fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

MOSTRA GASTRONÓMICA DE ÁGUA RETORTA


“Forças vivas da Freguesia” é o tema que dá mote à oitava edição da Mostra Gastronómica de Produtos Agropecuários da Água Retorta, evento que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, na Casa do Povo local. Esta oitava edição que pretende dar destaque às forças vivas presentes na freguesia “mais pitoresca dos Açores”, apresenta-se com um programa bastante abrangente, que alia o poder gastronómico a um cartaz cultural diversificado.

A Mostra abrirá portas, no dia 26, pelas 19h30, para a cerimónia inaugural, no entanto, as barraquinhas com produtos típicos abrem logo pelas 19h00, nomeadamente com o famoso queijo de Água Retorta, pão caseiro, massa sovada, bolo do forno, enchidos, compotas, licores, doces e a tão afamada açorda de lapas. Mais tarde, a partir das 20h30, decorrerá um Cortejo Alegórico pelas principais artérias da freguesia e que conta com a participação do Grupo Folclórico da Lomba do Cavaleiro, que mais tarde, pelas 21h00 atuará no Jardim da Casa do Povo. A animação da primeira noite será feita com karaoke.

No dia 27, a Mostra abrirá a partir das 12h00 para degustação, almoços e compra dos produtos típicos de Água Retorta. Já pelo fim de tarde (19h30) decorrerá um Torneio de Sueca, promovido pelo Clube Desportivo de Água Retorta. Depois, pelas 21h00, decorrerá a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Água Retorta e pelas 22h30 entrará em cena o Grupo Musical D’Accord Acoustic Duet. No dia 28 a Mostra abrirá novamente às 12h00 para almoços e compra de produtos típicos e, pelas 15h00, irá realizar-se um workshop de Fotografia, com o Tema “A arte de Fotografar”, proferido por Marisa Dias, seguido da Cerimónia de Distinção dos melhores alunos da Freguesia e da Final do Torneio de Sueca. À noite, pelas 21h00 dar-se-á continuidade à animação com o desfile e atuação das Marchas Populares.

No último dia de Mostra Gastronómica, a tarde será preenchida, a partir das 14h00 com Jogos Tradicionais para crianças com insufláveis e pinturas faciais no campo de futebol, seguidos de Jogos de Futebol em todos os escalões, terminando às 20h00 com o jogo dos Veteranos. O encerramento desta oitava edição, ficará a cargo do Grupo Folclórico da Lomba da Fazenda e da Filarmónica da Casa, Nossa Senhora da Penha de França, pelas 22h30.

O Salão da Casa do Povo da “Freguesia Mais Pitoresca dos Açores” será sobejamente decorado com peças do espólio de todas as instituições da freguesia, nomeadamente do Clube Desportivo, Sociedade Filarmónica, Casa do Povo, Igreja e Grupo Folclórico. A harmonizar todo este ambiente, estarão ainda em exposição e para venda, diversas peças de artesanato, desde rendas, bordados, registos do Senhor Santo Cristo, presépios em lapinhas, instrumentos de corda, elaborados por um artesão local, entre outros trabalhos. Este ano estarão pela primeira vez expostas algumas espécies endémicas da área protegida da Tronqueira, na qual a freguesia de Água Retorta se insere e produtos da Cooperativa Celeiro da Terra.

Povoação, quarta-feira, 25 de julho de 2018

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot