fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 17 de julho de 2018

VOX CORDIS HOMENAGEIA THOMAZ DE BORBA NA IGREJA DO COLÉGIO


Dia 21 de Julho com conferência de Duarte Rosa
Vox Cordis homenageia Thomaz de Borba na Igreja do Colégio

A Vox Cordis - Associação Musical vai apresentar no próximo dia 21 de Julho, sábado, pelas 21h30, na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada e com entrada gratuita, um concerto que recupera algum do trabalho musical e coral deste grande vulto açoriano que é Thomaz de Borba.

Mais uma vez colocando-se na vanguarda da música coral, nos Açores, a Vox Cordis, através do seu coro vai abrir caminhos e valorizar obras nunca trabalhadas na nossa região e no País, algumas das quais, ainda manuscritas no Fundo Tomás Borba que se encontra na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo.

O conferencista que acompanhará este concerto, o Doutor Duarte Rosa é o grande responsável pelo acervo daquele grande mestre, pedagogo e músico açoriano.

Depois de, muito recentemente ter apresentado ao público açoriano e a todos quantos nos visitam, um concerto com Espirituais Negros, em Maio, o coro da Vox Cordis vai interpretar este sábado, dia 21 de Julho, pelas 21h30, desta feita na Igreja do Colégio em Ponta Delgada, mais de uma dezena de temas da autoria do terceirense Tomás Vaz de Borba, também conhecido como Thomaz de Borba ou simplesmente Tomás Borba, que nasceu na Conceição em Angra do Heroísmo a 23 de Novembro de 1867 e faleceu em Lisboa a 12 de Fevereiro de 1950. Foi um sacerdote católico, músico, compositor e professor açoriano que se destacou-se não apenas como erudito, mas também como um inovador na pedagogia da Música em Portugal. Deixou vasta obra como musicólogo e compositor, tanto na música religiosa como na música profana, estando editados a maior parte dos seus trabalhos. Foi co-autor de um Dicionário de Música, ainda hoje obra de referência.

A Vox Cordis – Associação Musical pretende, com mais este concerto do seu coro, diversificar cada vez mais o panorama musical coral açoriano, divulgando os grandes nomes que tanto contribuíram para que a Música e a Cultura da nossa Região fossem de uma riqueza inigualável a nível nacional.

Há muito que a vida e a obra de Tomás Borba, pedagogo e compositor de importância ímpar na História da Música do século XX em Portugal, se mantinham praticamente esquecidas, à espera de um livro que as lembrasse e oferecesse um ponto de partida para a sua redescoberta.

Assim, Duarte Gonçalves Rosa publicou em 2008 o maior estudo sobre Thomaz de Borba e posteriormente, mais um livro, lançado a 1 de Outubro de 2014, numa coedição do Instituto Açoriano de Cultura e do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, que resultou da sua tese de doutoramento em História Contemporânea, orientada por Rui Vieira Nery e Carlos Cordeiro e que foi defendida publicamente, na Universidade dos Açores, a 18 de dezembro de 2012.

A entrada no evento é livre e gratuita.

Povoação, terça-feira, 17 de julho de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot