fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O FABRIC ARTS FESTIVAL #2 LIGA ARTE E COMUNIDADE A 16 E 17 DE OUTUBRO, EM FALL RIVER, A CIDADE MAIS PORTUGUESA DOS ESTADOS UNIDOS

                                

Festival com exibições de música gratuitas, caminhadas performativas, uma exposição de arte e instalações

A edição 2020 do Fabric Arts Festival  acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2020, em Fall River, MA. O festival deste ano contará com um formato inovador para os participantes vivenciarem o impacto da cultura local enquanto promovem a solidariedade social. O Fabric 2020 procura inspirar uma narrativa que celebre e reflita o tecido urbano e social de Fall River, a sua herança industrial nas fábricas têxteis e o seu vínculo cultural profundamente enraizado com Portugal.

Organizado pela Casa dos Açores de Nova Inglaterra sob a liderança de Michael Benevides, e com curadoria de Jesse James, Sofia Carolina Botelho e António Pedro Lopes, todas as actividades do festival respeitam as necessidades de distanciamento físico e as demais limitações criadas pela situação de pandemia no estado de Massachusetts.

As limitações atuais nas viagens internacionais e nos agrupamentos públicos alteraram o planeamento do festival e a programação de artistas estrangeiros, mas não prejudicaram sua engenhosidade e criatividade. O trio de curadores James, Botelho e Lopes permanecem em Portugal e têm trabalhado com a equipa de produção local para apresentar uma edição híbrida e dinâmica do festival. O Fabric 2020 terá dois dias e combina intervenções artísticas físicas e multidisciplinares no centro de Fall River, com experiências virtuais únicas.

O programa musical: Chase Ceglie & Fados, Fadas e Violas

O músico e saxofonista Chase Ceglie, formado pelo Berklee College of Music, e reconhecido pelo disco de culto “Onion”, gravará um concerto ao vivo a partir de casa, que estará disponível apenas através de código QR. A 16 de outubro, o código estará disponível online e poderá ser encontrado em vários autocolantes espalhados por Fall River e em diversas cidades dentro do estado.

Num período de viagens limitadas, cinco exibições de concertos gratuitas, cada uma com duração de 30 minutos, foram pré-gravadas em Lisboa e Ponta Delgada especificamente para o público de Fall River. Os concertos serão projetados no edifício da Câmara Municipal de Fall River. O programa Fados, Fadas e Violas apresenta artistas que trabalham em torno de formas de fado e do cancioneiro e instrumentos portugueses que reinterpretam princípios de identidade, história e pertença. O lineup inclui: Ricardo Rocha, um dos mais importantes e experimentais tocadores da guitarra portuguesa; Gaspar Varela, tocador de guitarra portuguesa, bisneto da fadista Celeste Rodrigues; Rafael Carvalho, mestre da viola da terra, o instrumento dos 2 corações e 12 acordes que é sinónimo de “açorianidade”; Lavoisier, a poesia de Miguel Torga com o poder da performance e harmonias de Patrícia Relvas e Roberto Afonso; e Fado Bicha, um fado queer inovador, cujo sentido de subversão das formas e letras tradicionais e do fado tem lhes dado destaque internacional.

Série de caminhadas performativas

“Come Walk With Me” é uma série de 3 caminhadas performativas que convidam a redescobrir Fall River. Desenhado e orientado remotamente pelo coreógrafo e artista contextual Gustavo Ciríaco através de um workshop de zoom a partir de Lisboa, cada caminhada convida cinco participantes a mapear de forma colaborativa a cidade. “Postcards from  Fall River” é um passeio por Fall River através de antigos cartões-postais da cidade; “See Through My Voices, Smell Through My Eyes” é uma deambulação sensorial pela natureza ao longo do passadiço do rio Quequechan; e “As Water Falls” uma reimaginação e reencenação das cascatas de Fall River .

FR MOCA - Fall River Museum of Contemporary Art - Exposição Colectiva

O artista residente de Fall River, Harry Gould Harvey, IV faz a curadoria de uma exposição coletiva com vários artistas locais emergentes no andar térreo da fábrica têxtil Merrow Manufacturing. Fundada em 1838 e conhecida pela sua herança de produção de máquinas de costura e têxteis, a fábrica vê o seu espaço arquitetónico de 2.000 metros quadrados reimaginado para a primeira exposição do museu de arte contemporânea da cidade. A exposição reúne trabalhos dos artistas Michael Assiff, Brittni Ann Harvey, Gregory Kalliche, Zachary John Martin, Susan Mohl Powers, Jeffrey Alan Scudder, Flannery Silva, Faith Wilding e Allyson Vieira.

Instalações de arte & Paste-ups

Três instalações site-specific estarão em exibição, trazendo a atenção para o passadiço do rio Quequechan. O estúdio de design WSDIA (WeShouldDoItAll) de Brooklyn, NY, faz uma instalação arquitectónica, imaginando o que podem ser futuros locais de reunião. A artista interdisciplinar Tracey Cockrell apresenta instalações sonoras com alunos da UMASS-Dartmouth. A artista multimédia Tracy Silva Barbosa, cria uma projeção de uma cascata no edifício da Câmara Municipal de Fall River, do anoitecer ao amanhecer, para homenagear as cascatas entretanto destruídas, onde o rio Quequechan fluía. Finalmente, a dupla portuguesa Halfstudio desenvolve um projecto gráfico inspirado na  canção "Viva Fall River", do cantor emigrante Jorge Ferreira.

“As atividades acontecerão de acordo com o que for possível perante as limitações dos tempos extraordinários atuais de pandemia. O FABRIC 2020 é, portanto, um exercício de imaginação sem fim que leva estas experiências culturais à comunidade com segurança ”, disse Michael Benevides da Casa dos Açores de Nova Inglaterra. “Como um evento eclético e multigeracional, o festival é, acima de tudo, um convite de boas-vindas para redescobrir Fall River, explorar a sua dinâmica cultural e histórica e as suas muitas singularidades.”

A programação do FABRIC 2020 é gratuita e aberta ao público, embora algumas atividades exijam pré-registro devido à capacidade limitada. Para informações sobre a programação do FABRIC 2020 e biografias de artistas, visite www.fabricfallriver.com.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot