fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

“DIA DA VIOLA DA TERRA” COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA EM SÃO MIGUEL

As comemorações do “Dia da Viola da Terra 2021” contarão com muitas actividades na Ilha de São Miguel, numa programação promovida pela Associação de Juventude Viola da Terra.


A 1 de Outubro, pelas 19:00, a livraria Letras Lavadas recebe a apresentação do Livro “Viola da Terra – Crónicas”, numa sessão que contará, também, com um momento musical pelo trio Origens. A sessão é de entrada livre mas com lotação limitada pelo que deverão reservar antecipadamente o seu lugar para livraria@letraslavadas.pt. O evento será ainda transmitido em directo pela Letras Lavadas.


Ainda a 1 de Outubro, a RTP Açores transmite o concerto da “Orquestra de Violas da Terra e Convidados”, pelas 21:30 (consultar programação do dia). Um concerto que foi gravado no Auditório Luís de Camões, contando com a presença de tocadores de Viola da Terra de várias Escolas de Violas e Localidades da Ilha de São Miguel, e com a participação especial de Ana Paula Andrade (Piano), Carolina Constância (Violino), Gianna De Toni (Contrabaixo) e Sílvia Oliveira (Flauta).

No dia 2 de Outubro, “Dia da Viola da Terra”, a Associação promove uma programação em colaboração com a Câmara Municipal de Ponta Delgada.


O espaço exterior do Centro Natália Correia recebe, pelas 19:30, a inauguração da exposição de fotografias “Violas dos Açores”. Uma exposição que contará com registos fotográficos de Violas de 8 Ilhas dos Açores, e que pretende dar a conhecer os diferentes modelos de Violas na nossa Região, bem como a grande riqueza da imaginação dos construtores ao longo dos anos.


Pelas 20:00, no Centro Natália Correia, decorrerá o concerto comemorativo do Dia da Viola da Terra, que conta com o duo César e Rafael Carvalho, seguindo-se Raquel Dutra, em quarteto.


Este evento é de entrada livre mas com lotação limitada pelo que deverão reservar antecipadamente o seu lugar para ajvioladaterra@gmail.com.


De 30 de Setembro a 2 de Outubro decorrerão sessões de sensibilização em escolas e outras instituições, com o objectivo de levar a Viola da Terra aos mais novos, no sentido de os aproximar, cada vez mais cedo, à nossa Viola. 


O Dia da Viola da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Açores em 2019. Para o presente ano, estas comemorações contarão com eventos produzidos em várias Ilhas dos Açores, por diversas Associações Culturais, mas também por tocadores ou entusiastas da nossa Viola. Todas estas instituições e personalidades pretendem que esse trabalho conjunto seja reconhecido, no sentido da oficialização, na Região, do “Dia da Viola da Terra – Açores e Comunidades Açorianas”, a 2 de Outubro.


A Associação de Juventude Viola da Terra lança mais uma vez o desafio, a todos, para que se juntem a estas comemorações, promovendo alguma iniciativa, quer seja numa escola, num grupo folclórico, numa partilha nas redes sociais ou outra forma de homenagear a nossa Viola, para que, em conjunto, possamos ajudar a valorizar e a promover a Viola nos Açores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot