fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de setembro de 2017

ATIVIDADE SÍSMICA NA ZONA DAS FURNAS, EM SÃO MIGUEL, ESTÁ A DECRESCER

Ponta Delgada, 30 de Setembro de 2017

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a atividade sísmica que se vem registando na ilha de S. Miguel, mais concretamente na região das Furnas, desde o início da tarde de sexta-feira evidencia uma tendência decrescente.

FALECEU A POVOACENSE TERESA SIMÕES VIEIRA 6/1/1946 – 28/9/2017

Recebemos a triste notícia do falecimento da povoacense Teresa Simões Vieira, natural da Vila da Povoação, encontrava-se a residir nos E.U.A. na cidade de Tauton, estado de Massachusetts, contava 71 anos de idade, filha de Júlio Simões e de Cecília Junípero Simões, esposa de Jacinto Vieira, mãe estimada de Jorge Pacheco, Lúcia Johnson, Maria Crancha, José Vieira e Daniel Vieira, irmã de Odete Simões, avó de Kayla justin, kyle, Chelsea, Isabella, Ben, Trey, Devonte, Thomas, Brittany, Kelcy, Kaitlyn e Joerdan, Bisavó de de Kyden, Mackenzie, Nevaeh e Sophia, irmã dos povoacenses (falecidos) Manuel e José Simões. Faleceu na passada quinta-feira, 28 de setembro, na sua casa em Tauton rodeada pela sua família.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

OPINIÃO: SEM MEDO

Como é do conhecimento público sou candidato à Junta de Freguesia da Vila da Povoação, mas não é nem pouco mais ou menos nesta qualidade que aqui venho opinar.

Sou um cidadão simples e foi nesta admirável terra que nasci, dei os meus primeiros passos, me tornei criança, jovem e adulto. Portanto conheço muito bem os cantos e recantos da freguesia onde me fiz homem, casei e resido. Conheço toda a população residente. Enquanto membro do quadro ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Povoação permitiu-me ao longo destes anos de serviço lidar e contatar com a população local de uma forma abrangente. 

DOIS SISMOS SENTIDOS HOJE NA RIBEIRA QUENTE, EM SÃO MIGUEL

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foram registados dois eventos às 14H46 na ilha de São Miguel.

O primeiro, com magnitude 3,1 na escala de Richter e epicentro a cerca de dois quilómetros a noroeste da Ribeira Quente, e o segundo, com magnitude 3,0 na escala de Richter, localizou-se a cerca de um quilómetro a norte/noroeste da Ribeira Quente.

SISMO DE MAGNITUDE 2,1 SENTIDO NO FAIAL DA TERRA

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 20H46 de ontem, 28 de setembro, um evento com magnitude 2,1 na escala de Richter e epicentro no Faial da Terra, na ilha de S. Miguel.

JÁ COMEÇARAM AS OBRAS DE CONSOLIDAÇÃO DOS TALUDES NA ESTRADA REGIONAL DA RIBEIRA QUENTE

Pelas mãos do governo regional, estão a decorrer obras de beneficiação e consolidação dos Taludes na estrada que dá acesso àquela localidade, no valor de 1.4 milhões de euros.

Numa fase seguinte está programada outra empreitada, de construção de um semi-túnel, que custará cerca de 2,7 milhões de euros, dando-se assim continuidade ao processo de consolidação dos taludes desta Estrada Regional.

ADJUDICADA OBRA DE BENEFICIAÇÃO DO CAMINHO RURAL DAS QUEIMADAS

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, adjudicou, ontem, por cerca de 690 mil euros, a empreitada de beneficiação do caminho rural da Queimada, na freguesia das Furnas, concelho da Povoação, à empresa Albano Vieira S.A.

A obra, com um prazo de execução de 120 dias, prevê uma nova pavimentação e um sistema de drenagem do caminho, numa extensão de 1.200 metros.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

CENTRO AMBIENTAL DO PRIOLO COM HORÁRIO DE INVERNO EM OUTUBRO

Foto: SIARAM
Centro Ambiental do Priolo
O Centro Ambiental do Priolo (CAP), passa a partir de domingo, dia 1 de outubro, a estar aberto apenas aos fins-de-semana e feriados das 12h às 17h; permitindo à equipa técnica deste centro dedicar-se à implementação do Programa Escolar com atividades gratuitas para todas as escolas da ilha de São Miguel. São ainda possíveis visitas em outros dias e horários mas apenas com marcação prévia.

PEIXE BEM CONSERVADO NOS AÇORES

Quebrar o gelo já não é o que era. A indústria do pescado tem crescido consideravelmente, tanto pelo aumento de consumidores como pelos avanços tecnológicos que o setor tem vindo a exigir. A necessidade de inovar vai muito além da tradição de quebrar o gelo. Outros tempos, portanto. O pescado apresenta algumas características únicas, referentes ao modo de captura, à biologia e ao tipo de processamento, tornando-se diferente de qualquer outro tipo de alimento. É urgente uma maior consciencialização da necessidade de proximidade com as empresas, organismos públicos e privados, associações de pescadores, etc, e a implementação de novas técnicas de conservação adequadas.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

FALECEU O ÁGUARETORTENSE ERNESTO JÚNIOR 13/12/1930 – 26/09/2017

Recebemos a triste notícia do falecimento do povoacense Ernesto de Resendes Júnior, natural da Freguesia de Água Retorta, residente na Rua Comendador Furtado Leite, contava 86 anos de idade, filho de Ernesto de Resendes e de Maria dos Anjos Branco, marido da Sr.ª Maria Natália de Resendes, pai estimado de Maria José Resendes, João Alberto Papoila Resendes, José Damião Papoila Resendes, Ernesto Luís Papoila Resendes, Natália Papoila Resendes, José Maria Papoila Resendes, Lénia Margarida Papoila Resendes. Faleceu ontem no Centro de Saúde de Povoação pelas 15h35.

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO LIVRO DO TOMBO DA PARÓQUIA DA RIBEIRA QUENTE (VÍDEO)

Decorreu na passada segunda-feira, 25 de setembro, a sessão solene de apresentação do livro do Tombo da Paróquia de São Paulo na Igreja local, onde compareceram muitos paroquianos enchendo assim o tempo sagrado.

Visualize o vídeo:

AVITO MELO A MÃO DE OBRA POR DETRÁS DA FAMOSA CASA DE FÉRIAS DA RIBEIRA QUENTE DESTACADA INTERNACIONALMENTE

Foto de: Um Olhar Povoacense
Com o crescimento do turismo nos Açores, vários são os projectos de alojamento local que têm surgido e estão a ser destacados por todo o mundo via novas tecnologias.

Na freguesia da Ribeira Quente, Concelho de Povoação, existe um projecto de aluguer de alojamento – Garajau Azores Retreat – que tem merecido a atenção internacional, dada a sua arquitetura, localização e fantástica piscina construída sob enormes rochas na denominada ponta do garajau.

Para além de todo o merecido e reconhecido destaque deste empreendimento diferente do habitual, dada a popularidade que a sua piscina tem recebido, há a salientar também outro pormenor de reconhecido valor, o homem por detrás da execução desta obra.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

PROCISSÃO DO APÓSTOLO SÃO PAULO E CENTENÁRIO DA IGREJA PAROQUIAL (VÍDEO)

A Paróquia e Freguesia da Ribeira Quente prepararam-se a preceito para viver no passado Domingo, 24 de Setembro, o dia maior das festividades em honra do seu padroeiro, Apóstolo São Paulo, que este ano ocorreu em simultâneo com as comemorações do centenário da sua Igreja.

É sempre uma grande festa para os ribeiraquentenses mas, este ano, por se celebrar a efeméride do centenário da Igreja Paroquial, os organismos civis e religiosos estiveram empenhados em que esta data ficasse gravada na memória coletiva do povo desta pequena parcela de terra do concelho da Povoação.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

MAGNIFICAT

       

        A minha alma glorifica o Senhor
        E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
        Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
        De hoje em diante me chamarão bem-aventura-da todas as gerações
        O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
        Santo é o seu nome.
        A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem.
        Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
        Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
        Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
        Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia.
      Como tinha prometido a nossos pais, a Abrão e à sua descendência para sempre.
      
Povoação, segunda-feira, 25 de setembro de 2017.


GOVERNO DOS AÇORES MELHORA SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GASÓLEO AGRÍCOLA

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje a introdução de alterações no sistema de abastecimento de gasóleo agrícola, que goza de benefícios fiscais, para melhor servir a dinâmica das explorações agrícolas e florestais nos Açores. 

“A primeira alteração é permitir a introdução de mais uma viatura ligeira de mercadorias de caixa aberta”, afirmou João Ponte, acrescentando que, no total, passam a poder utilizar gasóleo colorido duas carrinhas por exploração.

domingo, 24 de setembro de 2017

TAGARELICE

De quando em vez vou da Povoação a Ponta Delgada de autocarro, ao passar o mesmo em Água de Pau numa das paragens entrou uma Sr.ª Idosa que a todos cumprimentou com o usual bom dia logo depois: Posso-me sentar a seu lado? Retorqui: Faço favor, o autocarro é de todos nós…

Não podemos vender e a nossa parte! Sorriu a Sr.ª e tagarela, como eu sou, contou-me parte da sua vida… Tempos depois encontrei a Sr.ª em situação quase idêntica interroguei a Sr.ª se o marido ia melhor …

sábado, 23 de setembro de 2017

CENTENÁRIO DA IGREJA DE SÃO PAULO - ANO DE 1909

Antevendo como se esperava, o Padre Jacinto Moniz Borges e os seus paroquianos, o dia final da segunda Igreja desta localidade, logo que o mesmo tomou posse, em 1900, das suas obrigações de chefe espiritual, foi preparando o povo para a grande tragédia que um dia impreterivelmente aconteceria e, simultaneamente incentivando o mesmo par o dever e a obrigação de construir um novo templo.

E o previsto veio a acontecer num dia de mar elevado no ano de 1909. Este, na sua fúria, varreu a segunda Igreja e tudo aquilo que lhe ficava adjacente, inclusive o seu cemitério e as casas que naquela zona se estendiam para poente e nascente, ficando apenas alguns dos modestos casebres que se situavam ao cimo da "Canada da Igreja Velha", e parte das terras de vinha da família da Tia Chica Vieira, onde existia uma residência.

CENTENÁRIO DA IGREJA DE SÃO PAULO - ANO DE 1950

"Ao longo da sua história, só se notaram na Ribeira Quente duas vocações religiosas: uma foi a de João Vieira Jerónimo Júnior que não chegou ao sacerdócio, e outra, a de Antero Jacinto de Melo, feito sacerdote neste ano de 1950 - no percurso do tempo, e já no findar do século passado, também se manifestaram outras vocações como a de Luís Manuel do Rego Miúdo, que chegou à Filosofia; Luís Miguel Lima, que atingiu o 5.º ano; João Linhares Costa, que atingiu só o segundo ano e Márcio Paulo Pimentel Peixoto que frequentou a Escola Apostólica Dominicana da Ordem dos Pregadores, concluindo o Secundário.

CENTENÁRIO DA IGREJA DE SÃO PAULO UM POUCO DE HISTÓRIA

Primeira Procissão de São Paulo

Dos Arquivos Paroquiais poderemos extrair a seguinte informação:

23 de Setembro do Ano de 1917

"Às onze horas começou a festa em honra de S. Paulo que constou de missa cantada pelo Pe. Dionizio M. d’Almeida, coadjutor da Povoação e escrivão da Ouvidoria, acolitado pelos Rev. Andrade e Frederico, fazendo parte da capella alem dos mencionados o Rev. Bulhões de Villa Franca e em quem mais uma vez pregou o Rev. Vigario do Pico da Pedra um substancioso sermão. A esta festa não assistiu S. Excia. por se achar fadigado por tanto trabalho. De tarde em muito boa ordem saiu a procissão em que foram conduzidos os andores de S. Nicolau de Tolentino, San Paulo, Nossa Senhora da Graça e Menino Jesus; levando o Santo Lenho sob o palio o Rev. Teixeira acolitado pelos Revs. Andrade e Frederico, seguindo atraz do palio S. Excia. Rev.sima ladeado pelos Conego Bettencourt e Ouvidor da Povoação."

Povoação, sábado, 23 de setembro de 2017.


CENTENÁRIO DA IGREJA DE SÃO PAULO - PRIMEIRA ERMIDA DE SÃO PAULO

Nunca foi aceita de livre vontade pelos ao tempo vigários de Ponta Garça, ou de Nossa Senhora da Piedade daquela localidade, a criação de uma Ribeira Quente feita povoado independente, porque os mesmos sempre consideraram que esta localidade era, religiosamente falando, a continuação de Ponta Garça, embora a distância que separava as duas localidades fosse muita, e a falta de caminhos de penetração além do mar, fossem quase inexistentes.

Por via desse anacronismo histórico, daquela insistente teimosia, o começo da comunidade sedentária da Ribeira Quente, no aspecto sócio-religioso, foi bastante conturbado. No entanto, depois de ter sido feita a primeira ermida de "Sam Paulo" - por gente de Vila Franca - embora inicialmente ermida particular sem contestação, quando a mesma passou a servir a pequena comunidade de fixação permanente, teve este templo de se tornar sufragâneo da Igreja de Ponta Garça, porque, segundo a lógica, esta era então a paroquial mais perto da referida ermida.

CONTRADIÇÃO E OPÇÃO

Domingo o dia santificado quanta vez é somente um dia do calendário de nossa rotina…

“Papagueando” exclama-se – Cá eu vou à missa. – Domingo sem missa não é Domingo para mim!

Quando acontece, ficamos “fechados na concha” isto é com a família quando a tenhamos em confraternização, ou será que vai cada um para o seu lado. Bom é partilharmos este dia especial e bem assim todos os outros de nossa vida. Encontro Eucarístico sem convicção sem fé e que nada levo para a vida “é fogo de artifício”! Encontro de vida é partilha com o irmão, um sorriso, um abraço, carinhoso frase é despojar é repartir não só o supérfluo mas algo mais. Obcecados pela ambição desmedida, somos insaciáveis avaros; algo que se faça de bem, “logo se apregoa”. “Sou Cristão”! Que modo o nosso de viver. – “Acendemos uma vela a Deus logo depois outra ao diabo”. (Metáfora o faz de conta).

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

PARTIU PREMATURAMENTE O MESTRE DO BARCO “SAULO”, UM RIBEIRAQUENTENSE A NÃO ESQUECER

Nos 100 anos da Igreja do Apóstolo São Paulo, Paróquia de Ribeira Quente, vimos relembrar um dos seus filhos que partiu prematuramente e sem aviso, nome de referência no seio da classe piscatória local,  sempre foi um bom contribuidor das festividades da sua querida e amada terra, apoiando com donativos de peixes e caranguejos a Igreja onde se batizou e cresceu como cristão.

de Ribeira Quente, Concelho de Povoação, filho de Manuel da Costa e de Maria Lúcia Sousa Melo, o mais novo dos irmãos do sexo masculino (4 rapazes e 2 raparigas).

HERÓI RIBEIRAQUENTENSE QUE NUNCA SERÁ ESQUECIDO

João de Oliveira Pedro, natural da Ribeira Quente, faleceu na Freguesia de Sagrada Família, a 24 de outubro de 1971, regressando depois seus restos mortais à sua terra natal, Ribeira Quente, praticamente 7 meses depois, mais concretamente a 7 de maio de 1972, onde foi a sepultar.

Foi alistado em Angola,  aos 21 anos de idade, mais concretamente em 13 de abril de 1970, aquando do ingresso no serviço militar obrigatório, onde foi chamado para a Guerra do Ultramar, Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), onde foi recrutado na Freguesia da Sagrada Família.

CENTENÁRIO DA IGREJA DE SÃO PAULO, RIBEIRA QUENTE

A Igreja de São Paulo da Freguesia de Ribeira Quente, é um templo cristão português localizado na Ribeira Quente, no concelho da Povoação, Ilha Açoriana São Miguel.

A atual igreja de São Paulo da freguesia da Ribeira Quente é o terceiro templo que com tal evocação foi erguido naquela região. O primeiro foi uma ermida construída no ano de 1665 e o segundo foi igualmente uma ermida edificada pouco antes de 1799.

Esta última ficava muito perto do mar, pelo que as várias tempestades a arruinaram consideravelmente. O desejo, porém, de uma nova igreja, maior e em sítio mais seguro, apenas se materializou em 1911.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PROGRAMA ESCOLAR DO CAP COMEÇA ESTA SEMANA

Foto: SPEA
Programa Escolar do CAP
O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (PECAP) para o ano letivo 2017/2018, tem início esta semana. No decorrer deste ano letivo irão ser desenvolvidas diversas atividades escolares abrangendo jovens estudantes de diversas escolas da Ilha de São Miguel, com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos ou mais.

Este é um programa anual, realizado no âmbito do projeto LIFE+ Terras do Priolo, no qual já participaram perto de 19 000 alunos. Neste são disponibilizadas várias atividades lúdico-didáticas que pretendem enriquecer os conteúdos programáticos escolares com atividades relacionadas com a biodiversidade terrestre dos Açores, ecossistemas (serviços e funcionamento), habitats prioritários do arquipélago, a sua importância, ameaças e o que está a ser feito para os proteger.

26 DE SETEMBRO | DIA DO EX-FUMADOR

Como deixar de fumar e evitar recaídas?

- Como explica que ainda existam tantos fumadores, quando se conhecem tão bem os malefícios do tabaco?

Em primeiro lugar existe em todos nós uma irracionalidade que nos convence que o mal acontece sempre aos outros. Por isso, apesar de a maioria dos fumadores estar consciente de que o tabaco é responsável por muitas doenças, acredita que a ele (ela) nada lhe acontecerá.

SOFIA RIBEIRO PROMOVE OPORTUNIDADES EUROPEIAS PARA A DIÁSPORA AÇORIANA

A Eurodeputada Sofia Ribeiro inicia hoje uma jornada de trabalho, junto da Diáspora Açoriana, em Toronto, numa iniciativa que classificou de “absolutamente fundamental, não só por fazer parte da delegação do Parlamento Europeu para as Relações com o Canadá, mas principalmente por Toronto, em particular, e o Canadá em geral, terem uma enorme comunidade de emigrantes dos Açores, que importa também acompanhar e auscultar, e acima de tudo, demonstrar toda a disponibilidade e interesse em formas de colaboração e cooperação entre ambas as partes.”

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

LANÇAMENTO DO LIVRO "SONHOS DA ALMA", DO POVOACENSE FRANCISCO LUÍS DE MELLO (COM VÍDEO)

Inserido nas festividades paroquiais em honra de Nossa Senhora dos Remédios, realizou-se na passada segunda-feira, 18 de setembro, no salão nobre da Junta de Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios o lançamento do livro "Sonhos da Alma", de Francisco Luís de Mello.

O livro foi organizado pelo povoacense Professor Doutor José Luís Brandão da Luz e pelo Professor Doutor Urbano Bettencourt.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

FAIAL DA TERRA ACOLHEU MAIS UMA PROVA DE BTT NOS SEUS TRILHOS DE DOWNHILL

Decorreu, no passado domingo (17 de setembro), mais uma prova de BTT nos trilhos de Downhill, na freguesia do Faial da Terra.

‘Correr para o mar’ foi o tema desta prova que contou com 23 participantes, percorrendo os trilhos ‘Escadinha’, ‘Pedra Torta’ e ‘Pico Grande’ no Faial da Terra.

A atividade teve como principal objetivo promover os trilhos de BTT que dão acesso ao Portinho do Faial da Terra, bem como dar a conhecer esta zona balnear por excelência. No final, foram atribuídos brindes aos vencedores com produtos locais, nomeadamente, da Cozinha d’Avó.

CORTEJO ETNOGRÁFICO 100 ANOS DE IGREJA DE SÃO PAULO 2017 (VÍDEO)

Inserido nas comemorações do centenário da igreja de São Paulo, realizou-se no passado domingo, 17 de setembro, o cortejo etnográfico de recolha de oferendas a favor das festas desta paróquia povoacense.

A Paróquia e Freguesia da Ribeira Quente prepara-se assim para viver no próximo Domingo, 24 de Setembro, o dia mais alto das festividades em honra do seu querido padroeiro, Apóstolo São Paulo. É sempre uma grande festa para os ribeiraquentenses mas, este ano, por se celebrar a efeméride do centenário da Igreja Paroquial, os organismos civis e religiosos estão empenhados em que esta data fique gravada na memória colectiva do povo desta pequena parcela de terra.

PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS 2017 (VÍDEO)

As festividades em honra de Nossa Senhora dos Remédios, Lombas do Alcaide e Loução já terminaram, sendo estes dias vividos com intensa devoção a Nossa Senhora dos Remédios pelos paroquianos desta freguesia povoacense.

Aqui vos deixamos o reporte efetuado em vídeo pelo gabinete de comunicação social da Câmara Municipal da Povoação do momento da passagem da bonita procissão em honra de Nossa Senhora dos Remédios.

III ENCONTRO DE POVOACENSES EM PONTA DELGADA (29-09-2017)

A comemorar o 573º aniversário do nascimento da Povoação, realiza-se um jantar convívio no Hotel Camões, no dia 29 de Setembro, pelas 19,00 horas. Este encontro está aberto a todos os povoacenses ou pessoas com laços afetivos ao concelho da Povoação.

Inscrições, até 27 de Setembro, para Hotel Camões: 296 209 580 ou 961 945 180

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

“A VIOLA QUE NOS TOCA” REGRESSA AO TEATRO MICAELENSE

A Associação de Juventude Viola da Terra promoveu, em 2015, em coprodução com o Teatro Micaelense, o espectáculo “A Viola Que Nos Toca” com o intuito de dar a conhecer as diferentes facetas da Viola de Dois Corações. A Viola apresentou-se a solo, com Piano, com Percussão, em Trio, e no contexto do Grupo Folclórico e Grupo de Foliões, recebendo ainda outros convidados do panorama musical Açoriano.

A segunda edição de “A Viola Que Nos Toca” prossegue a missão de dar a conhecer a Viola de Dois Corações no seu ambiente mais genuíno, quer a solo, quer acompanhada ao Violão, em trio e em quarteto, explorando as suas várias dimensões, num espetáculo que combinará os sons da tradição com a poesia e a voz.

SISMO DE MAGNITUDE 2,2 SENTIDO EM ÁGUA RETORTA, POVOAÇÃO

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 09H21 um evento com magnitude 2,2 na escala de Richter e epicentro a cerca de um quilómetro a sudoeste de Água Retorta, na ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima II na escala de Mercalli Modificada em Água Retorta, concelho da Povoação.

domingo, 17 de setembro de 2017

PROCISSÃO DO APÓSTOLO SÃO PAULO E CENTENÁRIO DA IGREJA PAROQUIAL

A Paróquia e Freguesia da Ribeira Quente prepara-se para viver no próximo Domingo, 24 de Setembro, o dia do seu padroeiro, Apóstolo São Paulo. É sempre uma grande festa para os ribeiraquentenses mas, este ano, por se celebrar a efeméride do centenário da Igreja Paroquial, os organismos civis e religiosos  estão empenhados em que esta data fique gravada na memória colectiva do povo desta pequena parcela de terra.

Sendo uma data muito especial, a procissão de São Paulo, que sairá pelas 17:00h, está a ser preparada com muito carinho pelo povo da Ribeira Quente. As principais artérias da freguesia serão encerradas aos trânsito pelas 16:00h de forma a que as pessoas possam fazer os seus tapetes de flores, verdadeiras obras de arte popuplar, este ano ainda mais elaborados devido à efeméride que se vive.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

CANTINHO QUE ENCANTA (VÍDEO)

O povoacense Dinis Carlos Louro de 30 anos de idade é filho da Lomba do Loução, Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios e, encontra-se em gozo de férias na terra que o viu nascer e crescer.

Dinis é emigrante na Inglaterra e consigo trouxe um brinquedo qua faz maravilhas e capta imagens que nos encantam.

FALECEU O POVOACENSE SILVESTRE DA PONTE 02/07/1933 – 07/09/2017

Recebemos a triste notícia no início desta madrugada, 02h45, do falecimento do Povoacense Silvestre Moniz da Ponte, natural da Lomba do Botão, Freguesia de Povoação, contava 84 anos de idade, filho de Gil da Ponte e de Maria Joana Moniz, era viúvo de Maria de Lourdes Pereira Ponte, Pai de Maria de Deus Ponte Rebelo, casada com Carlos Alberto Santos Rebelo, Julieta Pereira Ponte Raposo, casada com Francisco José Medeiros Raposo e de Francisco José Pereira Ponte já falecido.

Deixa quatro netos, Délcia Mota casada com Nuno Mota, Alexandra Frutuoso Casada com Milton Frutuoso, Luís Rebelo companheiro de Rita Faria e Rita Raposo. Deixa ainda três bisnetos Ana Luísa Frutuoso, Miguel Mota e Pedro João Rebelo. 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO SAUDADES DA MINHA TERRA EM ÁGUA RETORTA

Decorrerá hoje pelas 20h00 na Freguesia de Água Retorta a apresentação do Livro da autoria de Manuel Botelho: Saudades da Minha Terra, 2ª Edição, que estará a cargo do senhor Professor Doutor José Luís Brandão da Luz, Catedrático de Filosofia da Universidade dos Açores.

A cerimónia terá lugar no na Casa do Povo de Água Retorta.

O EMIGRANTE POVOACENSE ARTUR TAVARES FOI PORTADOR DE DONATIVO À INSTITUIÇÃO CONCELHIA CAIP

Artur Tavares quem não o conhece? Certamente as gerações de povoacenses mais nova não o conheça, mas os mais velhos conhecem-no muito bem.  

Este povoacense tal como muitos outros emigraram para os Estados Unidos da América na procura de um melhor nível de vida, mas Artur Tavares nunca esqueceu a sua querida e amada terra nem os seus conterrâneos.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

TROCA DE BRASÃO ENTRE POLÍCIA DO CANADÁ E DA POVOAÇÃO

Matthew Carvalho e Luís Narciso
Matthew Carvalho está em gozo de férias com a sua namorada Olívia Neill na Lomba do Carro, Freguesia de Povoação, em casa dos seus avós maternos, os povoacenses Gilberto Melo Amaral e Maria Ilda Ribeiro Amaral. É seu pai Hermínio Carvalho e sua mãe Vidália Carvalho, é sua irmã Jessica Carvalho.

sábado, 2 de setembro de 2017

IMAGEM DE NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS 2017

Amistosa imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus 2017


Povoação, sábado, 2 de Setembro de 2017

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CÂMARA DA POVOAÇÃO CONSTRÓI PAVILHÃO MULTIUSOS E CRIA MAIS ESTACIONAMENTO NAS FURNAS

Está a decorrer a bom ritmo, a construção do Pavilhão Multiusos, na freguesia de Furnas, sito na rua 25 de Abril, edifício com 1.300m², calculado em 150 mil euros, suportados por Fundos do PRORURAL e pela autarquia povoacense.

Aquando do lançamento da primeira pedra, o Presidente da Câmara da Povoação, Pedro Melo, relevou a importância da obra na vertente social, cultural, desportiva e recreativa para a localidade. “ Este é um edifico de grande importância para a freguesia de Furnas e para o nosso concelho. Investir na educação, investir nos nossos jovens é certamente investir num melhor futuro para o Concelho da Povoação”, referiu o Presidente da Câmara.

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot