![]() |
Presidente da Assembleia de Freguesia Fernando Ponte |
Texto proferido na cerimónia do 68º Aniversário da Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, que se realizou na passada quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, pelas 18h30, no salão nobre da Junta de Freguesia.
Foi recebida nesta Junta de Freguesia a sugestão de cidadãos que conheceram o senhor António Vieira Teixeira, sugerindo que o mesmo fosse homenageado com identificação toponímica por tudo o que fez em prol da Lomba do Alcaide.
Recebida a referida sugestão, foi a mesma presente aos órgãos da freguesia, Junta e Assembleia de Freguesia, que a aprovaram por unanimidade, tendo a mesma sido remetida à Câmara Municipal que, igualmente por unanimidade, concordou.
O senhor António Vieira Teixeira foi, ao longo de muitos anos Mordomo das Festas do Espírito Santo que ainda hoje se realizam na Lomba do Alcaide.
Se bem que se tratasse e trate duma função que merece e deve ser estimulada, a atividade do senhor António Teixeira, enquanto cidadão empenhado pelo desenvolvimento da sua localidade foi muito para além disso.
Diligenciou pela aquisição dum imóvel que pudesse apoiar as festividades do Espírito Santo e simultaneamente pudesse ser local de convívio da comunidade, diligenciando para que fossem elaborados os estatutos da Casa Alcadense.
A ele, à sua persistência, se deve algumas realizações então concretizadas na Lomba do Alcaide, como seja a igreja do Divino Espírito Santo, a construção do Largo do Divino Espírito Santo, bem como o Coreto ali construído. A ele, e à sua persistência se deve também a abertura do então caminho do Pico tal como hoje se encontra.
Para que tudo isso fosse possível, deslocava-se aos centros de poder e decisão, como por exemplo a então Secretaria Regional do Equipamento Social e Câmara Municipal, na perspetiva de angariar os meios financeiros que, complementados com os donativos dos residentes, permitiram as realizações acima referidas.
Para quem conheceu o senhor António Teixeira, sabe bem do empenho e da persistência que sempre colocou na perseguição desses objetivos.
Por tudo isso, e porque agradecer, reconhecer, é, essencialmente, um gesto de vida e de respeito pelo semelhante servindo, também, para destacar comportamentos humanos que servirão de exemplo, provocando motivação suficiente, para que outros prossigam o mesmo rumo, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios irá homenagear, a título póstumo, o senhor António Vieira Teixeira, procedendo à colocação de placa toponímica junto à igreja do Divino Espírito Santo da Lomba do Alcaide com a designação de: Praceta António Vieira Teixeira, Homenagem da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios.
Sem comentários:
Enviar um comentário