fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de julho de 2018

SERÃO DE VIOLA DA TERRA COM RAFAEL CARVALHO NO MUSEU DO PICO


O Museu do Pico promove no dia 31 de julho, terça-feira, no âmbito das Comemorações dos 30 anos do Museu dos Baleeiros, um concerto intitulado Serão de Viola da Terra, com o renomado músico regional Rafael Carvalho, que regressa mais uma vez ao auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, para apresentar o seu último CD 9 Ilhas, 2 Corações.

Rafael Carvalho, micaelense, é autor dos álbuns Origens, Paralelo 38 e Relheiras, trabalhos com várias peças tradicionais açorianas e, ainda, com temas originais seus para Viola da Terra.

Como é habitual mais uma vez encontra-se de férias no Pico, que também é a sua “casa”, e para este espetáculo conta com a participação especial dos amigos e tocadores da terra Manuel Canarinho, José Canarinho e Jorge Canarinho.

Este novo CD, em formato de CD Duplo, tem cerca de 80 temas, de todas as Ilhas dos Açores, executados numa só Viola, a solo, num trabalho de pesquisa e recolha de cerca de duas décadas, e que inclui muitos temas conhecidos de todos mas também peças que nunca foram editadas.

Rafael Carvalho reconhece que já há algumas edições em CD com temas de todas as ilhas dos Açores, mas assume que um CD com esta dimensão (80 temas, executados numa só Viola), num trabalho sem arranjos musicais, só com a sonoridade pura das nossas gentes e com a essência original de cada peça, é algo inédito nos Açores.

Há 10 anos professor contratado no Conservatório Regional de Ponta Delgada, e responsável pela estruturação do Curso Curricular de Viola da Terra naquela instituição, Rafael Carvalho defende que este trabalho é fundamental para complementar o estudo da Viola da Terra no Conservatório, por incluir temas que podem ser utilizados nos vários graus de ensino:  Iniciação, Básico e Secundário.

Para o músico açoriano este seu último trabalho é uma homenagem às 9 Ilhas dos Açores e a todos os que se dedicaram a tocar, ensinar e apreciar a Viola da Terra, no nosso Arquipélago.

Esta noite musical terá o seu início pelas 21h, com entrada gratuita.

Povoação, domingo, 29 de julho de 2018.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot