fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

RUI BETTENCOURT PARTICIPOU EM ENCONTRO PROMOVIDO PELA CASA DOS AÇORES NO CANADÁ

É necessário inovar e acompanhar novas dinâmicas para cativar jovens, afirmou Rui Bettencourt no Canadá

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas considerou, no Canadá, ser essencial não apenas a preservação das nossas tradições e costumes mas também termos a “capacidade de inovar e demonstrar a nossa realidade cultural”.

“É meritório, e muito agradecemos todo o trabalho que têm desenvolvido, mas se queremos que a nossa juventude se comprometa com a missão que tem norteado a vossa ação, devemos ser capazes de corresponder, através do que temos atualmente, ao que os mais novos se identificam”, afirmou Rui Bettencourt, que falava, na noite de 24 de janeiro, na Casa dos Açores do Winnipeg.

Para o governante açoriano, “a identidade açoriana não é algo estático, mas sim um processo que evolui pelo passar do tempo, pela diversidade de atores, pelas experiências da convergência cultural, quer mesmo pelo contacto permanente entre os açorianos que vivem no arquipélago e todos aqueles que estão espalhados pelo mundo”, realçando que “o nosso desafio será precisamente acompanhar as novas dinâmicas, tanto aqui como nas ilhas que nos são comuns”.

No encontro, promovido pela Casa dos Açores e que reuniu cerca de 20 organizações portuguesas da província de Manitoba, o Secretário Regional teve ainda a oportunidade de conhecer a dinâmica comunitária açoriana existente naquela província do Canadá, desde a filarmónica aos grupos folclóricos, das associações culturas às sociais, bem como líderes locais.

A Casa dos Açores do Winnipeg, fundada a 13 de setembro de 1992, tem como objetivos promover, preservar e divulgar localmente a cultura açoriana e criar pontes que aproximem cada vez mais os açorianos residentes, naquela zona do Canadá, aos Açores, através de diversas atividades. A importância da comunidade açoriana naquela cidade foi reconhecida pela Câmara Municipal do Winnipeg ao inscrever na toponímia local a Rua dos Açores.

Ainda durante o dia 24 de janeiro, na cidade de Montreal, Rui Bettencourt renuiu-se com a Ministra para a Imigração, Diversidade e Inclusão, Kathleen Weil, à qual sublinhou as boas relações entre o Governo do Quebeque e a comunidade açoriana residente naquela província. “Apraz-nos registar o reconhecimento que o Governo desta província tem da nossa comunidade, salientando a sua plena integração e o contributo para o desenvolvimento e progresso socioeconómico e cultural”, afirmou.

Durante o dia 25 de janeiro, já na província de Ontário, visitou o Portuguese Support Service for Quality Living, na cidade de Hamilton, que apoia diversas famílias e adultos com deficiências físicas e cognitivas.

GaCS/SN

Povoação, sexta-feira, 27 de janeiro de 2017.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot