O
Diretor Regional do Turismo reafirmou ontem a prioridade do Governo dos Açores
em acautelar “novas e renovadas estratégias conjuntas, ao nível da afirmação do
Destino Açores e da geração de receitas, de forma a garantir a sustentabilidade
da indústria do turismo nos Açores”.
Numa
intervenção proferida na abertura da conferência 'Turismo nos Açores – Que
futuro', promovida pelo jornal Açoriano Oriental, João Bettencourt salientou
que, no contexto atual de vulnerabilidade da economia regional e perante os
desafios do futuro, “é intenção do executivo açoriano privilegiar, ao nível da
indústria turística, investimentos estratégicos nas áreas da promoção do
Destino Açores e dos seus operadores nos mercados externos, da animação
turística e da formação dos profissionais de turismo, de forma a aumentar a
competitividade e, deste modo, desenvolver condições de sustentabilidade do
setor turístico regional”.
João
Bettencourt defendeu, por isso, que a sustentabilidade do turismo na Região
passa pela “intensificação da promoção externa, com vista à consolidação dos
mercados emissores atuais, considerados prioritários pela importância dos
fluxos turísticos que já geram para a Região, e a conquista de novos mercados,
de forma a aumentar a comercialização do destino e gerar fluxos capazes de
sustentarem a atividade turística açoriana”.
O
Diretor Regional lembrou que os Açores deixaram há muito de ser uma Região cujo
único produto turístico era a Natureza, “passando de um destino que evolui de
uma posição generalista e monoproduto, com enfoque especial na Natureza, para
um destino multiproduto, multi-target, proactivo e experiencial", capaz de
garantir aos visitantes "muitas histórias para contarem no seu regresso a
casa”.
A
estratégia do Governo dos Açores, disse João Bettencourt, passa, por isso, por
“afirmar a excelência do destino Açores”, sendo este um trabalho contínuo.
Para
reduzir a sazonalidade, afirmou o Diretor Regional, “importa alargar o leque da
oferta existente, onde o turismo cultural, o golfe, os passeios a pé e o
turismo científico, entre outros, assumem papel de destaque, com enfoque
especial para o produto 'MI – Meeting Industry', de grande importância para a
economia regional”.
João
Bettencourt salientou que os Açores já começam a afirmar-se nesta área, “não só
a nível nacional como internacional, sendo prova disso a realização de uma
série de congressos, nomeadamente o da APAVT, à escala nacional, e a Convenção
da ICCA, à escala internacional", que considerou serem "uma grande
mais-valia para o aumento da notoriedade" deste destino turístico”.
Para
além do reforço da estratégia de promoção do Destino Açores no mercado
nacional, João Bettencourt salientou o reforço de
“várias operações turísticas
que ligam os Açores aos principais mercados emissores e que potenciarão o
aumento do número de turistas que visitam a Região”, lembrando que estão já
programadas novas operações com origem no mercado escandinavo e o reforço de
operações em curso no restante mercado europeu e norte-americano, que se
traduzirão num acréscimo de mais de 80 rotações.
Paralelamente,
serão criadas equipas focadas na promoção e angariação de fluxos nos EUA e
Canadá, com vista a penetrar no mercado não étnico, tentando cativar,
utilizando a mais-valia da comunidade emigrante açoriana, potenciais turistas
americanos nativos, para além do investimento na presença nos grandes canais da
Internet usados pelos turistas que organizam a sua própria viagem.
João
Bettencourt referiu ainda que o Governo vai dar início à elaboração do Plano
Estratégico para o setor com o horizonte temporal 2014-2020 e irá também rever
a legislação existente sobre a animação turística e a observação de cetáceos,
além de promover a qualificação dos recursos humanos associados ao turismo e
atuar no sentido de melhorar, ilha a ilha, a qualidade da oferta ao nível da
animação turística, incrementando também as ações de fiscalização da Inspeção
Regional do Turismo, com especial enfoque no combate à economia paralela.
Fotos: Google imagens
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