fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

RECEITA EM PAPEL DÁ LUGAR À RECEITA DIGITAL NO SERVIÇO REGIONAL DE SAÚDE

O Secretário Regional da Saúde foi o primeiro utente a testar o projeto piloto que substitui o papel pelo formato digital na receita médica e na compra de medicamentos, sendo a 'receita sem papel' uma realidade a partir de ontem, 30 de janeiro, nos centros de saúde de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

Rui Luís, em declarações aos jornalistas, salientou que este é um "momento histórico", acrescentando que se trata de "um passo importante para otimizar a utilização das tecnologias na relação com o utente”.

O Secretário Regional, após uma consulta no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, deslocou-se a uma farmácia desta cidade para adquirir os medicamentos prescritos.

Rui Luís adiantou que, no prazo máximo de seis meses, este modelo de 'receita sem papel' deve estar a funcionar em todas as unidades de saúde da Região.

O novo modelo permite ao utente dispensar alguns medicamentos que constam da receita e levantá-los mais tarde noutra farmácia, além de introduzir poupanças no Serviço Regional de Saúde.

Cada receita é acompanhada de uma mensagem SMS enviada para o telemóvel do utente e de uma mensagem por correio eletrónico com as informações relativas à toma dos medicamentos.

Para o levantamento da receita na farmácia, o utente deve apresentar o seu Cartão de Cidadão e o código de dispensa recebido na mensagem que lhe foi remetida.

Numa fase de transição, ninguém fica impedido de aceder aos seus medicamentos caso esteja impossibilitado de utilizar a opção digital, existindo sempre a possibilidade de impressão da guia de tratamento.

Para Rui Luís, as vantagens deste modelo estendem-se também à humanização dos serviços.

”Estamos convencidos que a desmaterialização irá dar mais tempo ao médico para estar com o seu utente porque, como é óbvio, e esse é o nosso objetivo, desmaterializando toda a parte burocrática teremos mais tempo para cuidar do utente”, afirmou o titular da pasta da Saúde.

GaCS/MS

Povoação, terça-feira, 31 de janeiro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot