O Dia da Viola da Terra é comemorado desde 2019, com actividades que decorrem nos Açores e Comunidades Açorianas, promovidas por associações ou por iniciativa de cidadãos. A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) oficializou o Dia da Viola da Terra em 2023, instituindo o dia 2 de outubro como a data de celebração deste instrumento musical, de acordo com a Resolução n. 20/2023/A.
Em várias Ilhas dos Açores e Comunidades, nos últimos 6 anos, têm decorrido eventos de valorização da Viola, com uma calendarização que se pode prolongar por vários dias, de acordo com a produção de cada local e as disponibilidades de todos os envolvidos.
O evento comemorativo do Dia da Viola da Terra na Ilha de São Miguel, produzido anualmente pela Associação de Juventude Viola da Terra, decorrerá no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, no dia 5 de Outubro, pelas 15:00, sendo de entrada livre.
O evento conta com a antestreia do filme “O Violeiro”, um filme de Francisco Rosas e Tiago Rosas, da Palco de Ilusões, que foi rodado em grande parte na Ribeira Quente.
Sobre o filme, a Palco de Ilusões revela um pouco do enredo do mesmo: “Nos Estados Unidos, vive um emigrante oriundo da pequena comunidade da Ribeira Quente, em São Miguel, um lugar marcado pelas tradições e pela música. Herdeiro de um talentoso violeiro, carrega consigo não apenas a paixão pela arte, mas também o elo profundo que o liga à sua identidade e às raízes da sua terra natal. Através de melodias impregnadas de memória, reencontros e perdas, O Violeiro narra a jornada de um homem que descobre que a música e o amor à viola da terra vão além do som: são pontes que unem pessoas, lugares e esperanças”.