fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

CASTANHA FRUTO MILENAR

Foto de: Um Olhar Povoacense

As castanhas não são um fruto recente. Pelo contrário, contam com mais de 90 milhões de anos, remetendo-nos para a região leste do Mediterrâneo. Foi a partir daqui que o castanheiro (Castanea sativa Mill.) se começou a espalhar pela Europa.

BENEFÍCIOS DAS CASTANHAS

As castanhas são um fruto muito rico do ponto de vista nutricional, oferecendo ao organismo vários nutrientes de que este necessita.

1. Contêm hidratos de carbono que possuem quantidades de amiloses, amilopectinas e polissacarídeos que permitem o desenvolvimento da flora intestinal.

2. Por conterem fibras que estimulam a presença de bactérias probióticas benéficas ao intestino (do género Bifidobacterium e Lactobacillus), ajudam a reduzir a inflamação e algumas enzimas que podem estar na origem de alguns cancros do intestino.

3. A fibra que possuem pode ajudar a regular os níveis de colesterol.

4. São uma boa fonte de energia, isenta de glúten, o que as torna aptas para serem também consumidas por quem sofre de doença celíaca.

5. São pobres em gordura, mas, dados os níveis de hidratos de carbono complexos e fibras, são bastante saciantes.

6. Possuem diferentes fitoquímicos e vários compostos fenólicos que são importantes antioxidantes e protetores celulares.

7. Cerca de 10 castanhas assadas fornecem 36% da quantidade necessária de vitamina C, 21% de vitamina B6 e 15% de ácido fólico.

8. São ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre e selénio.

Foto de: Google imagens

COMO CONSUMIR?

Além de serem um alimento com vários compostos nutricionais, as castanhas têm ainda a vantagem de poderem ser consumidas de várias formas. Há quem as prefira cruas, cozidas com erva doce ou assadas. Mas a sua versatilidade em termos gastronómicos não se limita a serem ingeridas isoladamente.

Elas podem ser confecionadas como acompanhamento de pratos, em substituto do arroz, da massa ou da batata. São também indicadas para base de sopas ou para a elaboração de sobremesas e bolos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot