que participam e colaboram com o projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário