fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 3 de julho de 2018

PRESIDENTE DA POVOAÇÃO APELA À UNIÃO DE ESFORÇOS PARA DESENVOLVIMENTO PROGRESSIVO E PROMISSOR EM DIA DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO


O concelho da Povoação celebrou, hoje, 179 anos de vida. Na cerimónia solene, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Pedro Melo, destacou a importante conjugação de esforços que tem sido concretizada no poder local. “Quero testemunhar a ação exemplar que as Freguesias vêm desenvolvendo, cooperando com a Câmara, na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, não só na área das relações administrativas, mas acima de tudo no apoio às populações, e que muito tem prestigiado a administração autárquica deste Executivo Municipal. São efetivamente os órgãos do poder local quem melhor conhece as dificuldades, os problemas e as carências da nossa gente e quem mais facilmente pode fazer o diagnóstico pela proximidade no contato com a população”.

Em dia de aniversário, o autarca povoacense não esqueceu o esforço financeiro que terá de continuar a ser feito para sanar a dívida da Câmara, salvaguardando sempre os bolsos dos povoacenses e as mudanças positivas e progressivas que começam a aparecer. “Continuarei, conjuntamente com a equipa que me acompanha, a trabalhar para ultrapassar de forma responsável o legado do terrível estrangulamento financeiro do município, relevando as pessoas deste concelho para primeiro plano como temos feito ao longo destes anos, entre outras medidas com a opção clara de não aumentar impostos para salvaguardar os povoacenses…e, por outro lado, aumentar progressivamente a capacidade competitiva do município, de modo a atrairmos mais residentes e empresas. Apesar dos grandes progressos efetuados relativamente à divida autárquica, nem tudo está resolvido, mas sabemos, que a Povoação reencontrará o seu próprio ritmo de desenvolvimento, de uma forma harmoniosa, sustentável e territorialmente equilibrada, tal como já vai acontecendo com as obras que estão no momento a decorrer”.

Como casos de sucesso empresarial, com uma clara vertente social, Pedro Melo evidenciou o preponderante papel das Cooperativas dos Pecadores da Ribeira Quente e da Celeiro da Terra, homenageadas, neste dia de festa, com o Mérito Social. “Exemplos do esforço da nossa comunidade para concretizarmos um maior desenvolvimento participado no concelho da Povoação é o notório trabalho demonstrado pelas entidades que hoje homenageamos. A Cooperativa Pescadores da Ribeira Quente e a Cooperativa Celeiro da Terra que completam este ano 20 anos de existência, as quais ao longo destes anos demarcaram-se significativamente no concelho, justificando plenamente o objetivo que norteou a sua criação. Estas duas cooperativas, existem desde o ano de 1998 no âmbito do projeto de Luta Contra a Pobreza “Valorizar”, cujo objetivo principal foi a criação de uma rede de polos de desenvolvimento local. Abrangendo diferentes grupos alvo, procurou-se promover uma maior diversificação de atividades económicas e medidas de apoio social comunitário que, devidamente articuladas, poderiam gerar um movimento constante de mudança que pudesse capacitar as pessoas a serem protagonistas da sua própria valorização”.

No seu discurso, o jovem autarca, eleito de forma inequívoca há 9 meses, voltou a agradecer o voto de confiança dos povoacenses. “Manifesto aqui o quanto me sinto honrado por me darem a oportunidade de continuar a trabalhar seriamente, com transparência, dedicação, e responsabilidade em prol do concelho que me viu nascer” e acrescentou “Reitero aqui o que muitas vezes já referi, o meu objetivo, desde o primeiro dia em que entrei neste edifício, e mais ainda agora como Presidente de Câmara continua e continuará a ser sempre o mesmo: Trabalhar de forma empenhada e responsável com todos e para todos! Trabalhar, de forma dedicada, para que, em cada dia, se dê sempre mais um passo no caminho do crescimento e desenvolvimento do concelho da Povoação. Somos reconhecidamente um povo trabalhador, batalhador, que procura manter suas tradições e se desenvolver, mas acima de tudo queremos ser um povo feliz”.

O Presidente da Câmara da Povoação centrou, assim, o seu discurso num claro apelo à união de forças de todos os participantes que fazem parte do município da Povoação para um desenvolvimento progressivo e promissor. “Uma das características que queremos seja distintiva do nosso concelho é, efectivamente, a sua dinâmica, protagonizada por todos os intervenientes, num contributo coletivo para a afirmação e valorização da Povoação. O Concelho da Povoação é verdadeiramente único nas suas capacidades e potencialidades. Por exemplo...Esta marca institucional que temos procurado desenvolver e manter “o mais lindo dos Açores” envolve-nos a todos, cada um, com plena consciência do seu papel, o qual deverá procurar concretizá-lo da melhor forma possível. É neste sentido que deixo aqui uma palavra de incentivo e ao mesmo tempo um apelo aos nossos empresários, para a necessidade de eles próprios assumirem cada vez mais e com maior convicção e dinamismo o seu próprio futuro, perante as oportunidades que vão surgindo no contexto atual. Da nossa parte estaremos cá para trabalhar com todos para que o concelho se afirme em termos ambientais, económicos, sociais e turísticos em todo o seu território”.

A Diretora Regional da Energia, Andreia Carreiro, em representação do Governo, elogiou as belezas e as potencialidades do município povoacense e enalteceu as duas entidades homenageadas e o importante serviço que prestam à comunidade.

As comemorações do 179º Aniversário do Concelho da Povoação terminaram com um serão de folclore no Jardim Municipal da Vila da Povoação.

Povoação, terça-feira, 3 de junho de 2018

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot