fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 7 de abril de 2017

SERMÃO DO ENCONTRO (MISCELÂNIA)

Foi-se o Carnaval e demos início à Quaresma uma época favorável rica de espiritualidade, tempo fértil de reconciliação e partilha…

É o renascer da Primavera da vida com Cristo em cada irmão no mais íntimo de cada coração assim será a Páscoa…

O Sr. Padre Serafim de Chaves foi um distinto orador Mariense, nasceu em Vila do Porto ilha de Santa Maria a três de março de 1904 era um idealista…

Como orador de largos recursos era sempre convidado para os sermões especialmente das lágrimas do encontro, etc.


Na época quaresmal é usual no muro que ladeia o Adro da Matriz da Vila do Porto apoiarem um Púlpito improvisado para a pregação do Sermão…

Da Igreja da Misericórdia mais conhecida por Senhor dos Passos sai a Procissão que percorre as ruas onde se encontram as pequenas capelas e ali são colocados quadros da Via Sacra…

Imaginei a cena… acabada de chegar no andor a imagem do Senhor dos Passos vestido de roxo ensanguentado, com uma coroa de espinhas e uma cruz às costas ao seu encontro vai a imagem de Nossa Senhora vestido roxo e manto azul o Clero e os seus cristãos crentes ou não, fazem uma pausa para ouvirem o sermão…

Fantasiado dou-vos uma pálida ideia da retórica do sermão…

Pregador gesticulando… ali vem a imagem da Mãe de Jesus ao encontro do filho que tando ama…

Vede! Olhai! Reparai nas lágrimas puras que vertem seus olhos que irradiam amor suavizar o sofrimento do seu Bendito Filho…

“Do Evangelho” bem disse Simeão no Templo a Maria Nossa Senhora “Uma espada trespassará a tua alma, a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações.”

Pergunto a vós mães; onde tendes o vosso coração?

Decerto que o tendes com Maria! Porque sabeis, que filhos são pedaços d’alma.

Junto a Jesus chegou a sua bendita mãe, com o coração trespassado p’la dor, empolgado no apogeu do sermão, quando a simpática “tia Ubelina” levantou-se bruscamente para ver as imagens, encostada estava ao improvisado púlpito ficou este a baloiçar como que a soçobrar, a ele agarrado o Sr. Padre com fisionomia alterada com o desequilíbrio…

Gargalhada exclamações: Ai Jesus! Ai Jesus! Que vai cai! Graças ao Divino Pai não caiu, o Sr. Padre Serafim prosseguiu o sermão após levar às narinas um pouco de rapé.

Um sermão de sorriso e lágrimas!

Bem-haja a quanto orador sagrado nos faz viver e meditar a palavra Divina.

Benjamim Carmo

Povoação, sexta-feira, 7 de abril de 2017.

O que tu disseste Senhor Jesus

Nunca o ouvimos de ninguém, não o aprendemos em parte alguma. Porque só Tu tens palavras de vida eterna Tu dizes: Sede perfeitos como vosso Pai nos Céus. Não honreis Deus com os lábios quando vosso coração está longe d’Ele…

Tu dizes ainda que devemos ir muito longe no amor, até amar os nossos inimigos e até perdoar.

Sim, até perdoar setenta vezes sete, e que devemos rezar continuadamente, Senhor Jesus, dá-nos tudo isto em abundância.

Ámen
Santa Páscoa

Confiantes na Misericórdia Divina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot