fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de junho de 2015

VIOLA DA TERRA EM DESTAQUE EM PROGRAMA NA RTP 2

Na próxima 5ª feira, 25 de Junho, pelas 23:00, estreia na RTP 2 o programa “Povo Que Ainda Canta”, do realizador Tiago Pereira, dedicado integralmente à Viola da Terra

O Realizador Tiago Pereira esteve nos Açores, de 10 a 20 de Abril, em gravações para este seu programa, o 23.º de uma série de 26 episódios, que conta com registos em 6 Ilhas dos Açores, alguns deles de filmes anteriores do realizador.

Tiago Pereira refere que este será o programa com maior duração, com 30 minutos, contra os habituais 26 minutos dos episódios, pois recolheu 14 horas de “filmagem bruta”, tudo com Viola da Terra, e não é tarefa fácil sintetizar tudo num documentário desta duração.

Também se pode ler nas suas declarações nas redes sociais que a vinda aos Açores e a integração da Viola da Terra neste “Povo Que Ainda Canta” foi uma aposta muito sua e pessoal, e que, apesar de alguns apoios, foi um dos episódios que implicou mais investimento do que retorno. Mas também sabem todos, os que acompanham o seu trabalho, que não é este o factor que o move para concretizar os seus objectivos.

Sobre o Programa lê-se já na sinopse da programação da RTP 2 o seguinte:

“A Viola da Terra (Viola de Arame dos Açores) é a Viola Portuguesa com mais repertório instrumental tradicional recolhido e executado na actualidade e a única a ser leccionada no Curso Básico Curricular, de modo oficial, num Conservatório de Música. A Viola sempre teve um papel fundamental no contexto popular Açoriano. Ao longo de quase todo o ano a Viola proporcionava o ajuntamento popular, a festa, o convívio, os balhos e as cantigas ao improviso.

Nos Açores é grande a sua riqueza, aparecendo com 2 afinações diferentes e 3 diferentes técnicas de execução, de acordo com a sua função em cada Ilha. Neste episódio conta-se, de modo objectivo e claro, a sua história, os seus intervenientes (dos mais novos aos mais velhos), as suas características, as diferenças da Viola de 5 parcelas (12 cordas) e da de 6 parcelas (15 cordas na Ilha Terceira) e, ainda, a sua integração no Curso Básico de Música no Conservatório Regional de Ponta Delgada. A Viola da Terra está Viva.”

Para complementar este programa e, na base do seu trabalho, a maior parte das filmagens é disponibilizada online na página do Facebook “A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria”, uma página com mais de 84 mil seguidores, e, ainda, no canal de vídeos:

https://vimeo.com/mpagdp, uma vez que não é possível colocar todos os intervenientes nos episódios que agora saem.

Não percam então, na próxima 5ª feira, a Viola da Terra em grande destaque na RTP 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot