fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 5 de setembro de 2021

AUTÁRQUICAS 2021: ENTREVISTA AO CANDIDATO FRANCISCO GASPAR (PSD)

Francisco Manuel Raposo Gaspar

Francisco Manuel Raposo Gaspar nasceu na Vila da Povoação a 14 de fevereiro de 1968, filho de Manuel Resendes da Silva Gaspar e de Maria Albertina de Amaral Raposo Gaspar. É casado com Maria de Fátima de Andrade Furtado Gaspar e tem 3 filhos. É funcionário dos Registos e do Notariado, na Vila de Povoação. Possui como habilitações literárias o Ensino Secundário. É candidato pelo Partido Social Democrata à Autarquia Povoacense. 


As eleições autárquicas vão decorrer no próximo dia 26 de setembro de 2021.


Um Olhar Povoacense - Qual a motivação que o levou a candidatar-se a Presidente de Câmara?


Francisco Gaspar - Abraço este desafio porque, antes de mais, o Concelho da Povoação é a minha terra, onde nasci, cresci e me fiz homem, onde exerço a minha profissão e tenho a minha família. Candidato-me porque sou um homem de convicções e como tal sempre encarei o desempenho autárquico como uma missão ao serviço do povo e do desenvolvimento da minha terra. Candidato-me porque sempre gostei de estar com as pessoas. Passei uma grande parte da minha vida, concretamente 24 anos, num projeto de freguesia, 16 dos quais como presidente de Junta. É um privilégio ser autarca e, simultaneamente, uma enorme responsabilidade e compromisso que assumimos com todos, sem exceção. Candidato-me porque tenho uma visão clara de futuro para todas as freguesias do meu concelho, porque sei que poderemos fazer mais e melhor do que tem sido feito.


U.O.P. - Acha que os Povoacenses têm sido tratados de forma justa e igualitária pelo atual Presidente de Câmara?


F.G. - Na verdade, quem deve responder a essa pergunta são os povoacenses nas eleições que se aproximam. O que posso garantir é que o nosso projeto é para todos, é para todas as freguesias, potenciando sempre o sentimento de pertença a esta terra. Queremos que as pessoas sintam genuinamente que vale a pena viver neste concelho, que vale a pena investir aqui seja num negócio ou numa habitação. Que se sintam realmente acarinhados e protegidos pela autarquia porque, como pessoas e cidadãos, temos o direito de ver refletidos na nossa qualidade de vida o retorno das nossas contribuições autárquicas. Este é um tempo novo, com novas exigências e que impõe novos protagonistas e uma nova energia. São necessárias novas atitudes e olhos bem postos no futuro.


U.O.P. - No geral a pandemia COVID-19 afetou o concelho da Povoação no seu todo em diversificadas situações. Como descreve as medidas tomadas a nível local?


F.G. – A Câmara Municipal tomou as medidas que entendeu suficientes. Sinceramente considero que essas medidas foram alinhadas pelo nível mínimo. Da autarquia faltou a criatividade e vontade para elaborar um verdadeiro “Plano de Ataque” para fazer face à crise gerada pela pandemia do covid-19 que afetou e afeta ainda todo o Concelho. Impunha-se um conjunto de respostas de apoio Socioeconómico, Social e de Manutenção e Incentivo à Empregabilidade: Redução ou mesmo isenção na fatura da água e isenção de taxas municipais para empresas e micro empresas por um período alargado e apoio adicional aos idosos, são apenas algumas das ferramentas que a autarquia deveria ter já implementado. Uma crise como a que vivemos deve implicar uma revisão de prioridades e consequente libertação de uma parte significativa dos recursos municipais que devem ser aplicados naquelas que têm de ser as prioridades atuais: as pessoas, nomeadamente no apoio social, as empresas, no apoio ao setor económico, na manutenção e criação de emprego.


U.O.P. - Será que consegue apontar algo de positivo desta fase pandémica que continua a atormentar-nos ou pelo contrário não há nada de positivo a reter?


F.G. – O único ponto positivo da pandemia Covid-19, é o facto de ter trazido, de novo, à discussão, a melhor forma de usar o mundo digital como método de interação social e profissional. Mas sinceramente, no geral, o balanço é extremamente negativo. O forte impacto sentido numa economia já de si frágil arruinou sonhos e os empresários que resistem têm uma jornada árdua de recuperação e consolidação pela frente. O turismo é, sem dúvida, um dos setores mais relevantes para a economia, não só em contexto local como também a nível regional. Cada vez mais é um setor considerado estratégico e no qual se tem vindo a investir, uma vez que gera lucros, cria emprego e melhora a qualidade de vida dos cidadãos. No entanto, com a pandemia que atravessamos, percebemos também que é o pilar da economia regional mais frágil e mais impactante. A educação é um dos pilares mais importantes de uma sociedade e atravessou um ano complicado para alunos e muito desgastante para docentes. A área da saúde passou por período devastador que ainda não terminou, onde ficou bem patente as debilidades que enfrenta a nível de recursos humanos e financeiros. Foi um ano “adiado” para muitas pessoas, um ano extenuante para muitos profissionais. E infelizmente os reflexos negativos desta pandemia sentir-se-ão ainda nos próximos anos.


U.O.P. - A nível social deve ter sido muito difícil para quem possui cargos de intervenção nesta área gerir diversas situações de carências que infelizmente afetaram várias famílias Povoacenses. Sendo candidato a Presidente da CMP certamente deve ter conhecimento de algumas destas situações. Acha que foi feito o suficiente por estas pessoas ou ficou algo por fazer?


F.G. – Como disse anteriormente, a atuação da autarquia povoacense fica marcada por cumprir apenas “serviços mínimos”. O executivo socialista contentou-se com as medidas de apoio tomadas a nível regional, acomodou-se à situação e o que ainda fez foi a reboque do que foi proposto em outros concelhos. Provavelmente, houve falta de criatividade e energia para responder adequadamente a uma situação inédita que, por isso mesmo, impunha uma reação à altura. Com justiça e equidade, era importante nesta fase ter tido o engenho para conseguir ir mais além, acautelando o momento, mas preparando já a etapa seguinte, para que as pessoas consigam ultrapassar definitivamente este período complexo e não estejam dependentes dos poderes políticos instituídos, sejam eles quais forem.


U.O.P. - Quando o PSD perde a CMP para o PS quase que foi necessário aderir ao reequilibro financeiro, o que hipotecaria seriamente a ação de gerência em prejuízo de todos os Povoacenses. O que acha desta situação e da tão proclamada dívida que de ato eleitoral em ato eleitoral é vincada pelo PS?


F.G. - Em primeiro lugar, a afirmação que faz na pergunta não corresponde à realidade. É verdade que um processo de reequilíbrio financeiro implica respeitar certos parâmetros previstos na lei, mas também permitiria o acesso a juros muito mais baixos daqueles que a autarquia continuou a pagar, o que é muito importante não esquecer. Mas principalmente permitiria que o município continuasse a apoiar instituições, empresários, iniciativas e eventos ao contrário da “poda” drástica que se verificou em áreas como a cultura, nas obras, turismo, nos serviços municipais, o que inevitavelmente significou um atraso considerável no desenvolvimento deste concelho. Na prática, eram duas opções políticas que a câmara municipal poderia seguir, e qualquer uma delas legítima, com prejuízos e benefícios inerentes.


Se fosse algo tão negativo como politicamente se faz passar, nenhum presidente de câmara do país seguiria essa via. Mas por exemplo, o concelho vizinho de Vila Franca do Campo decidiu optar pela via do reequilíbrio financeiro. Ninguém desistiu de viver lá para vir viver para a Povoação, talvez ao contrário infelizmente. Isto por si só já diz muita coisa acerca do resultado prático para as pessoas de se optar ou não por um processo de reequilíbrio financeiro.


Relativamente à dívida, se o PSD é responsável por parte dessa dívida é importante lembrar que houve património construído: dezenas de famílias com uma casa para viver, requalificação e beneficiação de muitos edifícios escolares, alguns que ameaçavam ruir, novos arruamentos e parques de estacionamento, novos passeios e alargamentos de várias vias, trilhos, etc. Aliás, boa parte desse património construído pelo PSD até já foi vendido pela Câmara Municipal para reduzir dívida. Também deve ser claro que o PS quando perdeu a câmara em 2001 deixou 17 milhões de dívida, montante que se pode comprovar a partir de documentos oficiais e públicos, para além dos quadros comunitários totalmente esgotados para o mandato seguinte, que foi do PSD. Ou seja, metade da dívida que o próprio partido socialista proclamou como dívida global do município é da responsabilidade da gestão socialista. Andar eternamente a culpar o partido A ou B pela totalidade dessa mesma dívida não me parece correto, não resolve nada, não melhora em nada a vida dos povoacenses. Qualquer que seja, a dívida é sempre da câmara municipal, ninguém a leva para casa consigo. Tudo o resto que queiram dizer sobre reequilíbrios e dívidas não passa de ruído político e manobras eleitorais que em nada esclarecem o que é realmente importante e devia interessar aos povoacenses - o futuro e o desenvolvimento harmonioso desta terra.


U.O.P. - Um recente comunicado do PSD Povoação considerado por muitos como agressivo contra o Presidente da CMP mereceu da parte deste uma resposta firme em sua defesa. O que acha desta situação?


F.G. - Em política, como na nossa vida, existirá sempre quem goste ou desgoste disto ou daquilo. Mas dizer a verdade não deve nem pode ser considerado agressivo. Pode incomodar, mas não deixa de ser a verdade. Gostando ou não, o que é realmente importante é saber se o que é dito corresponde à realidade. E foi verdade. Portanto, considerar “agressivo” depende muito de um interesse político em prejuízo da verdade e a “resposta firme" ficou-se por estratégias de vitimização, tentando assim desviar a atenção dos factos denunciados.


U.O.P. - Hoje como candidato anunciado à CMP o que de novo tem a propor ao eleitorado Povoacense?


F.G. - A afirmação é sem dúvida o maior desafio que o concelho enfrenta.


Afirmação no domínio da fixação das pessoas. Hoje, somos um concelho fortemente desertificado e essa tendência tem que ser invertida. Nos resultados preliminares dos Censos de 2021, todo o concelho perdeu população com uma variação negativa de 8,4% em relação a 2011. Temos de fixar as pessoas. Sem pessoas não há desenvolvimento!


Afirmação na criação de emprego, que seja efetivo e duradouro, que promova a estabilidade social e económica das famílias.


Afirmação na habitação, retomando o sentido prático de reabilitar o nosso parque habitacional e construir novas casas para os jovens casais, em todas as freguesias do nosso concelho, contrariando a prática assumida pelo atual executivo.


Afirmação na educação, com apoios e incentivos ao ensino, que muito passa pela construção de uma nova escola, moderna e funcional, que possibilite melhores condições para um ensino de qualidade, com claros reflexos no desempenho escolar.


Afirmação nas acessibilidades para o concelho e particularmente dentro do concelho, possibilitando melhores condições de circulação e de segurança.


Afirmação no acesso condigno à saúde a toda a polução.


Afirmação no aproveitamento do mar e de toda a nossa orla marítima.


Afirmação no empreendedorismo e no apoio e incentivo aos empresários locais.


Afirmação no turismo, potenciando o legítimo conceito de sermos o mais lindo concelho dos Açores.


Afirmação no reforço ao poder local, dando condições e visibilidade às nossas Juntas de Freguesia, estabelecendo um diálogo próximo e permanente, assente numa verdadeira política de descentralização de serviços, com a consequente transferência de apoios financeiros.


Afirmação do povo, dando-lhe voz e potenciando a sua intervenção ativa na tomada de decisões e nas prioridades para o investimento municipal, fazendo-o intervir num orçamento participativo.


Afirmação dos jovens, potenciando a sua irreverência, fomentando a sua participação cívica e o seu apurado e legítimo sentido de futuro e de ambição, na construção de um concelho mais participativo e plural, facultando a oportunidade de se fazerem ouvir, através de orçamento participativo jovem, convidando-os a apresentar os seus próprios projetos.


Afirmação dos nossos empresários agrícolas, que merecem melhores condições de acesso às suas pastagens, que lhes possibilite segurança e comodidade nas suas árduas tarefas diárias.


Afirmação na nossa cultura e do desporto, assumindo um compromisso de apoio, de diálogo efetivo e profícuo com todas as coletividades, associações culturais, recreativas e desportivas, despertando o sentimento de pertença e de ligação ao nosso concelho e de respeito e valorização das nossas raízes.


U.O.P. - Acha que os Povoacense devem confiar-lhe o seu voto e porquê?


F.G. – Cada povoacense ou residente deve perguntar a si mesmo se acredita realmente que o nosso concelho vive à altura do seu potencial. Eu não acredito. Ambiciono uma Câmara Municipal que tenha uma visão de desenvolvimento global do nosso concelho. Não haverão freguesias com investimento e outras abandonadas até vésperas de eleições. Anseio por uma Câmara Municipal que pensa em novos projetos para a população sem abandonar nada do que já foi construído. Sonho com um concelho inovador, que não esquece as suas tradições, a sua cultura, a diversidade e que seja acolhedor para todas as pessoas, sem preferências. Tenho uma maneira diferente de pensar e sentir este concelho, muito alicerçada na minha experiência profissional e autárquica, esta última, vivida sempre em estreita parceria com o povo, com as coletividades e forças vivas. Creio que o Concelho da Povoação merece um presidente de câmara com uma verdadeira visão de futuro público, que seja determinado a defender os interesses dos nossos residentes acima de qualquer outro, que reflita sobre o património histórico que temos e que seja um exemplo de política feita com transparência e equidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot