O Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Povoação para o ano de 2025 é sem sombra de dúvidas e mais uma vez a demonstração do trabalho produtivo que o Executivo Municipal tem vindo a desenvolver em prol da Povoação e dos Povoacenses, denotando-se no presente uma significativa melhor situação financeira que permitirá corresponder ás necessidades mais prementes dos munícipes deste concelho.
As instituições do Concelho, na área desportiva, cultural, recreativa e social são alvo da maior das atenções e é neste sentido de valorização que de forma cuidada e responsável se prevê o aumento generalizado dos apoios a conceder no próximo ano, na ordem dos 25 por cento, totalizando um valor de mais de 350 mil Euros.
Neste âmbito e a título de exemplo, as Bandas Filarmónicas do concelho que usufruíam de um apoio no valor de 5.000 Euros passarão a receber 6250 Euros, ao qual se acrescenta um apoio para aquisição de fardamento ou equipamentos no valor de 10 000 Euros cada, atingindo um valor total do apoio a conceder de 16250 Euros.
Por seu lado os Grupos de Folclore do Concelho vêm aumentado o apoio anual concedido de 2500 Euros para 3125 Euros.
O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos Agrupamentos de Escuteiros do Concelho, reflete a atribuição de um apoio e pela primeira vez, no valor de 1000 Euros a cada um.
Sempre atentos às realidades e necessidades dos promotores de prática desportiva no concelho privilegiamos a equidade na atribuição dos apoios financeiros de acordo com as atividades desenvolvidas e a envolvência de crianças e jovens de cada um destes.
Os nossos jovens, podem continuar a contar com este executivo, nomeadamente para o prosseguimento dos seus estudos, e é neste sentido que consideramos no presente orçamento a continuidade da atribuição do apoio e incentivo ao Estudo a todos os estudantes do ensino superior com residência no concelho da Povoação em 1000 Euros.
Do mesmo modo continuaremos a apoiar as Escolas do concelho (Escola Básica e Secundária da Povoação e Escola Profissional), porque apostamos na formação e bem-estar dos jovens e crianças do concelho.
Particularmente no que se refere à Escola Profissional da Povoação, o valor atribuído, passará a ser de 30.000 Euros, que permite a abertura de mais um curso de formação naquela instituição, para além do estudo e preparação, em curso, de um protocolo com a mesma Escola com vista a adquirir infraestruturas que lhe permitam resolver questões de alojamento dos alunos de fora do concelho, no valor de 6000 euros anuais. Este é um exemplo do investimento que queremos para a Educação no Concelho, colaborando para isso, desta e de outras formas com as instituições deste concelho.
Numa perspetiva de valorização do
património religioso do concelho é atribuído um apoio no valor de 25000 Euros
para obras de melhoramento na Igreja Matriz da Vila da Povoação.
E porque as manifestações religiosas também merecem a nossa atenção, mesmo as de mais pequena dimensão, iremos apoiá-las com um valor até 500 Euros para pagamento das licenças obrigatórias, a que estão sujeitos na organização das festividades típicas e tradicionais do nosso concelho, procurando assim manter as nossas tradições.
Entre outros apoios concedidos, destacamos ainda o apoio no valor de 96.300 Euros atribuído à Associação Humanitária Bombeiros Voluntários da Povoação, à Academia de Música da Povoação com 6250 Euros, aos amigos e proprietários da Costa da Povoação com 1.875, Euros, a Associação Cultural e Desportiva Maré Viva, que organiza um dos mais emblemáticos Festivais dos Açores a Festa do Chicharro na freguesia de Ribeira Quente com 37.500 Euros e o Clube Naval da Povoação com 25 000 Euros.
De um modo geral é de referir que as opções tomadas neste âmbito, são o reflexo das boas práticas de gestão do Executivo Municipal, colocadas em prática nos últimos anos em prol dos Povoacenses, as mesmas práticas que nos permitem no presente augurar um melhor futuro para o Concelho da Povoação.
Sem comentários:
Enviar um comentário