fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

NOVO BANCO DOS AÇORES distingue melhor aluno de Medicina da Universidade dos Açores

Catarina Sousa

No dia 28 de outubro de 2020, o NOVO BANCO DOS AÇORES irá atribuir o Prémio de melhor aluno do ano letivo 2018/19, da Licenciatura do Ciclo Básico de Medicina da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, à aluna Catarina Sousa Gomes, no montante de 1.000€. Este prémio resulta de uma parceria entre o NOVO BANCO DOS AÇORES e a Universidade dos Açores desde do ano de 2015 premiando, assim, a excelência há 5 anos.

A atribuição deste prémio decorrerá na Sede do NOVO BANCO DOS AÇORES numa cerimónia simbólica que contará com a presença da Aluna, o Diretor do Curso e a Comissão Executiva do Banco.

Relativamente ao estudo da Medicina nos Açores, sob o ponto de vista do Diretor de cursos, Prof. Doutor António dos Santos Pires Martins, apesar de ser uma velha ambição dos açorianos, os preparatórios de medicina só arrancaram em 2004 depois de uma cuidada preparação que envolveu a Universidade dos Açores (UAc) com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, enquanto instituições de ensino superior, e o Hospital do Divino Espírito Santo e o Centro de Saúde de Ponta Delgada, enquanto estruturas de saúde. É uma iniciativa do então Reitor da UAc acompanhado pelos responsáveis das duas unidades de saúde que anteviram o impacto que essa iniciativa veio a ter no serviço de saúde regional e também no próprio ensino da nossa Universidade. De facto, nestes dezasseis anos quase 600 alunos passaram pelo “Ciclo Básico de Medicina” (CBM) e 66 destes estudantes são hoje profissionais no serviço de saúde regional. É o mais relevante indicador do sucesso do CBM e aquele que nós cidadãos mais apreciamos, e particularmente num momento inquietante em termos de saúde. Mas a dinâmica criada à volta do CBM trouxe outras dinâmicas, nomeadamente a implementação nos Açores de cursos avançados em especialidades médicas como foi a Medicina do Trabalho e a Medicina da Dor. Muitas outras ações poderiam ser mobilizadas no quadro da parceria com a FMUC. Falta implementar o apoio à formação pós-graduada, como os doutoramentos, e falta também o apoio necessário à investigação básica em áreas da saúde. A concretização destas atividades, muitas delas já planeadas, reforçariam competências nos Açores e contribuiriam para uma maior realização profissional no setor da saúde e dos docentes da UAc, contribuindo para uma sempre almejada maior qualidade da saúde nos Açores.  

A atribuição deste prémio realça a importância do ensino superior nos Açores, a qual é reconhecida pelo NOVO BANCO DOS AÇORES através da distinção e promoção da excelência dos melhores alunos da academia açoriana. Este reconhecimento é também uma forma de contribuir para o progresso da sociedade açoriana e reforçar a relação de proximidade que é intrínseca do NOVO BANCO DOS AÇORES, na qualidade de único banco com sede nos Açores.

Comissão Executiva

22 de outubro de 2020



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot