A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através do Instituto da Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), informa que a Manteiga dos Açores foi reconhecida a nível nacional como produto com Denominação de Origem (DO), enquanto aguarda a decisão da Comissão Europeia quanto ao pedido de registo como Denominação de Origem Protegida (DOP).
Este reconhecimento constitui uma mais valia para todo o setor agrícola açoriano, pelo que pode significar em termos de novas oportunidades de negócio e valorização da produção.
Associar a Manteiga dos Açores aos regimes de qualidade da União Europeia insere-se na estratégia regional de salvaguardar as caraterísticas específicas deste produto, vinculado à sua origem geográfica e ao saber fazer local, mas, simultaneamente, aumentar a confiança dos consumidores na manteiga e ajudar a aumentar a notoriedade das produções agrícolas açorianas.
Iniciado em 2018 pelo Centro Açoriano de Leite e Lacticínios (CALL), na sua qualidade de Agrupamento Gestor, o processo de registo da Manteiga dos Açores DOP implicou a elaboração de um caderno de especificações que descreve o produto, as regras de produção e a sua relação com a área geográfica.
O caderno de especificações da Manteiga dos Açores pode ser consultado na página da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em https://www.dgadr.gov.pt/sustentavel/dop-igp-etg, ou no Portal do Governo dos Açores, em https://portal.azores.gov.pt/web/sraf/consulta-pública.
GaCS/
RM
Sem comentários:
Enviar um comentário