fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

CURIOSIDADES DA NATUREZA: GIRASSOL GIGANTE NA POVOAÇÃO


Pois é caros seguidores do blog Um Olhar Povoacense, a natureza por vezes é surpreendente, desta feita, um girassol cresceu para além da sua medida natural.

Este girassol gigante foi criado no quintal do povoacense João Manuel Vieira Cordeio, na Vila da Povoação. Há anos que cultiva a planta do girassol para ornamentação, normalmente atinge dois metros de altura e por vezes pouco mais. Este foi anormal, mede precisamente 4 metros e quarenta centímetros.

Um feito da natureza que aqui nos apraz registar!

Descrição

É caracterizada por possuir grandes inflorescências do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura e apresenta filotaxia do tipo oposta cruzada, notável por "olhar" para o Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.

História

Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C.. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

Mitos e crenças

O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.

Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.

Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.

A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.

O girassol é um símbolo da páscoa, apesar de poucas pessoas saberem. Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É, porém, muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.

Utilização

Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão.

A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.

A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.

A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel.

Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.

As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.

Fonte dos dados sobre a planta: https://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol

Povoação, quarta-feira, 25, de julho de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot