fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de outubro de 2021

CORVO VOLTA A APAGAR A ILUMINAÇÃO PÚBLICA PARA SALVAR AVES MARINHAS

Foto de: Tânia Pipa

A ilha do Corvo apagará a iluminação pública de 15 de outubro a 8 de novembro entre as 00h e as 06h e de 25 a 30 de outubro, durante o período mais crítico, todas as noites entre as 21h e as 4h haverá um apagão geral. Esta medida pretende proteger o grupo de aves mais ameaçadas do mundo, sensibilizar para a problemática da poluição luminosa e incentivar outros municípios da Região, com a maior população nidificante da mais emblemática ave marinha da Macaronésia, o cagarro (Calonectris borealis), a aderirem.

 

Esta iniciativa da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e da Câmara Municipal do Corvo foca-se no período mais crítico para esta ave marinha no que concerne à poluição luminosa. Nesta altura do ano, aves como a cagarra (conhecida nos Açores por cagarro) estão a abandonar os ninhos e a fazer-se ao mar. Para evitar predadores, fazem-no de noite, mas as luzes das nossas vilas e cidades deixam-nas muitas vezes encandeadas, desorientando as jovens aves que acabam por cair por terra, podendo ser predadas por cães e gatos, perecer por colisão, desidratação e inclusive diminuir a sua probabilidade de atingirem a idade adulta, não só nos Açores, mas também na Madeira e nas Canárias.

 Estes apagões contribuem assim para potenciar o sucesso da mais antiga e mediática Campanha de Conservação e Educação Ambiental nos Açores, desenvolvida pelo Governo dos Açores, a Campanha SOS Cagarro, na qual a SPEA tem vindo a colaborar ativamente com o Parque Natural de Ilha e população corvina desde 2009, assim como na implementação da Campanha SOS Estapagado nos últimos 10 anos na ilha do Corvo, com o intuito de salvar, sensibilizar e minimizar o impacto da poluição luminosa sobre este primo do cagarro mais pequeno, o estapagado (Puffinus puffinus).

 

Este apagão é uma expansão face a iniciativas anteriores nesta ilha e em particular em 2020 onde pela primeira vez se realizou um apagão geral a nível mundial tendo o apoio de 207 corvinos. Sendo a poluição luminosa uma ameaça prioritária para a Macaronésia com diversos projetos a contribuírem para o aumento do conhecimento do impacto da poluição luminosa nas aves marinhas e a importância de uma política de eficiência energética, é essencial uniformizar medidas para proteger estas espécies e alcançar as almejadas metas de conservação e turismo sustentável. O Corvo volta a dar o exemplo e aumenta os períodos de mitigação da ameaça, uma ação que se insere no projeto Interreg EElabs, com o intuito de avaliar os efeitos da poluição luminosa na população de aves marinhas e nas noites naturais, através da recolha de informação do primeiro e único Laboratório de Poluição Luminosa dos Açores, instalado em julho na ilha do Corvo.

 

A SPEA e os seus parceiros esperam assim que outros municípios e ilhas por toda a Macaronésia, sigam o exemplo do Corvo desligando as luzes em períodos críticos para minimizarem esta ameaça a curto-prazo e para que possam ocupar, assim como a ilha do Corvo, um lugar de destaque na preservação das aves marinhas, razão pela qual a mais pequena ilha do arquipélago reclama o estatuto de Santuário para as Aves Marinhas.


Informação

 

Aceda a este comunicado no site da SPEA

 

Projeto INTERREG EELabs – Decorre de 2019-2022 e  é financiado através do programa Interreg MAC 2014-2020, medirá a escuridão das noites de, pelo menos, cinco ilhas macaronésicas, através de equipamentos autónomos e não invasivos chamados fotómetros. A instalação destes sensores na ilha do Corvo foi realizada no mês de julho e no município de Santa Cruz na Madeira. Os fotómetros do projeto EELabs permitirão medir o brilho natural do céu noturno, avaliar do impacto da poluição luminosa, avaliar o impacto desta ameaça na população adulta de aves marinhas (na fase de alimentação das crias, quando há visitas mais regulares às colónias e se estas visitas estão condicionadas pela iluminação pública, algo que ainda não foi testado e a informação existente parece dar indícios de que os jovens Cagarros são atraídos e os adultos repelidos pela iluminação pública www.eelabs.eu


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot