fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 9 de março de 2014

LANÇAMENTO DO PROJETO “UM DIA PELA VIDA FAJÃ DE BAIXO”

Arrancou este sábado, na ilha de São Miguel, o projeto “Um Dia Pela Vida Fajã de Baixo” que vai prolongar-se até junho de 2014. A iniciativa foi apresentada, no Centro de Estudos Natália Correia, em Ponta Delgada, pela coordenadora local, enfermeira Elvira Pimentel.

O projeto desenvolve-se no âmbito do programa internacional da American Cancer Society “Relay For Life” e tem como principais objetivos informar, educar e angariar fundos para os programas de prevenção e rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Segundo a responsável, “vamos estar todos unidos por um fio condutor que será tão mais forte quanto nós quisermos. É o fio solidário, o fio da solidariedade que queremos seja muito forte, flexível, enérgico, humano, digno, isto é que seja construído pelos valores que dignificam o Homem e toda a humanidade.”

A iniciativa já decorreu na ilha Terceira e vai ter lugar, pela primeira vez, na ilha de São Miguel, sendo a Fajã de Baixo a freguesia anfitriã, embora o projeto se estenda a todos os concelhos da ilha.

“Desde sempre que a Fajã de Baixo foi selecionada para anfitriã de “Um Dia Pela Vida”. É um local que adotei, que vi crescer os meus filhos e que reúne uma série de características favoráveis à celebração de uma Festa Solidária, que envolve a dinâmica de muitos grupos e das mais diversas forças vivas da freguesia.”, disse a coordenadora local.

“Observo que esta causa, a da luta contra o cancro, vai atravessar a ilha de S. Miguel, vai unir-nos, sendo, por isso, uma das causas mais democráticas que conheço, em que a fraternidade, a dignidade, a solidariedade, fala mais alto, domina todos os quadrantes da vida social do ser humano”, acrescentou.

O projeto “Um Dia Pela Vida Fajã de Baixo” tem uma duração de cerca de três meses, onde serão desenvolvidas várias atividades, criadas não só pela comissão organizadora, mas também pelas equipas que já estão a ser formadas. Ou seja, qualquer pessoa pode participar e, para tal, basta reunir uma equipa, constituída por 8 a 20 elementos, dar-lhe um nome e escolher um capitão. A partir daí, escolhem uma ou mais ações a realizar entre os meses de março e 14 de junho, dia da festa de encerramento, a decorrer no Parque Urbano, e que promovam estilos de vida saudáveis e angariação de fundos.

A cerimónia de lançamento do projeto, contou com uma intervenção do Delegado de São Miguel do Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Henrique de Aguiar, do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, da Diretora Regional da Educação, Graça Teixeira, e do presidente da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, Sr. Luís dos Anjos.

Para além disso, a sessão contou com as intervenções do Presidente do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Gonçalo Forjaz, e da enfermeira Sandra Pavão, Coordenadora Regional do projeto.

O médico oncologista Rui San-Bento apresentou uma conferência subordinada ao tema “A Vida e a Doença Oncológica”.

A sessão terminou com um momento musical, pelo Grupo Coral do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot