fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

“VIOLAS DO ATLÂNTICO V” TRAZ A VIOLA CAMPANIÇA AOS AÇORES

O evento “Violas do Atlântico V” traz este ano aos Açores a Viola Campaniça, do Alentejo, para a habitual conjugação com a nossa Viola da Terra. O artista Pedro Mestre é o convidado da edição de 2015, com a Viola Campaniça, num ano em que lançou o seu primeiro CD a Solo “Campaniça do Despique”, e numa altura em que o Cante Alentejano foi considerado Património Imaterial da Humanidade.

Pedro Mestre é animador da Disciplina de Cante Alentejano e Música Tradicional no âmbito das actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo em Almodôvar e Serpa; Ensaiador de Grupos Corais; tocador e construtor de Viola Campaniça; pertence a vários projectos Musicais como os 4Quatro Ao Sul, Grupo de Música Tradicional Rastolhice, Grupo de Violas Campaniças e Campaniça Trio.

Na Viola da Terra teremos Rafael Carvalho que tem já 2 CDs a solo editados: “Origens” em 2012 e “Paralelo 38” em 2014. Para além disso é professor de Viola da Terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada e na Escola de Violas da Fajã de Baixo. Presentemente encontra-se a preparar a edição do “Método para Viola da Terra – Volume II” uma vez que editou, em 2013, o seu primeiro Livro “Método para Viola da Terra – Iniciação”.

O evento conta com 2 concertos:

O primeiro será a 30 de Junho, no Claustro do Convento dos Franciscanos, na Cidade de Lagoa, pelas 21:30 e conta com a participação de Pedro Mestre na Viola Campaniça, Rafael Carvalho na Viola da Terra e Ana Paula Andrade numa participação especial ao Piano.

O segundo concerto decorrerá a 1 de Julho, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, pelas 21:30, contando novamente com os dois músicos à Viola e ainda com a participação especial da Escola de Violas da Ribeira Quente.

Como já vem sendo habitual estes concertos contam com momentos de apresentação individual da sonoridade das Violas e de explicação das suas características, mas, depois, os músicos vão juntando a sonoridade das Violas em vários temas de modo a conjugar o melhor de cada uma e de mostrar as potencialidades e versatilidade das nossas Violas de Arame.

O Violas do Atlântico já trouxe aos Açores a Viola de Arame Madeirense, a Viola Caipira do Brasil, a Viola Braguesa e a Viola Toeira. Estas iniciativas pretendem valorizar e promover as Violas de Arame Portuguesas mas também mostrar o trabalho que está a ser desenvolvido pelos seus executantes. É neste sentido que, todos os anos, temos Escolas de Violas a participar e convidados que trazem outras sonoridades e valorizam o evento.

Os 2 concertos são de entrada livre.

O “Violas do Atlântico V” é uma organização da Associação de Juventude Viola da Terra, tem o apoio do Turismo Açores, Direcção Regional da Juventude e Fundação Inatel e conta com a coprodução da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia da Ribeira Quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot