fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

"A VIOLA E OS LIVROS” HOMENAGEOU A ESCRITA SOBRE A VIOLA DA TERRA

"A Viola e os Livros”, decorrida a 1 de Outubro, foi uma homenagem sentida aos que se têm dedicado a escrever sobre a nossa Viola ou sobre o contexto onde ela se insere.


De Dias de Melo em "Pedras Negras", que descreve o dia de casamento de Francisco Marroco, regressado ao Pico anos depois de ter dado o "salto" na baleeira. A emoção foi tanta que o seu pai tirou a viola do saco (onde estava fechada desde o dia da partida do filho), limpou as teias de aranha e o pó, trocou as cordas e toda a noite tocou as "Chamarritas".


Passando por Vitorino Nemésio com o seu poema "Cantigas à minha viola" do livro "Festa Redonda", dedicado à viola da 6 ordens (15 cordas) Terceirense: "Ó viola encordoada/ Com quinze cravos de aposta/ Minha pêra acinturada/ Minha maçã da Bemposta", é a quadra que inicia este poema intemporal.

Virgílio Vieira, um dos poetas da contemporaneidade, dedica dois poemas à Viola da Terra no seu mais recente livro, "Entre Silêncios". No poema "Viola de Dois Corações" uma das quadras descreve: "Gémeos os dois corações/ são a alma dos olhos teus/ A tradição dos Foliões/ tem a voz dada por Deus."


Para finalizar, declamaram-se algumas das cantigas populares à Viola mais conhecidas e ainda hoje cantadas. Do livro "A Viola de Dois Corações" de Manuel Ferreira, escolheram-se algumas quadras da compilação por ele feita: "A viola tem dez cordas/ Juntamente dois bordões/ E acima do cavalete/ também tem dois corações...".


Esta apresentação foi sendo intercalada com momentos musicais em Viola da Terra por Sofia Vidal, de 16 anos, aluna de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada. Interpretou "Nocturno" de Casimiro Ramos, depois, em homenagem a Nemésio tocou "Os Bravos". "Origens", uma melodia mais intimista, foi a escolha para acompanhar os poemas de "Entre Silêncios". Para finalizar, Sofia Vidal tocou uma "Mouraria", a lembrar as cantigas populares cantadas ao improviso.


O evento decorreu na Livraria Letras Lavadas e inserido na sua Programação "Folhas de Outono", com uma apresentação inicial desta tertúlia cultural pela Patrícia Carreiro, directora da loja.


Rafael Carvalho, da Associação de Juventude Viola da Terra, conduziu a sessão, que foi a abertura oficial das Comemorações do "Dia da Viola da Terra" e, ao mesmo tempo, a comemoração do Dia Mundial da Música.


O evento foi transmitido online e pode ser revisto em https://www.facebook.com/letraslavadas.editores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot