fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de outubro de 2021

A FURNENSE BIANCA SOUSA SAGROU-SE HOJE CAMPEÃ DO MUNDO DE VETERANOS EM JUDO PARA PORTUGAL

Foto de: Federação Portuguesa de Judo

No fecho do Campeonato do Mundo de Veteranos que decorreu hoje em Lisboa, a judoca furnense Bianca Sousa sagrou-se campeã do mundo de veteranos. Esta foi a primeira prova que a Federação Portuguesa de Judo organizou com a Federação Internacional de Judo, Campeonato do Mundo de Veteranos 2021.


Bianca Furtado Sousa é natural da freguesia de Furnas, filha de António Manuel Vieira Sousa (falecido) e de Conceição Furtado.


A sua mãe Conceição Furtado adiantou ao Um Olhar Povoacense que a sua filha começou a prática desportiva com o professor Ricardo Queiróz nas aulas de judo no tempo em que andava a estudar no Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros. Depois começou a ir para o Judo Clube de Ponta Delgada, ia e vinha com a sua mãe Conceição no tempo que esta trabalhou na hotelaria (Grupo Bensaude). O gosto pelo judo foi naturalmente crescendo com a furnense Bianca Sousa, que participou em diversas competições como atleta do Clube de Judo de Ponta Delgada na qual foi medalhada.

Foto de: 4Judo Project

Por terras do norte e com a gravidez Bianca Sousa esteve parada durante muito tempo. Como não havia a modalidade do judo por perto onde residia, São João da Madeira, teria a furnense que ir para a cidade do Porto para tal, e não lhe foi possível.


Finalmente em Santa Maria da Feira surge a possibilidade no clube Feirense onde esteve durante longo tempo.


Atualmente a furnense Bianca Sousa está ligada a outro projeto "4Judo Project", faz parte da direção da Associação Distrital de Judo de Aveiro, é  Presidente da Comissão Associativa de Arbitragem de Judo de Aveiro, é treinadora atleta, é árbitro e é galardoada em 1 DAN (cinturão preto). Atualmente anda em preparação para exame do 2 DAN.

Foto de: 4Judo Project

Bianca Sousa esteve muito tempo sem ir a competições, mas sempre com vontade de ir ao mundial... com incentivo e patrocinadores lá foi e venceu. 


"Estou tão orgulhosa da minha princesa!", afirmou ao Um Olhar Povoacense a sua mãe Conceição Furtado. 


Um Olhar Povoacense endereça muitos parabéns à Furnense Bianca Sousa pela brilhante conquista, desejando-lhe os maiores sucessos na prática da modalidade que a consagrou campeã do mundo em veteranos. Um agradecimento também à sua mãe, Conceição Furtado, pela sua disponibilidade imediata em adiantar a informação acima transcrita.

Foto de: Federação Portuguesa de Judo

"Na categoria F3 -52 kg, Bianca Sousa e Carolina Costa tiveram a concorrência da marroquina Hanane Naqouss. No confronto lusitano, Bianca Sousa saiu vitoriosa, após ‘wazari’ no ‘golden score’. No combate seguinte, com a marroquina, o resultado inverteu-se, com a portuguesa a ceder por ‘wazari’ no período de ‘ponto de ouro’. No último combate da categoria, Carolina Costa conseguiu vingar a sua compatriota, vencendo Hanane Naqouss por ‘wazari’, também no período de ‘ponto de ouro’. Desta forma, as atletas terminaram todas empatadas, com uma vitória e uma derrota cada, sempre com vitórias por ‘wazari’ no ‘golden score’. O desempate foi feito através do tempo de combate, com Bianca Sousa (que obteve a vitória mais rápida, com 1:11 de ‘golden score’) a sagrar-se Campeã Mundial, enquanto que Carolina Costa (segunda vitória mais rápida, 3:47) obteve a Medalha de Prata."

Foto de: Federação Portuguesa de Judo

As palavras da Campeã Bianca Sousa – Campeã do Mundo (F3 -52 kg)

Para mim, a conquista desta medalha é surreal. Primeiro houve um espírito de negação para vir a este mundial, porque já estou afastada da parte competitiva há imensos anos, mas depois o espírito competitivo sobrepôs-se e quis também dar o exemplo à nossa equipa de treino. O espírito dos veteranos que vivi nas últimas 24 horas é fantástico. É uma felicidade enorme poder representar Portugal no Judo e por a minha colega Carolina também ter ganho a medalha de prata.

Fonte: Federação Portuguesa de Judo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot