fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2018

PRIMEIRO RECITAL DE VIOLA DE ARAME, DO PAÍS, DECORREU ONTEM EM PONTA DELGADA

Na 4ª feira, dia 4 de Julho, decorreu na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada o primeiro Recital de Viola da Terra, como forma de apresentação da componente prática da “Prova de Aptidão Artística” de final de Curso Secundário de Viola da Terra, lecionado no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

O Recital foi concretizado por Rafael Carvalho, no sentido de realizar a prova e deixar um trabalho base para todos os outros alunos que, a partir de agora, desejem dar continuidade aos seus estudos na Viola da Terra no Curso Secundário.

Este foi o primeiro Recital de Viola da Terra decorrido nos Açores e, por conseguinte, em todo o País, uma vez que só os Açores a Viola de Arame (Viola da Terra) está regulamentada no ensino artístico.

O Recital contou com peças do repertório tradicional instrumental da Viola da Terra, perpetuado ao longo de séculos pelos Mestres Tocadores, mas teve também uma peça de Carlos Paredes, uma peça tradicional da América do Sul e uma peça de compositor do Séc. XX para Viola. Esta variedade de peças permitiu um Recital diversificado e explorando as sonoridades e potencialidades melódicas e rítmicas da Viola.

O Conservatório Regional de Ponta Delgada tem no seu Currículo o Ensino da Viola da Terra (Viola de Arame dos Açores) desde 1983. Inicialmente, as aulas decorreram em regime de Curso Livre tendo depois sido regulamentado, em 2004/2005, o Curso Básico de Viola da Terra.

No presente ano lectivo foi aprovado o Curso Secundário de Viola da Terra na Região, após alguns anos de elaboração de um Programa para o efeito, e este Recital veio concluir um percurso de 35 anos da Viola da Terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada, mas abre caminho para um estudo mais aprofundado do instrumento.

Os Açores têm sido pioneiros no nosso País na inclusão da Viola no seu Currículo do Ensino Artístico Especializado, mas com um percurso já longo, de 35 anos, com uma base de trabalho sólida e consistente, tendo já mais de uma dezena alunos concluído o Curso Básico de Viola da Terra entre São Miguel e Terceira. 

Povoação, quinta-feira, 5 de julho de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot