As comemorações do “Dia da Viola da Terra 2021” contarão com muitas actividades na Ilha de São Miguel, numa programação promovida pela Associação de Juventude Viola da Terra.
A 1 de Outubro, pelas 19:00, a livraria Letras Lavadas recebe a apresentação do Livro “Viola da Terra – Crónicas”, numa sessão que contará, também, com um momento musical pelo trio Origens. A sessão é de entrada livre mas com lotação limitada pelo que deverão reservar antecipadamente o seu lugar para livraria@letraslavadas.pt. O evento será ainda transmitido em directo pela Letras Lavadas.
Ainda a 1 de Outubro, a RTP Açores transmite o concerto da “Orquestra de Violas da Terra e Convidados”, pelas 21:30 (consultar programação do dia). Um concerto que foi gravado no Auditório Luís de Camões, contando com a presença de tocadores de Viola da Terra de várias Escolas de Violas e Localidades da Ilha de São Miguel, e com a participação especial de Ana Paula Andrade (Piano), Carolina Constância (Violino), Gianna De Toni (Contrabaixo) e Sílvia Oliveira (Flauta).
No dia 2 de Outubro, “Dia da Viola da Terra”, a Associação promove uma programação em colaboração com a Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O espaço exterior do Centro Natália Correia recebe, pelas 19:30, a inauguração da exposição de fotografias “Violas dos Açores”. Uma exposição que contará com registos fotográficos de Violas de 8 Ilhas dos Açores, e que pretende dar a conhecer os diferentes modelos de Violas na nossa Região, bem como a grande riqueza da imaginação dos construtores ao longo dos anos.
Pelas 20:00, no Centro Natália Correia, decorrerá o concerto comemorativo do Dia da Viola da Terra, que conta com o duo César e Rafael Carvalho, seguindo-se Raquel Dutra, em quarteto.
Este evento é de entrada livre mas com lotação limitada pelo que deverão reservar antecipadamente o seu lugar para ajvioladaterra@gmail.com.
De 30 de Setembro a 2 de Outubro decorrerão sessões de sensibilização em escolas e outras instituições, com o objectivo de levar a Viola da Terra aos mais novos, no sentido de os aproximar, cada vez mais cedo, à nossa Viola.
O Dia da Viola da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Açores em 2019. Para o presente ano, estas comemorações contarão com eventos produzidos em várias Ilhas dos Açores, por diversas Associações Culturais, mas também por tocadores ou entusiastas da nossa Viola. Todas estas instituições e personalidades pretendem que esse trabalho conjunto seja reconhecido, no sentido da oficialização, na Região, do “Dia da Viola da Terra – Açores e Comunidades Açorianas”, a 2 de Outubro.
A Associação de Juventude Viola da Terra lança mais uma vez o desafio, a todos, para que se juntem a estas comemorações, promovendo alguma iniciativa, quer seja numa escola, num grupo folclórico, numa partilha nas redes sociais ou outra forma de homenagear a nossa Viola, para que, em conjunto, possamos ajudar a valorizar e a promover a Viola nos Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário