A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) divulgou hoje os resultados detalhados de 2019, obtidos no controlo da qualidade da água para consumo humano, que indicam que a água da torneira nos Açores mantém os mais elevados padrões de qualidade, registando, com 99,02%, o mais alto valor obtido ao nível do indicador “Água Segura” nos últimos 10 anos.
Da análise dos dados publicados, é possível concluir que os Açores têm vindo a registar, ao longo dos últimos anos, uma tendência de melhoria em termos da qualidade da água para consumo humano, tendo-se mantido, em 2019, o cumprimento integral da frequência regulamentar de amostragem e verificando-se um ligeiro aumento do cumprimento dos valores paramétricos, relativamente ao ano precedente.
Neste Relatório, são ainda apresentadas as entidades distinguidas com o “Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano”, galardão atribuído anualmente pela ERSARA e que visa premiar o mérito das entidades gestoras que se distingam pela qualidade dos seus sistemas públicos de abastecimento de água, e contribuir para reforçar a confiança na qualidade da água da torneira por parte dos consumidores.
Este ano, as entidades gestoras contempladas são a Câmara Municipal de Lagoa, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Câmara Municipal de São Roque do Pico, Praia Ambiente, E.M., SM de Angra do Heroísmo e SMAS de Ponta Delgada.
Nos restantes concelhos, e pese embora a não obtenção desta distinção, a água é, no geral, da mais elevada qualidade a nível nacional, não apresentando o seu consumo qualquer risco para a saúde pública ou falta de potabilidade da água.
O Relatório Anual do Controlo de Qualidade da Água para Consumo Humano 2020, elaborado pela ERSARA, pode ser consultado em http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-ersara/conteudos/publicacoes/2020/Setembro/Relatorio+anual+do+controlo+da+qualidade+de+agua+para+consumo+humano++ano+2020.htm?lang=pt&area=ct.
GaCS/ERSARA
Sem comentários:
Enviar um comentário