fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

TEATRO MICAELENSE RECEBEU O CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO DIA DA VIOLA DA TERRA

Na passada 3.ª feira, dia 6 de Outubro, o Teatro Micaelense recebeu o concerto de encerramento das Comemorações do “Dia da Viola da Terra 2020”na Ilha de São Miguel.

Carolina Constância no Violino, César Carvalho no Violão e Rafael Carvalho na Viola da Terra, apresentaram meia dúzia de temas do primeiro álbum, começando com “Rema” e “Lundum”, modas tradicionais Açorianas, passando depois pelo Fado e terminando com “El Açor” de Sérgio Ávila. A noite terminou com o Trio aplaudido de pé por parte de um público entusiasmado e que acarinhou todos os momentos do espectáculo.

João Paulo Constância apresentou este trabalho musical, cativando o público com o seu humor e eloquência, referindo ainda a cumplicidade e amizade do trio sempre que está em palco e elogiando a qualidade da sonoridade musical e arranjos deste álbum bem como do trabalho de estúdio de Emanuel Cabral. Numa fase final fez referência à Viola da Terra, alguns dos seus protagonistas, e à sua importância na cultura popular Açoriana.

O Salão Nobre do Teatro Micaelense esgotou para ouvir “Sons no Tempo”, o primeiro álbum do Trio Origens, com uma lotação também mais reduzida devido às restrições da Autoridade de Saúde.

Antes do final do concerto, Rafael Carvalho, responsável pela Associação de Juventude Viola da Terra, fez um breve resumo dos eventos organizados pela Associação nestas comemorações do Dia da Viola da Terra 2020:

Destacou as sessões que decorreram nas Escolas como momentos de enorme importância para que os alunos das nossas escolas tenham um contacto com a Viola da Terra e ganhem uma sensibilidade para um maior conhecimento sobre a mesma.

Referiu a importância da Viola na nossa Literatura, que foi assinalada a 1 de Outubro na Livraria Letras Lavadas, numa tertúlia cultural que assinalou também o Dia Mundial da Música.

Enalteceu a dedicação e o trabalho dos músicos Micaelenses que participaram no evento online “Palco Aberto – Música Original com Viola da Terra”. Este evento, inédito nos Açores, foi um momento de grande importância para incentivar os músicos a comporem para a nossa Viola da Terra, pretendendo, em 2021, estender-se a todo o Arquipélago.

As comemorações do Dia da Viola da Terra na Ilha de São Miguel contaram, novamente, com uma programação muito diversificada, em diferentes formatos, adaptando-se às restrições da actualidade, mas continuando a apresentar uma grande riqueza de eventos e continuando a desafiar os músicos a apresentarem novas ideias. Entre livros e violas; entre alunos das nossas escolas dos 2 aos 20 anos, com o lançamento de um álbum musical; e em momentos de partilha online de música original com viola da terra, para público de todo o mundo, foi possível, mais uma vez, mostrar que a nossa Viola está bem viva.

Estas Comemorações contaram com o apoio do Governo dos Açores e com a colaboração na divulgação pela Associação MiratecArts e Associação Cultural Sons do Terreiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot