fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

VIOLINO E VIOLA EM DESTAQUE NO FESTIVAL CORDAS

Marina Thibeault participa no Festival Cordas ONLINE: MiratecArts

Os instrumentos de cordas friccionadas continuam a ser o objetivo da apresentação no Festival Cordas, que tem sede na ilha montanha do Pico, nos Açores, mas este ano acontece online até domingo 20 de setembro. Além do instrumento anfitrião, a Viola da Terra ou Viola dos Dois Corações como é conhecida em várias ilhas, a quinta edição destaca o violino e a viola d´arco. 


O violino é o mais agudo dos instrumentos da sua família (a viola, o violoncelo, o contrabaixo e a rabeca). Dois duos da Finlândia trazem até ao Festival Cordas o violino. Emilia Lajunen e Suvi Oskala são um excelente exemplo de músicos que adotaram as raízes folclóricas para fazerem música clássica. Enquanto que Teho, composto por Esko Jarvela e Tero Hyvaluoma apresentam originais de uma forma que parece que cortam o violino ao meio. Os concertos estreiam na quarta e quinta-feiras, pelas 21h.


TEHO. um duo de música original e tradicional da Finlândia

O solista italiano, Luca Ciarla, um dos mais interessantes violinistas da atualidade no cenário internacional, capaz de navegar por diferentes sons e géneros, estreia já esta terça-feira pelas 18h. 


A viola d´arco é da família do violino, mas tem um som e uma história diferentes deste seu parente mais próximo.  A viola é um pouco maior e também utilizada como instrumento solista. O Festival Cordas apresenta dois estilos diferentes da viola com o português José Valente e a canadiana Marina Thibeault.


José Valente é considerado um dos violistas mais inovadores da sua geração. Marina Thibeault, com seu último trabalho discográfico,  foi nomeada para melhor álbum de música clássica nos Junos, prestigiosos e mais cobiçados prémios de música no Canadá. Os concertos estreiam sexta-feira, 18 de setembro, através da página do facebook da MiratecArts. Para mais detalhes e calendário do Festival Cordas, a acontecer de 14 a 20 de setembro 2020,  visite www.festivalcordas.com ou junte-se nas páginas do facebook da MiratecArts e Cordas World Music Festival. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot