fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de julho de 2016

GRUTA DE ORAÇÃO AO ROMEIRO NA ALGARVIA CONCELHO DE NORDESTE (COM VÍDEO)

Num passeio de bicicleta pela manhã do passado domingo, 24 de Julho de 2016, com saída da Vila de Nordeste, Um Olhar Povoacense reportou a Gruta de Oração ao Romeiro que fica situada na freguesia da Algarvia.

O Nicho (denominado actualmente de gruta) de Nossa Senhora do Romeiro – Algarvia, localiza-se junto à estrada Regional que confina com os limites da freguesia e foi o primeiro sob esta invocação existente em toda a ilha de São Miguel.

A ideia da sua construção, surgiu, - aliás como de tantos outros levantados em São Miguel - de um apelo feito pela então Mocidade Portuguesa Feminina. Assim, em 1965 com o apoio do Padre Domingos Inácio Machado, as Escolas de Algarvia promoveram a construção desse nicho, feito em pedra vermelha extraída da cascalheira existente naquela localidade. O mesmo padre criou a Imagem da Virgem e, pensando nos Romeiros, surgiu – Nossa Senhora do Romeiro.

Em Março de 1965, aproveitando-se o centenário da Igreja local e a visita pastoral do então Bispo D. Manuel Afonso de Carvalho, procedeu-se à bênção e inauguração do nicho, que hoje é ponto obrigatório da passagem dos Ranchos de Romeiros. Muitos deles oferecem o seu terço à Virgem e deixam uma placa para marcar a sua passagem por aquele local.

Por lá encontramos depositada a placa do Rancho de Romeiros da Freguesia da Ribeira Quente com os seguintes dizeres ”Recordação dos Remeiros de S. Paulo R. Quente 17-03-2001

Esta gruta é sum dúvida um marco da religiosidade da nossa gente, que está implementada num lugar onde reina a calma, paz, serenidade e onde o som da natureza envolvente nos transmite conforto.

Veja o álbum de fotos no link abaixo:


Povoação, 26 de Julho de 2016.

Pedro Damião Ponte    

1 comentário:

  1. Paz sua Alma foi muito importante mas triste,,, eu nunca tinha visto,,,,,Amem

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot