fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2018

GENTE DA NOSSA TERRA: EDUARDO LUIZ DE MELLO

Eduardo Luiz de Mello

Presidente da Junta de Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios entre 1957-1960

Eduardo Luiz de Mello, nasceu na Lomba do Loução, a 18 de dezembro de 1919, sendo filho de Manuel Luiz de Mello e de Rosalina Luiz de Mello, naturais desta localidade, proprietários e lavradores abastados. Casou com Suzette da Conceição Ferreira Coelho, natural de Oeiras. Faleceu a 17 de julho de 1964, no Livramento, sendo sepultado no cemitério de São João, no jazigo de família.

Ainda jovem, Eduardo Luiz de Mello, no ano de 1926, deixa a terra natal para integrar o Colégio Sena de Freitas, na cidade de Ponta Delgada, permanecendo neste durante três anos, passando de seguida para o Colégio da Formiga, em Ermesinde, como colegial interno. Mais tarde, frequentou a universidade, mas não concluiu o curso, tendo tirado o curso de aviador, na escola Manuel Bramão, em Alverca, segundo informações da família.

Eduardo Luiz de Mello regressa à Lomba do Loução e acompanha o pai na direção das fábricas de desfibração de espadana e de secagem de chicória, sendo duas delas na Lomba do Loução e uma na Lagoa.

Eduardo Luiz de Mello passa assim a residir na Lomba do Loução, sendo um cidadão atento ao progresso da sua comunidade. Juntamente com outros conterrâneos seus, moveu o processo de separação das Lombas do Alcaide e do Loução para se tornarem independentes da Freguesia de Povoação, o que aconteceu, no ano de 1957. Eduardo Luiz de Mello, neste processo, contou com a colaboração e empenho do então Governador do Distrito de Ponta Delgada, Carlos Paiva, do Ministro do Interior, Henrique Veiga Macedo, bem como do Presidente da Câmara, Cláudio Pires Coelho.

Com as eleições de 1957, Eduardo Luiz de Mello foi eleito o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, cargo que ocupou durante dois mandatos, até à data de 1960, tendo como secretário Sebastião Cabral e como tesoureiro Manuel de Medeiros Cosme, sendo este depois substituído por Manuel Jacinto Franco. Eduardo Luiz de Mello deixou o cargo de Presidente da Junta de Freguesia em 1960, por razões pessoais.

Povoação, quinta-feira, 19 de julho de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot