fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

GENTE DA NOSSA TERRA: MARIA DE FÁTIMA MEDEIROS VIEIRA

Maria de Fátima Medeiros Vieira, nascida a 11 de maio de 1966, na Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, é filha de Manuel Franco Vieira e de Maria Cisaltina de Medeiros Machado, e casada com José Ernesto Raposo Vieira.

Frequentou o 1º ciclo do Ensino Básico na Escola da Lomba do Loução, os 2º e 3º ciclos no, então, Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, o Ensino Secundário na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada e a Licenciatura em Turismo na Universidade dos Açores. Para além disso, possui o Curso de Técnico de Contabilidade e Gestão pelo IAT, bem como o de Agentes de Desenvolvimento e Dinamizadores Socioculturais, promovido pelo Centro Social e Paroquial de Ribeira Quente.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

ATLÂNTIDA AÇORES - RTP PLAY - EM DIRETO DAS FURNAS - XIX EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS

O programa Atlântida, produzido pela RTP-Açores e com emissão também na RTP-Internacional e RTP-Madeira, é um espaço de 90 minutos, destinado a si.

Visualize AQUI Atlântida Açores

CALDEIRAS DAS FURNAS SERVEM DE CENÁRIO PARA EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS

Apesar do tempo não ter colaborado, a XIX Exposição de Camélias das Furnas decorreu com grande afluência de visitantes ao Pavilhão Multiusos.

As caldeiras e o Pico do Ferro da freguesia ex-libris do arquipélago açoriano serviram, este ano, de inspiração ao cenário apresentado nas Camélias que deliciou os amantes das chamadas “rosas do japão”.

Este ano, a Câmara Municipal da Povoação apostou num programa musical que animou a área dos artesãos e produtores locais com as atuações dos Pauliteiros de Palaçoulo, do Duo Toadas, do Grupo Folclórico das Camélias e do fado de Maria Eugénia.

“SONS NO TEMPO” PELO TRIO ORIGENS NO MUSEU CARLOS MACHADO

Trio Origens: Rafael Carvalho, Carolina Constância e César Carvalho 

O trio Origens, constituído por Carolina Constância no Violino, César Carvalho no Violão e Rafael Carvalho na Viola da Terra, juntou-se em 2016 para trabalhar a música tradicional Açoriana, e não só, numa abordagem mais actual e num contexto sonoro diferente sem esquecer, no entanto, a sua essência.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

DEPRESSÃO KAMIEL - COMUNICADO Nº 1

Foto de: Um Olhar Povoacense

CENTRO DE PREVISÃO E VIGILÂNCIA METEOROLÓGICA DOS AÇORES


COMUNICADO No1 /2023 / AVISO METEOROLÓGICO No005/2023


Data: 26-02-2020 (15:00 UTC)


Depressão KAMIEL– COMUNICADO No 1


A depressão KAMIEL, com um sistema frontal associado, nomeada hoje (26 de fevereiro) pelo IPMA–Delegação Regional dos Açores, encontrar-se-á, às 21 UTC de segunda-feira (27 de fevereiro), centrada a 40.0N 37.0 W, ou seja, a cerca de 500 km a oeste (W) do Flores, com uma pressão no seu centro de 988 hPa.

PEDITÓRIO PARA A CONSTRUÇÃO DA SEDE SOCIAL DO MIRA-MAR 1982/83

Era um velho sonho dos Povoacenses em geral e dos adeptos do Mira-Mar, em particular, a construção de uma sede social própria.


A primeira dificuldade prendia-se à sua localização e consequente aquisição de terreno. Surgiu, então, a ideia em solicitar à Fundação dos Botelhos, Instituição criada após o falecimento do benemérito do Concelho da Povoação, o Visconde Botelho, proprietário do Monte Simplício, a cedência de um edifício, sito à Rua Infante Sagres, antigo dispensário materno-infantil, onde tinha deflagrado um incêndio, anos antes, a fim de ser ali construída a sede social do Mira-Mar.

ATLETA POVOACENSE DE TRAIL RUNNING PARTICIPOU NA PROVA TRANSGRANCANARIA

Foi mais uma participação do atleta povoacense Luís Narciso na exigente modalidade de trail running, desta feita numa prova de nível mundial realizada na ilha de Gran Canária, Espanha, prova que contou para o campeonato do mundo spartan trail.


Foram 1.100 atletas à partida para esta prova.


Luís Narciso participou nesta prova com o seu colega de equipa da HL Runners Club, Aurelio Farias.

XIX EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS | FURNAS 2023 (VÍDEO)

Foto montagem de: Um Olhar Povoacense

Decorreu ontem, sábado, 25 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos da Freguesia de Furnas, pelas 15 horas, a cerimónia de abertura da XIX Exposição de Camélias.


Inspirada nas paisagens furnenses, a mostra de Camélias deste ano conta, novamente, com mais de duas centenas de variedades que estarão em exposição neste novo local, segundo o seu mentor, Fernando Costa.

sábado, 25 de fevereiro de 2023

PRESIDENTE DA BANDA FILARMÓNICA MARCIAL TROFÉU FESTEJA HOJE O SEU ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO

O povoacense Norberto Carvalho Cruz nasceu a 25 de fevereiro de 1951, é natural da freguesia da Ribeira Quente, concelho de Povoação, e está hoje em festa a comemorar o seu aniversário de nascimento.


É este nosso conterrâneo Presidente da prestigiada instituição concelhia Sociedade Filarmónica Marcial Troféu seguramente à mais de 25 anos, tem sido um homem incansável no trabalho que tem realizado à frente desta importante coletividade povoacense, pois uma comunidade sem uma Banda é seguramente mais pobre culturalmente. Já tentou por diversas ocasiões passar o testemunho a gente nova, mas infelizmente não há quem se interesse e queira seguir com um projeto desta dimensão, tendo sido convocadas Assembleias Gerais que tiveram sempre que ser adiadas por falta de sócios (https://olharpovoacense.blogspot.com/.../assembleia-geral...). Não tem sido nada fácil seguir com esta coletividade em frente, sendo o seu presidente um faz tudo, desde condutor a faxineiro etc., uma raridade nos dias que correm encontrar alguém com esta perseverança, tudo pelo amor que nutre pela sua terra, pelas suas gentes, pela sua cultura.

SETOR FINANCEIRO: MAU SERVIÇO PRESTADO E FALTA DE APOIO AO CLIENTE SÃO PRINCIPAIS QUEIXAS

CGD, MB Way e Oney são as marcas mais reclamadas. Reclamações relacionadas com burlas, phishing e vishing aumentam 44%.

O mau serviço prestado e a falta de apoio ao cliente são as principais queixas dos consumidores dirigidas ao setor financeiro, indica uma análise do Portal da Queixa à categoria ‘Bancos, Financeiras e Pagamentos’. Em 2022, foram registadas perto de 8.000 reclamações na plataforma, uma subida de 30% face a 2021. Alerta para as queixas relacionadas com burlas, phishing e vishing que aumentaram 44%. 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

FALECEU O POVOACENSE CARLOS SOUSA

Aos 24 dias do mês de fevereiro de 2023, aos 59 anos de idade, faleceu o povoacense Carlos Alberto Sousa, natural da Lomba do Carro, freguesia de Povoação, residia em London no Canadá, casado com Irene Sousa, filho de Norberto Amaral Sousa (falecido) e de Maria Ana Amaral Costa Sousa.

Estimado pai de Kyla Pavia e Corby Sousa. Avô de Chase e Zara. Irmão de Dinarte Sousa (falecido), José Eduardo Sousa, Lubélio Sousa e Sandra Sousa.

XIX EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS ACONTECE ESTE FIM DE SEMANA NAS FURNAS

É já este fim de semana que decorre a XIX Exposição de Camélias das Furnas, desta vez no Pavilhão Multiusos. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o evento retoma a sua atividade num novo espaço, onde estarão igualmente presentes os viveiristas, artesãos e produtores locais e onde constará um programa de animação musical para o fim de semana.

DEPUTADO DO CHEGA NA POVOAÇÃO A FIM DE CONTATAR COM MILITANTES E SIMPATIZANTES

O deputado do CHEGA Açores, José Pacheco, esteve hoje no concelho da Povoação para encetar contactos com militantes, simpatizantes e demais população. Nestes contactos de proximidade, o deputado com assento parlamentar na Assembleia Legislativa Regional dos Açores pretendeu ouvir as preocupações e anseios dos habitantes do concelho da Povoação, à semelhança do que tem feito noutras localidades dos Açores.

IMAGENS AÉREAS DA VILA DA POVOAÇÃO

 


JUNTA DE FREGIUESIA DE FURNAS ASSINA PROTOCOLOS DE APOIO COM INSTITUIÇÕES LOCAIS

Foto de: Junta de Freguesia de Furnas

A Junta de Freguesia de Furnas procedeu à assinatura de dois protocolos de apoio financeiro, respetivamente com o Grupo Folclórico das Camélias representado pela Presidente da Direção Dina Moniz, e com o Clube Motard Furnas representado pelo seu Vice-Presidente da Direção Francisco Salsinha.

É sempre de evidenciar ações destas por parte de quem gere uma Junta de Freguesia, sendo evidente que estão atentos e colaborantes para com as suas instituições e grupos organizados locais, apoiando-as e incentivando-as a continuar a desempenhar as suas atividades em prol de todos os furnenses, sendo uma mais valia para a comunidade local.

Fonte: Junta de Freguesia de Furnas

DOCUMENTÁRIO SOBRE AS DANÇAS DE CARNAVAL DO CONCELHO DA POVOAÇÃO (VÍDEO)

Documentário sobre as Danças de Carnaval do concelho da Povoação,  realizado pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação. 👇



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

A DUPLA DE “MESINHAS DE CABECEIRA” GANHA CONCURSO DO BAILE VERDE E AMARELO DA POVOAÇÃO

Centenas de foliões voltaram a preferir o Baile “Verde e Amarelo da Povoação” para passar a grande noite de Carnaval na ilha de São Miguel.

A celebrar 18 anos de existência, o Baile da Povoação, organizado pela Câmara Municipal, encheu novamente a maior sala de festas do concelho, demonstrando ser a opção mais divertida para a principal noite de Carnaval da maior ilha do arquipélago açoriano.

DUO TOADAS EM CONCERTO NA XIX EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS

O Duo Toadas, composto por César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra) irá apresentar-se em concerto no próximo sábado, dia 25 de Fevereiro, pelas 20:00, na XIX Exposição de Camélias, nas Furnas.

O Duo tem um repertório dedicado à música tradicional Açoriana e em especial ao repertório instrumental para a Viola da Terra. Para além disso, traz para a Viola da Terra e para o seu trabalho, sonoridades da música Irlandesa, da Guitarra Portuguesa e ainda, de compositores como Júlio Pereira, Carlos Paredes, Sérgio Ávila, bem como composições originais.

DESFILE DE CARNAVAL E AUDIÇÃO PELA ACADEMIA DE MÚSICA DA POVOAÇÃO (C/VÍDEO)

Foto de: Um Olhar Povoacense

A terça-feira de Carnaval foi animada nas ruas da vila da Povoação como há muito não se via, momento proporcionado pela Academia de Música da Povoação que decidiu aliar a época festiva à audição dos seus formandos. Foi sem dúvida uma feliz ideia!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

FALECEU A POVOACENSE MARIA HILDEBERTA MONIZ

Aos 20 dias do mês de fevereiro de 2023, aos 85 anos de idade, faleceu no seu domicílio, a povoacense Maria Hildeberta Rego Moniz, natural da freguesia Nossa Senhora, Lomba do Loução, encontrava-se a residir nos Estados Unidos da América, viúva de Dorvalino Vieira Serôdio, filha de Manuel da Ponte Moniz e de Maria Ilda Faria Rego.

Estimada mãe de Joe Vieira, John Vieira, António Vieira e Arthur Vieira; filhas, Nair Pontes, Luísa Oliveira e Ilda Vieira; deixa ainda seus netos e bisnetos, assim como o irmão, Luís Francisco Moniz e vários sobrinhos e sobrinhas.

CAMPEONATO REGIONAL DE TÉNIS DE MESA JUNTOU MAIS DE 70 ATLETAS NA RIBEIRA GRANDE

Foi no pavilhão do Complexo Desportivo da Ribeira Grande que decorreu nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro o Campeonato Regional de Ténis de Mesa, uma organização da Associação de Ténis de Mesa da Ilha de São Miguel.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

ALUNOS DA ACADEMIA DE MÚSICA DA POVOAÇÃO CANTARAM OS PARABÉNS À POVOACENSE HÉLIA ROVOREDO (C/VÍDEO)

Hélia Rovoredo completou 66 anos de idade

A povoacense Hélia Rovoredo comemora hoje o seu aniversário de nascimento (66 anos) e foi surpreendida aquando da audição dos alunos da Academia de Música da Povoação na Santa Casa da Misericórdia da Povoação, que lhe cantaram os parabéns no final da sua atuação.

É CARNAVAL DIA DE FOLIA E MUITA ANIMAÇÃO

Estamos assim, com o sol a raiar na costa sul da ilha de São Miguel.

Daqui a pouco teremos desfile de Carnaval pelas principais ruas da Vila da Povoação com a Academia de Música da Povoação.

Às 15 horas inicia-se o desfile de Carnaval.

Foto de: Um Olhar Povoacense

HOJE A NÃO PERDER

Desfile animado, com muita música, cor e brilho pelas principais ruas da Povoação pela Academia de Música da Povoação, com audição dos seus formandos em 3 diferentes pontos, em frente à Câmara Municipal, na Praça dos Pelames e no Jardim da Santa Casa da Misericórdia da Povoação.

Às 15 horas inicia-se o desfile de Carnaval



PRESIDENTE E MAESTRO DA BANDA FILARMÓNICA PENHA DE FRANÇA FESTEJA HOJE O SEU ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO

Está hoje em festa e a comemorar o seu aniversário de nascimento o povoacense Baltazar Botelho Franco


Nasceu a 21/02/1965 na freguesia de Água Retorta de onde é natural e reside, é um cidadão ativo e interventivo na comunidade que se insere, uma importante mais-valia para a freguesia de Água Retorta e concelho da Povoação. Foi Presidente da Junta de Freguesia de Água Retorta de 2001/2009 membro da Assembleia Municipal de 2001/2009, membro da Assembleia de Freguesia durante alguns anos, possui Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, foi secretário da direção da Casa do Povo de Água Retorta, secretário da direção do Clube Desportivo de Água Retorta, responsável e maestro do Grupo Coral da freguesia durante cerca de 15 anos, formador de várias escolas de música bem como uma participação ativa em várias outras atividades realizadas na freguesia.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

POVOAÇÃO PROMOVE ALMOÇO DE CARNAVAL COM IDOSOS

A Câmara Municipal da Povoação, através do Gabinete de Ação Social, voltou a reunir à mesa, por altura do Carnaval, os idosos do município.

Para celebrar o Carnaval do Idoso, juntaram-se no Pavilhão Multiusos da Povoação 176 adultos mais velhos de todas as freguesias do concelho, bem como os utentes do Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Povoação. A tarde foi animada pelo artista Eduardo Simas, que levou os idosos a exercitarem-se na pista de dança, preparada para a ocasião.

SOFIA MELO E AFONSO SOUSA VENCEM CONCURSO DE FANTASIAS DA MATINÉ DA POVOAÇÃO

Uma vez mais, o Pavilhão Multiusos da Povoação acolheu, no domingo gordo, a matiné de Carnaval direcionada para as crianças do município povoacense, particular, e da ilha de São Miguel, em geral.

A tarde festiva, organizada pela Câmara Municipal da Povoação, foi composta por um cartaz diversificado, com “A História da Rapunzel”, protagonizada por Lina Freitas, Sofia Ávila e Paulo Jorge Furtado e o mundo do circo, com o Palhaço Ticosi, que animou a criançada presente no recinto do Multiusos.

ESTE DIA FAZ MEMÓRIA A UM TERRÍVEL INCÊNDIO QUE MATOU TRÊS CRIANÇAS NO FAIAL DA TERRA

Esta é uma história triste que se passou no nosso concelho, freguesia do Faial da Terra, decorria o ano de 1997.

Infelizmente a história do nosso concelho não é feita só de bons acontecimentos.

Com este artigo “Um Olhar Povoacense” recorda estes nossos três irmãos povoacenses que partiram prematuramente ao encontro do Senhor, membros da nossa comunidade, família do Faial da Terra, são eles o José Humberto, Luís Filipe e a Ana Carolina.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

LEONARDO MELO CAMPEÃO DE BOXE NA CATEGORIA DE 67 KG DO OPEN BOXE MARVILA, LISBOA

O atleta natural de Água Retorta Leonardo Melo sagrou-se hoje Campeão de boxe na categoria de 67 Kg. do Open Boxe Marvila, Lisboa.


Um Olhar Povoacense endereça Muitos Parabéns ao Leonardo Melo pela obtenção da vitória nesta exigente modalidade, que continue com a mesma garra e determinação a desenvolver o seu excelente trabalho desportivo. 


ATLETA DO CLUBE DE KARATÉ SHOTOKAN POVOAÇÃO PARTICIPOU NO NACIONAL UNIVERSITÁRIO

A atleta povoacense Sofia Figueira participou ontem, sábado, 18 de fevereiro, pela primeira vez no Nacional Universitário,  competição que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Felgueiras.


Foi uma prova de alto nível que contribuiu para o crescimento competitivo da atleta, referiu o Clube de Karaté Shotokan Povoação na sua página facebook.

"ASSALTOS DE CARNAVAL" NA LOMBA DO CARRO

A Associação Cultura e Desporto da Lomba do Carro promove atividade de Carnaval.


Relembrar os tempos antigos onde era normal decorrerem saudáveis convívios durante o Carnaval ao mascararem-se e percorreram as casas e ruas da sua comunidade, foi o objetivo desta Associação que promoveu na noite de ontem esta bonita atividade carnavalesca.

ATLETA DA MODALIDADE DO BOXE DE ÁGUA RETORTA APUROU-SE PARA A FINAL DA V EDIÇÃO DO OPEN BOXE MARVILA

O atleta de boxe Leonardo Melo natural da freguesia de Água Retorta, está a participar na V Edição do Open Boxe Marvila e ontem foi ao ringue sendo vencedor do seu combate. Foram umas semifinais com combate de titãs, assim descreveu o seu clube Lion Gate Boxing Academy na sua página facebook.


O Open Boxe Marvila é um torneio internacional de Boxe Olímpico. É uma organização da Associação Jorge Pina, em parceria com a Federação Portuguesa de Boxe e com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia Local.

GRUPO FOLCLÓRICO DE SÃO PEDRO DA LOMBA DO CAVALEIRO PROMOVEU O JANTAR DA “AMIZADE”

Com o objetivo angariar fundos a favor do Grupo Folclórico de São Pedro da Lomba do Cavaleiro, os seus responsáveis promoveram jantar convívio denominado de “Amizade”.


O evento decorreu ontem, sábado, 18 de fevereiro, no salão da sede do Grupo Folclórico de São Pedro, levando muitos convivas ao Jantar da “Amizade”.


Esta iniciativa surge devido ao intercâmbio que o Grupo Folclórico de São Pedro irá realizar com dois Grupos folclóricos do continente, um de Recardães e outro de Condeixa-a-Nova.

FALECEU O PRESTIGIADO PINTOR POVOACENSE LUÍS DINIS 20/07/1930 - 19/02/2023

Recebemos hoje a triste notícia do falecimento do prestigiado pintor autodidata povoacense Luís Diniz Pacheco, contava 92 anos de idade.


Homem simples e humilde, amante da sua terra, talentoso, habilidoso era portador de muito saber no que se referia ao seu concelho.


Autor do livro Quadros da Povoação Álbum de Memórias da Minha Terra onde reproduziu alguns dos muitos quadros que pintou, em óleo sobre a tela e outros materiais, que tornaram por tema vários trechos e ambientes da Povoação, a terra onde nasceu e sempre viveu.

S.M. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS HOMENAGEOU FRANCISCO VENÂNCIO COUTO (VÍDEO)

Foto de: GCSCMP

Decorreu na sexta-feira, 17 de fevereiro, o concerto musical denominado “desafios”, pela Banda Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus. 


O concerto decorreu na Igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça.


O Músico Francisco Venâncio Couto foi alvo de homenagem por parte da sua Banda, que nas palavras do seu Maestro e filho João Pedro Resendes evidenciou de forma emotiva o percurso de vida dedicado à sua comunidade, em especial à Sociedade Filarmónica Sagrado Coração de Jesus. 

sábado, 18 de fevereiro de 2023

DESFILE DE CARNAVAL DAS ESCOLAS 2023 | VILA DA POVOAÇÃO (C/VÍDEO)

Foto de: Um Olhar Povoacense

Decorreu ontem, sexta-feira, 17 de fevereiro, o desfile de Carnaval com a participação das escolas e Santa Casa da Misericórdia pelas principais ruas da Vila da Povoação.


Esta manifestação de alegria, cor, brilho e muitas fantasias por força da pandemia  do COVID-19 esteve sem se realizar por dois anos, hoje voltou a animar a vila.


A normalidade voltou, o tempo colaborou e o desfile fez-se com enorme entusiasmos quer dos participantes quer do público que assistiu à passagem do corso carnavalesco.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

A DANÇA FAZ UMA VÉNIA

A Câmara Municipal da Povoação, através do seu Gabinete de Comunicação e Imagem, vai apresentar um documentário sobre Danças de Carnaval da Povoação, intitulado “A Dança faz uma Vénia”, no dia 18 de fevereiro, pelas 20 horas, no Auditório Municipal da Vila. 

BENSAUDE HOTELS COLLECTION PROMOVE TALENT DAY

No próximo dia 28 de fevereiro, o Grupo Bensaude, através da sua marca hoteleira Bensaude Hotels Collection, vai promover em Ponta Delgada o Talent Day, um dia de recrutamento aberto a todos aqueles que procuram novas oportunidades de carreira na área de Hotelaria e Restauração.

O Talent Day decorre no S. Miguel Park Hotel, entre as 12h30 e as 19h00, num evento onde os candidatos poderão partilhar a sua experiência, através de uma breve entrevista/speed interview com a equipa da Direcção de Recursos Humanos. Pretende-se, também, contextualizar os candidatos com a realidade da Bensaude Hotels Collection, promovendo o contacto entre candidatos e colaboradores dos hotéis do Grupo.

RECLAMAÇÕES DOS MUNÍCIPES DIRIGIDAS ÀS AUTARQUIAS SOBEM 49%

Câmaras Municipais de Lisboa, Almada, Vila Nova de Gaia, Loures e Oeiras lideram queixas. Principais motivos de reclamação relacionados com Licenciamentos, Ambiente e Infraestruturas.

Estão a aumentar as reclamações dos munícipes dirigidas às autarquias do país. Este ano, em 46 dias, o Portal da Queixa já recebeu quase 300 reclamações, uma subida de 49%, face ao mesmo período de 2022. As Câmaras Municipais de Lisboa, Almada, Vila Nova de Gaia, Loures e Oeiras são as entidades mais visadas. Os munícipes queixam-se de problemas relacionados com Licenciamentos, Ambiente e Infraestruturas.

OUVIDOR DA POVOAÇÃO PADRE ANDRÉ DE RESENDES FESTEJA HOJE O SEU ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO

São 38 anos de idade que completa hoje o Ouvidor da Povoação padre André de Resendes.


Está em festa conjuntamente com a sua família,  comunidade de Nossa Senhora dos Remédios, Água Retorta e toda a Ouvidoria da Povoação.


O Padre André de Resendes nasceu a 17 de Fevereiro de 1985, e é natural da Freguesia da Fajã de Baixo, Concelho de Ponta Delgada.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

FALECEU A POVOACENSE ZELINDA COSTA

Aos 16 dias do mês de fevereiro de 2023, aos 82 anos de idade, pelas 08 horas e 45 minutos faleceu no seu domicílio, a povoacense Zelinda Maria Pacheco Rodrigues Costa, natural da freguesia e concelho de Povoação, residente no Lardo do Município, freguesia de Povoação, viúva de António Resendes Costa, filha de Manuel Rodrigues e de Angelina Junípero Pacheco. 

Estimada mãe de Lina Frias, Aniceto Cabral (falecido), Maximino Cabral, Albino Cabral e Roberto Cabral. Deixa ainda seus estimados netos.

XIX EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS ACONTECE NOS DIAS 25 E 26 DE FEVEREIRO NAS FURNAS

Pela primeira vez, o Pavilhão Multiusos das Furnas acolherá uma Exposição de Camélias. O evento, que este ano assinala a sua 19ª edição e que retoma a sua atividade depois do interregno resultante da pandemia, acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro.

CENTRO AMBIENTAL DO PRIOLO REABRE AO PÚBLICO PARA UMA NOVA TEMPORADA DE VISITAS E TOURS

Foto de: Ana Mendonça

É já a partir desta semana que o Centro Ambiental do Priolo reabre novamente ao público. Localizado no Nordeste, na maior área protegida de São Miguel, será possível visitar este espaço de terça-feira a sábado das 10:30 às 18:00 e agendar visitas ou realizar visitas guiadas pelos técnicos do Centro para observar o priolo ou descobrir a floresta Laurissilva a pé.

BENSAUDE HOTELS COLLECTION SUGERE ESCAPADAS EM FAMÍLIA AOS AÇORES

À procura de um local idílico, mas igualmente próximo para gozar de umas miniférias em família no período de Carnaval e Páscoa? O mais icónico grupo hoteleiro dos Açores apresenta o pacote BHC Famílias para facilitar a escolha.

A Bensaude Hotels Collection dispõe de um portfólio de hotéis em diferentes localizações do arquipélago açoriano, com ofertas distintas de forma a melhor se adequar ao perfil de cada hóspede. Para esta época de Carnaval e Páscoa, o grupo propõe o pacote BHC Famílias disponível em todas as unidades até 30 de junho de 2023. O pacote está também disponível no Hotel Açores Lisboa, na capital lisboeta, para quem, pelo contrário, pretende viajar até ao Continente ou desfrutar de uma experiência mais citadina.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

CAMPEONATO REGIONAL DE TÉNIS DE MESA 2022/2023

Organizado pela Associação de Ténis de Mesa da Ilha de São Miguel, irá decorrer no próximo fim de semana 18, 19 e 20 fevereiro, no pavilhão do complexo desportivo da Ribeira Grande, o campeonato regional de ténis de mesa.

Está convidado a comparecer e a desfrutar de um bom momento desportivo e competitivo.  


MUNIÇÕES DE CHUMBO FINALMENTE PROIBIDAS NA CAÇA EM ZONAS HÚMIDAS DE TODA A UNIÃO EUROPEIA

                        Bando de marrequinhas, uma das espécies que beneficia da proibição do chumbo. 

©Krikkand (CC BY-SA 3.0)

1 milhão de aves aquáticas serão salvas anualmente do envenenamento por chumbo  

A partir de hoje, 15 de fevereiro de 2023, é ilegal usar munições de chumbo em todas as zonas húmidas, e nos 100 metros em seu redor, nos 27 países da União Europeia (UE) e ainda na Islândia, Noruega e Lichtenstein. O Regulamento CE 2021/57 entra agora finalmente em vigor após terem sido dados 2 anos aos países da UE para se prepararem para a alteração. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

FALECEU O POVOACENSE DE ADOÇÃO MANUEL MONIZ 10/01/1935 – 12/02/2023

Aos doze dias do mês de fevereiro de 2023, aos 88 anos de idade, faleceu no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, pelas 11 horas e 15 minutos, o Povoacense de adoção Manuel Dâmaso Moniz, natural da freguesia de Ribeira Grande (Conceição), concelho de Ribeira Grande, residente na Lomba do Carro, freguesia de Povoação, casado com Maria José Rebelo Sousa Moniz, filho de Manuel Moniz Rubica e de Maria dos Santos Pereira Dâmaso.

IX TORNEIO DO C.U.D. PORTO FORMOSO

No passado fim de semana, dias 11 e 12 de fevereiro, o Clube União Desportiva do Porto Formoso realizou, no Pavilhão Desportivo do Porto Formoso, a sua IX edição deste Torneio, nos escalões de sub-11, sub-13, sub-15, sub-19 e seniores, em femininos e masculinos.

A tarde de sábado e manhã de domingo foram preenchidas com Ténis de Mesa de grande qualidade técnica, com encontros bastante disputados e muito equilibrados, onde todos os atletas deram o seu melhor!

EM MEMÓRIA DO POVOACENSE ANTÓNIO MEDEIROS 04/04/1934 – 14/02/2022

António Santos Medeiros, mais conhecido entre a comunidade povoacense por António Adriano, natural da freguesia e concelho da Povoação, faleceu aos catorze dias do mês de fevereiro de 2022, contava 87 anos de idade.

Este povoacense exerceu a profissão de guarda municipal durante alguns anos na freguesia e concelho da Povoação, bem como a de moleiro por muitos anos, sendo uma importante profissão nesta terra que em tempos foi considerada o celeiro da ilha.

FORMADOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DA POVOAÇÃO VISITARAM H.I.A. E O H.D.E.S. (C/VÍDEO)

Turma do Curso de Técnico de Apoio à Família e Apoio à Comunidade

O curso de Técnico de Apoio à Família e Apoio à Comunidade da Escola profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, no âmbito da disciplina de Apoio aos Cuidados de Alimentação e Hidratação lecionada pela formadora Catarina Rola, realizaram no passado dia 7 de fevereiro uma visita de estudo às cozinhas do Hospital Internacional dos Açores na Lagoa e ao Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

DESPORTO / TENIS DE MESA: CDE DA POVOAÇÃO COM VÁRIOS ATLETAS NO PÓDIO NO PORTO FORMOSO

Pódio Sub-13 femininos 1º Lugar Michele Melo / 2º Lugar Jiachen Luo / 3º Lugar Mariana Arruda

Atletas do CDE Povoação vencem Torneio do CUD Porto Formoso no escalão de sub-13.

Realizou-se no passado fim de semana o Torneio Clube União Desportiva do Porto Formoso, que contou com a participação de vários atletas do Clube Desportivo Escolar da Povoação.

Escola de Violas da Fajã de Baixo participou, com vídeo, no festival “aCORDE”

O “aCORDE 2023” é um evento que se realizou no âmbito da comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses e que decorreu na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira entre os dias 1 e 4 de fevereiro.

O Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses foi criado pelo Governo Regional da Madeira, em fevereiro de 2019.

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot