fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de maio de 2015

O POVOACENSE JOÃO CORDEIRO IRÁ LANÇAR O LIVRO “ERA ASSIM NO CAMPO (MEADOS DO SÉCULO XX) ”

O povoacense João Manuel Medeiros Vieira Cordeiro irá lançar novo livro, já depois de em setembro de 2011 ter laçado o livro “A Costa da Povoação”. O lançamento terá lugar no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, no dia 30 de Maio pelas 20:30 horas. O Lançamento do livro "Era Assim no Campo (Meados do Século XX)", será apresentado pelo Dr. Luís Dâmaso Baptista Vasconcelos.

Toda a comunidade está convidada a participar em mais esta rica obra literária que se reveste de importante relevância para o nosso concelho.


“Era Assim no Campo  (Meados do Século XX) ”

O livro descreve a sociedade e as vivências no espaço rural nos meados do século passado, com manifesta relevância à área geográfica e populacional da bacia da Povoação, nas várias dimensões: física, social, cultural, económica, religiosa, lúdica e desportiva.

Aborda a posse e exploração da terra, a importância das culturas cerealíferas e da criação de animais no percurso económico e na subsistência das pessoas e das famílias; caracteriza os utensílios domésticos, as ferramentas de trabalho, as alfaias agrícolas, as profissões de antigamente e os meios de transporte e de comunicação utilizados nas atividades e tarefas do campo. Refere também a tipicidade e uso das mercearias e tabernas, a venda, troca e partilha de produtos e de trabalho, as várias formas de expressão de convivialidade, de relacionamento social, familiar e de vizinhança.

Aborda ainda os serviços públicos sociais, com enfoque aos meios de apoio à saúde e hospitalares, bem como as estruturas escolares existentes e modos de acesso aos diferentes níveis do sistema de ensino daquela época, que embora não muito distante foi mesmo tão diferente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot