fazer um site gratis no aqui

NĂșmero total de visualizaçÔes de pĂĄginas

terça-feira, 31 de maio de 2022

ATLETA POVOACENSE MEDALHA DE BRONZE EM PALMA DE MAIORCA

                          Nuno Mendonça | Foto de: CKCP


A representar a seleção de karatĂ© dos Açores na XXIV edição dos Jogos das ilhas Baleares 2022, o atleta do clube de KaratĂ© Shotokan da Povoação, Nuno Mendonça, arrecadou a medalha de bronze em kumite. 

Desmistificar o estigma: “o tabaco nĂŁo Ă© causa isolada para o cancro do pulmĂŁo” - Dia Mundial Sem Tabaco

Campanha do GECP para o Dia Mundial Sem Tabaco | 31 de maio

Desmistificar o estigma: “o tabaco nĂŁo Ă© causa isolada para o cancro do pulmĂŁo”

 

A assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), o Grupo de Estudos do Cancro do PulmĂŁo (GECP) alerta para outros fatores de risco que podem estar na origem do cancro do pulmĂŁo, alĂ©m do tabagismo. Pretende-se desmistificar a ideia de que sĂł quem fuma tem cancro do pulmĂŁo, embora ressalvando o dado conhecido que de 85% dos casos deste tipo de tumor sĂŁo devidos ao consumo tabĂĄgico.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Jazz CÉSAR E RAFAEL CARVALHO EM CONCERTO NO LAVA JAZZ

Os mĂșsicos Açorianos, CĂ©sar Carvalho (ViolĂŁo) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), apresentam-se pela primeira vez no Lava Jazz, no prĂłximo sĂĄbado, dia 4 de Junho, pelas 21:30.

Naturais da Ribeira Quente, CĂ©sar Carvalho e Rafael Carvalho tĂȘm um percurso de mais de duas dĂ©cadas a valorizar e a promover a mĂșsica tradicional açoriana e a nossa Viola da Terra. Este duo tem-se apresentado em inĂșmeros concertos, principalmente, na Ilha de SĂŁo Miguel.

domingo, 29 de maio de 2022

DESFILE DE GADO E COROAÇÃO DA 6ÂȘ DOMINGA DA LOMBA DO ALCAIDE (VÍDEO)

Foto de: Um Olhar Povoacense

Realizou-se hoje, domingo, 29 de maio de 2022, o desfile de gado da mordomia do Divino Espírito Santo da Lomba do Alcaide, freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, concelho de Povoação.

CLUBE NAVAL DA POVOAÇÃO TEM NOVOS ÓRGÃOS ELEITOS

O Clube Naval da Povoação realizou na passada sexta-feira, 27 de maio, a eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2022/2026.


Os ĂłrgĂŁos sociais continuam a ser presididos por:


Assembleia Geral: LuĂ­s Vasconcelos


Conselho Fiscal: Nilson Vieira 


Direção: André Ávila


Integram ainda estes ĂłrgĂŁos sociais LuĂ­s Pacheco, AmĂ©rico Freitas, JĂșlio Medeiros, Jaime CĂąmara, JĂșlio Carvalho, JosĂ© Amaral, Beatriz Rocha e Magno Medeiros.

sĂĄbado, 28 de maio de 2022

NOVAS PISCINAS DO FAIAL DA TERRA EM FASE DE CONCLUSÃO (VÍDEO)

Estå em fase de conclusão a construção das novas piscinas da freguesia do Faial da Terra, uma obra projetada e executada pela Cùmara Municipal da Povoação.




MIRA-MAR SPORT CLUBE DISTINGUIDO COM 2 ESTRELAS PELA FPF

A qualidade formativa do Mira-Mar Sport Clube foi premiado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no que toca ao trabalho desenvolvido na modalidade do Futsal - Centro Båsico de Formação, atribuindo-lhe um registo de certificação de 2 estrelas enquanto Entidade Formadora.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO PLENÁRIO DO CESA

No prĂłximo dia 7 de junho, pelas 10 horas, o Conselho EconĂłmico e Social dos Açores (CESA) irĂĄ reunir o seu plenĂĄrio por videoconferĂȘncia, na qual serĂĄ analisada e votada a proposta de Parecer da ComissĂŁo Especializada TemporĂĄria para acompanhamento do PRR-Açores sobre o RelatĂłrio PeriĂłdico de Monitorização Trimestral – 1.o T de 2022 – do Plano de Recuperação e ResiliĂȘncia dos Açores (PRR-Açores).

De acordo com nota informativa, nesta reuniĂŁo o SecretĂĄrio Regional das Finanças, Planeamento e Administração PĂșblica, Dr. Duarte Freitas, farĂĄ, ainda, um ponto de situação relativo Ă  aplicação regional dos fundos comunitĂĄrios estruturais, designadamente os Programas Operacionais dos Açores.

CÉSAR E RAFAEL CARVALHO PREPARAM A EDIÇÃO DO SEU PRIMEIRO ÁLBUM - “TOADAS”

Naturais da Ribeira Quente, CĂ©sar Carvalho no ViolĂŁo e Rafael Carvalho na Viola da Terra, tĂȘm um percurso de mais de duas dĂ©cadas a valorizar e a promover a mĂșsica tradicional açoriana e a nossa Viola dos Dois CoraçÔes.


Este duo tem-se apresentado em inĂșmeros concertos, principalmente, na Ilha de SĂŁo Miguel, mas jĂĄ se apresentou, tambĂ©m, na FIA (Feira Internacional de Artesanato de Lisboa), no festival TREMOR, no CORDAS World Music Festival, na Casa dos Açores do Algarve, entre muitos outros festivais.

CONVITE PARA A 98ÂȘ TERTÚLIA FOTOGRÁFICA “GENTE BOA” COM JOSÉ FRANCO – “TEMA LIVRE”

No prĂłximo domingo, dia 29 de maio de 2022, pelas 20:30 horas dos Açores, 21:30 de Portugal Continental e 17:30 horas de BrasĂ­lia, iremos promover a 98ÂȘ TertĂșlia FotogrĂĄfica “Gente Boa” com JosĂ© Franco.

 

Nesta tertĂșlia iremos analisar fotografias enviadas pelos nossos habituĂ©s com o tema Livre, a cores ou a preto e branco, e com o formato livre. As fotografias serĂŁo apresentadas Ă  discussĂŁo anonimamente.

 

Para entrar na TertĂșlia FotogrĂĄfica via Zoom:

“DIAS ABERTOS” NA ESCOLA PROFISSIONAL DA POVOAÇÃO

Os formandos da Escola Profissional vão promover entre os dias 2 e 9 de junho de 2022 o evento Dias Abertos na Escola Profissional da Povoação, que se divide em dois momentos.


No primeiro momento, a realizar nos dias 2 e 3 de junho, os formandos da Escola convidam toda a comunidade e as empresas do setor a visitar a escola e a participar, ou assistir, Ă s demonstraçÔes prĂĄticas das competĂȘncias inscritas nos perfis de cada curso em funcionamento na Escola. Entre as atividades previstas, os visitantes podem assistir a demonstraçÔes de tĂ©cnicas de mobilização de doentes ou de suporte bĂĄsico de vida, realizar rastreios orais e usufruir de massagens terapĂȘuticas.

A POVOACENSE MARIA FURTADO COMPLETA HOJE 102 ANOS DE VIDA

Maria de Medeiros Furtado tambĂ©m conhecida por Maria da Trindade completa hoje 102 anos de vida, uma bonita e invejĂĄvel idade. É filha de Angelina Medeiros e Joaquim Furtado tendo como irmĂŁos Manuel Furtado, Mariano Furtado, Humberto Furtado, Luciano Furtado, JosĂ© Furtado e por fim Joaquim Furtado. Casou com Albano Ferreira Amaral deste casamento nasceu quatro filhos com os nomes de MĂĄrio Jorge, Altino, JoĂŁo de Deus e Carlos Alberto.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

QUAIS AS MARCAS MAIS RECOMENDADAS PELOS CONSUMIDORES?

2ÂȘ Edição do 'PrĂ©mio Marca Recomendada do Ano' distingue marcas lĂ­deres de categoria. Destacaram-se por alcançar a melhor mĂ©dia do Índice de Satisfação no Portal da Queixa.


JĂĄ sĂŁo conhecidas as marcas vencedoras da segunda edição do ‘PrĂ©mio Marca Recomendada do Ano’, uma eleição que resulta exclusivamente do nĂ­vel de satisfação dos consumidores portugueses. Esta distinção procura premiar as marcas que melhor gerem a relação com o consumidor, representando um exemplo de excelĂȘncia do serviço prestado ao cliente. A avaliação pĂșblica Ă  performance das marcas Ă© feita no Portal da Queixa.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

FALECEU O POVOACENSE GIL MOTA 05/04/1944 - 24/05/2022

Aos vinte e quatro dias do mĂȘs de maio de 2022, aos 78 anos de idade,  pelas 13 horas e 50 minutos, faleceu o Povoacense Gil da Conceição Costa Mota, natural da freguesia e Concelho de Povoação, residente na Lomba do BotĂŁo, Freguesia de Povoação, casado com FĂĄtima Carmo Mota, filho de Francisco Xavier da Mota e de Ana Costa Mota.


Estimado pai de LuĂ­s Filipe Mota e de Ana Paula Cabral.

terça-feira, 24 de maio de 2022

JUNTA DE FREGUESIA DE NSR COROA 6ÂȘ DOMINGA NA LOMBA DO ALCAIDE

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios recebeu no passado domingo, 22 de maio, o Divino Espírito Santo, que estå exposto no triato da Lomba do Alcaide.


No prĂłximo domingo, 29 de maio, irĂĄ esta Junta de Freguesia do Concelho da Povoação, coroar a 6ÂȘ Dominga na igreja do Divino EspĂ­rito Santo.


O executivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos RemĂ©dios convida toda a população a acompanhar a 6ÂȘ Dominga, bem como estende o convite a todos os paroquianos para rezar o terço, pelas 19horas, no triato do Divino EspĂ­rito Santo da Lomba do Alcaide.


IRMÃOS RIBEIRAQUENTENSES ESTREIAM O SINGLE “TOADAS” NO PROGRAMA TELEVISIVO DA RTP-A “AÇORES HOJE”

Hoje no Programa televisivo da RTP-A "Açores Hoje", os irmĂŁos CĂ©sar Carvalho e Rafael Carvalho naturais da freguesia da Ribeira Quente, vĂŁo estrear o seu single "Toadas", single que dĂĄ o nome ao primeiro ĂĄlbum em duo dos mĂșsicos do Concelho da Povoação.


A estreia absoluta é na RTP Açores, precedida de uma bem disposta conversa com a simpåtica apresentadora Solange Vieira.


Ao longo da semana serå feita a divulgação nas rådios e plataformas digitais da região.


ATLETAS POVOACENSES A CAMINHO DE PALMA DE MAIORCA

Foto de: CKSP

Os atletas do Clube KaratĂ© Shotokan da Povoação Abel Costa e Nuno Mendonça partiram ontem, 23 de maio, para Palma de Maiorca, onde se irĂŁo disputar os Jogos de Ilha 2022 em CalviĂĄ, nas Ilhas Baleares. Os jogos tĂȘm a sua realização entre os dias 24 a 29 de Maio. 


Os karatecas Povoacenses fazem parte da Selecção de karatĂ© dos Açores e irĂŁo competir na vertente kumite no escalĂŁo junior. 


Vão marcar presença em Palma de Maiorca cerca de mil atletas oriundos de 13 regiÔes insulares, que assim irão competir em 13 modalidades desportivas.


Um Olhar Povoacense deseja boa prova aos dois atletas karatecas Povoacenses.


FUTEBOL CLUBE VALE FORMOSO DISTINGUIDO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO: ⭐⭐⭐ ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA 3 ESTRELAS

Na passada quinta-feira, 19 de maio, o Futebol Clube Vale Formoso recebeu a avaliação final no Ăąmbito da certificação de clubes e, pelo 2° ano consecutivo, manteve o estatuto de Entidade Formadora Certificada pela Federação Portuguesa de Futebol com 3 estrelas.


Um Olhar Povoacense felicita o Futebol Clube Vale Formoso pela certificação recebida.


segunda-feira, 23 de maio de 2022

FALECEU O FURNENSE ANTÓNIO NICOLAU 29/11/1959 - 20/05/2022

Aos vinte dias do mĂȘs de maio de 2022, aos 62 anos de idade,  pelas 13 horas e 05 minutos, faleceu no Hospital do Divino EspĂ­rito Santo em Ponta Delgada o Povoacense AntĂłnio Jorge dos Santos Nicolau, natural da freguesia de Furnas, Concelho de Povoação, era residente na Rua dos Castelos, Freguesia de Furnas, Casado com Ana Paula Costa Melo Nicolau, filho de JoĂŁo Nicolau Furtado e de Ilda Maria dos Santos .


O furnense AntĂłnio Jorge dos Santos Nicolau era um distinto carpinteiro e pessoa muito estimada no Vale das Furnas. 

domingo, 22 de maio de 2022

AOS 91 ANOS DE IDADE POVOACENSE CUMPRE PROMESSA DE JOELHOS AO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES

“Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistĂ©rios e todo o conhecimento e tenha uma fĂ© capaz de mover montanhas, se nĂŁo tiver amor, nada serei”

1 CorĂ­ntios 13:2


Foto de: Osvaldo Janeiro

O Povoacense Marcelino Medeiros quase a completar 92 anos de idade cumpriu promessa de joelhos ao redor do Santuårio do Senhor Santo Cristo dos Milagres apoiado pelo seu filho Sérgio Medeiros.


Um exemplo de fé e devoção que não deixa ninguém indiferente.


sĂĄbado, 21 de maio de 2022

CARDEAL DOM TOLENTINO

Bem-vindo Cardeal Dom Tolentino

 


Cardeal Dom Tolentino

Profundamente Mariano,

Bem prĂłximo do Divino

Ajudai o Povo Açoriano!

 

Que veio como Romeiro…

Ajoelhar-se perante Cristo,

Como pescador verdadeiro

Que se abraça a um Registo!

sexta-feira, 20 de maio de 2022

MAR&ILHA ABRE TEMPORADA DE “MÚSICA NO FORTE” NAS LAJES DO PICO 

Foto de: Austéja Liu

A apresentação da primeira temporada de "MĂșsica no Forte" acontece no domingo, 29 de Maio, no Forte de Santa Catarina.


"Este evento, alĂ©m de apresentar os grupos e mĂșsicos que vĂŁo abrilhantar a temporada, serĂĄ repleto de mĂșsica," anuncia o diretor artĂ­stico, Terry Costa. O compositor e mĂșsico Helder Bettencourt, o Duo Ilha Negra e Professores da Escola Municipal de MĂșsica das Lajes do Pico apresentam-se no Forte de Santa Catarina para dar força ao mais extenso programa musical apresentado no concelho. 

BILHETES À VENDA PARA O CHICHARRO 2022 NA FESTA DO “SENHOR SANTO CRISTO”

De 20 a 26 de maio estarĂŁo Ă  venda os primeiros ingressos para o Chicharro 2022 da Ribeira Quente, evento que este ano acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho e que este ano comemora 31 anos de vida.

 

A Direção da Associação Cultural e Desportiva MarĂ© Viva vai colocar um lote de mil ingressos gerais Ă  venda, a 18 euros, no decorrer das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. De realçar, caso os mil bilhetes esgotem antes do dia 26 nĂŁo serĂŁo colocados novos bilhetes Ă  venda, pois trata-se de uma campanha promocional de edição limitada ao stock existente. Assim sendo, os pontos de venda durante a festa do Senhor Santo Cristo serĂŁo o Quiosque de Tabaco FTM (Entrada da Zona das Tascas) e o Bar/Restaurante ProvisĂłrio – junto Ă  marina de Ponta Delgada.

S. MIGUEL PARK HOTEL CELEBRA ANIVERSÁRIO COM OS HÓSPEDES

O hotel da Bensaude Hotels Collection comemora 21 anos com ofertas para os hĂłspedes e visitantes.



No prĂłximo dia 26 de maio, o S. Miguel Park Hotel preparou algumas atividades para marcar o 21Âș aniversĂĄrio. Nesse sentido, serĂĄ servido um welcome drink, com espumante e fruta, no salĂŁo do piso 1, bem como, fatia de bolo aos hĂłspedes.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

TÉNIS DE MESA: PÓDIO NO CAMPEONATO DE PARES DA ATMISM PARA ATLETAS POVOACENSES DO CDEP

Foto de: CDEP

Atletas povoacenses sagram-se campeãs de São Miguel no passado dia 14 de maio na modalidade de pares em ténis de mesa.


Jiachen Luo / Michele Melo nos sub-12 e MĂłnica Correia / Diana Botelho  nos sub-15 venceram o campeonato de pares da Associação de TĂ©nis de Mesa da Ilha de SĂŁo Miguel, que se realizou no passado sĂĄbado na cidade da Ribeira Grande.

MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO JÁ POSSUI SISTEMA DE DEPÓSITO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE BEBIDAS

Foto de: Um Olhar Povoacense 

JĂĄ se encontra em funcionamento, na entrada nascente da Vila, prĂłximo da Ponte da Ribeira do AlĂ©m, lugar popularmente conhecido como a “entrada para a feira”, a mĂĄquina integrante do Sistema de DepĂłsito de Embalagens NĂŁo ReutilizĂĄveis de bebidas, onde o utilizador Ă© reembolsado por cada embalagem que depositar.


O principal objetivo deste projeto-piloto Ă© o de aumentar a recolha seletiva de resĂ­duos de embalagens de plĂĄstico, metal e vidro, atravĂ©s do pagamento de 0,05€ ao utilizador, por cada embalagem recolhida.

ENTREVISTA: EMPREENDEDORISMO | EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA IRMÃOS PEREIRA

No Ăąmbito de Cidadania e Desenvolvimento - domĂ­nio do empreendedorismo - os alunos do 10ÂșB e C da Escola BĂĄsica e SecundĂĄria da Povoação, fizeram uma visita de estudo Ă  empresa agrĂ­cola, IrmĂŁos Pereira, no passado dia 5 de abril, sito Ă  Lomba do Cavaleiro, Povoação.

 

Na presente visita, as turmas levaram um guião de questÔes, as quais foram colocadas a um dos sócios da empresa, nomeadamente o Sr. Ricardo Manuel Rocha Pereira, natural da Povoação.

DIA MUNDIAL DA INTERNET: BURLAS ON-LINE CRESCEM 22%

Portal da Queixa defende maior literacia digital e aponta dicas para uma navegação segura

As reclamaçÔes relacionadas com burlas online aumentaram 22% de janeiro atĂ© abril, revela o Portal da Queixa numa anĂĄlise efetuada por ocasiĂŁo do Dia Mundial da Internet, que hoje se assinala. A tendĂȘncia de crescimento registada tem sido consecutiva nos Ășltimos anos, acompanhado a mesma subida de denĂșncias de cibercrimes que chegam Ă  Procuradoria-Geral da RepĂșblica. Sites fraudulentos, casos de phishing sĂŁo os principais motivos das queixas dos consumidores. A literacia digital Ă© essencial para uma utilização segura e informada no meio digital, defende o Portal da Queixa.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

+ARTE CORVO INSPIRA CRIATIVIDADE NA ILHA MAIS PEQUENA

No passado fim de semana, a MiratecArts levou o programa +Arte Corvo Ă  ilha mais pequena. Este programa tem vindo a acontecer desde 2013, com uma paragem durante os dois anos de pandemia, mas agora voltou em força com quatro artistas a liderar workshops, incentivar a criatividade e mostrar os seus trabalhos aos corvinos. 

TUNA ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES ARRECADA TRÊS PRÉMIOS EM FESTIVAL DE TUNAS

A Tuna AcadĂ©mica da Universidade dos Açores (TAUA) participou nos dias 13 e 14 de maio no X Lisboa Eterna - Festival de Tunas Mistas - organizado pela TAISCTE (Tuna AcadĂ©mica do ISCTE- IUL), tendo vencido trĂȘs prĂ©mios: Melhor Serenata, Melhor Porta-Estandarte e Tuna Mais Tuna.

terça-feira, 17 de maio de 2022

19 RAZÕES PARA VISITAR O TERCEIRA MAR HOTEL E A ILHA TERCEIRA  

O hotel da Bensaude Hotels Collection em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, celebra 19 anos com uma campanha promocional e uma lista de sugestÔes para visitar uma das mais belas ilhas do grupo central açoriano.



Para comemorar o 19Âș aniversĂĄrio, o Terceira Mar Hotel, que integra o portfĂłlio da Bensaude Hotels Collection - o mais emblemĂĄtico grupo hoteleiro dos Açores -, apresenta 19 razĂ”es para ficar hospedado no hotel de estilo resort e conhecer a ilha Terceira. Paralelamente, o Terceira Mar Hotel criou um desconto de 19% vĂĄlido durante o dia de aniversĂĄrio, 29 de maio, para reservas futuras entre 29 de maio e 31 de dezembro. Assim, quem realizar reservas nesse dia pode introduzir a promocode TMH19ANIV para usufruir do desconto durante 24h00.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

JUNTA DE FREGUSIA DA POVOAÇÃO ASSINA PROTOCOLO COM O AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS 766

Foto de: JFP

Hå semelhança do que a Junta de freguesia da Povoação tem vindo a fazer com as coletividades da sua freguesia, o seu executivo recebeu o Agrupamento dos Escuteiros 766 da Povoação, onde foi assinado protocolo de apoio financeiro para o desenvolvimento das suas atividades com os nossos jovens.


Fonte/Foto: JFP


domingo, 15 de maio de 2022

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS B.V. DA POVOAÇÃO COMPLETA HOJE 42 ANOS EM ATIVIDADE

A Associação Humanitåria dos Bombeiros Voluntårios da Povoação completa hoje o seu quadragésimo segundo (42) aniversårio ao serviço da população povoacense.


Esta Ă© sem dĂșvida uma das mais importantes InstituiçÔes concelhias, embora muitos de nĂłs no seu dia a dia nĂŁo nos lembremos disso. 


É sempre bom lembrar-me-nos e termos bem presente os variados mĂ©ritos e as mais valias dos serviços prestados por esta mui nobre Associação de Bombeiros VoluntĂĄrios em prol das nossas populaçÔes.


Sempre que estes homens e mulheres sĂŁo chamados a servir, dizem presente, dando tudo de si, pondo mesmo por vezes a sua vida em risco, para salvar a vida do prĂłximo.

A CENTRAL HIDROELÉTRICA DA RIBEIRA QUENTE

Em 15 de Julho de 1951 foi inaugurada na Freguesia de Ribeira Quente uma grande obra: “A Central HidroelĂ©ctrica”. Foi construĂ­da na ribeira dos tambores, junto aos tĂșneis, da responsabilidade da empresa de Electricidade e GĂĄs, hoje conhecida por EDA – Empresa de Electricidade dos Açores.


Foi uma obra do saudoso Eng. JosĂ© Cordeiro, que em conjunto com o seu irmĂŁo AntĂłnio Cordeiro, Director – Gerente da Empresa, encorajou-o a seguir em frente com tal ideia, visto ser uma obra de grande envergadura que iria beneficiar praticamente toda a ilha de SĂŁo Miguel. Lutou, estudou durante anos as possibilidades da obra e mesmo contra todas as adversidades, em especial as forças da natureza, foi em frente com a ideia.

sĂĄbado, 14 de maio de 2022

FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES 2022 | 14 A 26 DE MAIO

As festividades em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2022 tĂȘm o seu momento mais alto agendados de 20 a 26 Maio. No SĂĄbado, 21 de maio, proceder-se-ĂĄ Ă  Mudança da Imagem e no Domingo, 22 de maio, serĂĄ o dia da grande ProcissĂŁo.

Foto de: Um Olhar Povoacense

Aquela que Ă© a maior festividade religiosa do ArquipĂ©lago dos Açores conta com um extenso programa com diversas celebraçÔes eucarĂ­sticas, com destaque para a mudança da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a Missa Campal e ProcissĂŁo no principal dia de festa, Domingo.

CONVITE PARA A 96ÂȘ TERTÚLIA FOTOGRÁFICA “GENTE BOA” COM JOSÉ FRANCO – “LIVRE”

No prĂłximo domingo, dia 15 de maio de 2022, pelas 20:30 horas dos Açores, 21:30 de Portugal Continental e 17:30 horas de BrasĂ­lia, iremos promover a 96ÂȘ TertĂșlia FotogrĂĄfica “Gente Boa” com JosĂ© Franco.

 

Nesta tertĂșlia iremos analisar fotografias enviadas pelos nossos habituĂ©s com o tema Livre, a cores ou a preto e branco, e com o formato livre. As fotografias serĂŁo apresentadas Ă  discussĂŁo anonimamente.

 

Para entrar na TertĂșlia FotogrĂĄfica via Zoom:

VIII FEIRA DA SAÚDE DA POVOAÇÃO COM VÁRIAS ATIVIDADES NA PRAÇA DOS PELAMES (C/VÍDEO)

Foto de: Um Olhar Povoacense | 1Âș Lugar 

A “Sopa do Nemo” do 10Âș B, da Escola BĂĄsica e SecundĂĄria da Povoação, ganhou o IX Concurso de Sopas, acontecimento que decorreu inserido na VIII Feira da SaĂșde, promovida pela Equipa de SaĂșde Escolar do municĂ­pio povoacense. Em 2Âș lugar ficou a turma do 10Âș A, da mesma escola, com o “Aveludado de CamarĂŁo” e em 3Âș lugar ficou o grupo de alunos da Escola Profissional Monsenhor JoĂŁo MaurĂ­cio Amaral Ferreira com o “Creme de AbĂłbora com AmĂȘndoa Laminada”.

CÂMARA DA POVOAÇÃO ENTREGA VIATURAS AS TODAS AS JUNTAS DE FREGUESIA

O Presidente da Cùmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, entregou a todas as Juntas de Freguesia do concelho, viaturas, que passarão a dar uma preciosa ajuda no desempenho das mais variadas funçÔes, no dia a dia, dos colaboradores destes órgãos de maior proximidade com a população, visando, deste modo, a melhoria das condiçÔes e dos serviços a prestar em cada uma das freguesias.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA INTERNACIONAL “Paz entre os Povos”

O Festival de São Vicente, no seu sexto ano consecutivo, convida os amantes e profissionais da fotografia a contribuírem com seu trabalho e a sua arte, para esta competição que ilustrarå a união e a paz entre os povos do mundo através do poder da imagem.


Este Ă© o primeiro concurso internacional realizado pelo Festival em parceria com Portugal na pessoa do fotĂłgrafo JosĂ© Franco responsĂĄvel pela realização aos domingos, da TertĂșlia FotogrĂĄfica “Gente Boa”. Sendo este um projeto entre dois paĂ­ses irmĂŁos, anunciam o concurso fotogrĂĄfico no Brasil e em Portugal ao mesmo tempo. O objeto do concurso Ă© uma abordagem ao tema que estĂĄ na ordem do dia, em que pĂ”e a arte na criação de uma consciĂȘncia de “Paz entre os Povos”.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

CKSP REPRESENTADO NA SELEÇÃO DOS AÇORES EM ESTÁGIO NA ERICEIRA E NA MALVEIRA

Foto de: CKSP

Os atletas do Clube Karaté Shotokan da Povoação Abel Costa e Nuno Mendonça foram convocados para integrar a seleção dos Açores, que esteve em estågio de preparação para os jogos e ilha 2022 no Open Karaté Ericeira (7 de maio), e na II Liga Karaté na Malveira (8 de maio).

CÂMARA DE POVOAÇÃO RETOMA PROJETO “IDOSOS ATIVOS”

Depois de dois anos de interrupção, devido Ă  pandemia da Covid 19, o projeto “Idosos Ativos” volta a retomar a sua atividade a partir do dia 1 de junho. Este projeto existe desde 2012 por iniciativa do Gabinete de Ação Social da CĂąmara Municipal da Povoação que tem promovido atividades para os adultos mais velhos, tendo como principais objetivos o combate ao sedentarismo e ao isolamento com vista Ă  melhoria da qualidade de vida dos mesmos. O referido projeto consiste em levar MĂșsica, Canto, Educação FĂ­sica e Trabalhos Manuais aos idosos das freguesias do municĂ­pio povoacense. Neste novo recomeço estarĂŁo tambĂ©m incluĂ­das sessĂ”es de Psicoeducação e Educação Alimentar com o PsicĂłlogo e o Nutricionista do Gabinete de Ação Social da autarquia.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

FALECEU A POVOACENSE DE ADOÇÃO MARIA MONIZ 1944 - 2022

Aos onze dias do mĂȘs de maio de 2022, aos 78 anos de idade,  pelas 07 horas e 20 minutos, faleceu no Hospital do Divino EspĂ­rito Santo em Ponta Delgada a Povoacense de adoção Maria Santo Cristo Moniz, natural da freguesia de Vila Franca do Campo (SĂŁo Miguel), Concelho de Vila Franca do Campo, era residente na Lomba do Cavaleiro, Freguesia de Povoação, sendo a sua Ășltima residĂȘncia o Lar de Idosos da Santa Casa da MisericĂłrdia da Povoação, filha de AntĂłnio Moniz e de Maria CecĂ­lia Carvalho .

A ILHA DA SOMBRA, de Madalena Ávila

13 de maio pelas 19h


Livraria SNOB


Apresentação do livro de poesia


A ILHA DA SOMBRA, de Madalena Ávila


por JoĂŁo Paulo Esteves da Silva


Edição: Instituto Açoriano de Cultura

 

A ilha da Sombra, de Madalena Ávila, editada pelo Instituto Açoriano de Cultura serĂĄ apresentada na Livraria SNOB (Travessa de Santa QuitĂ©ria, 32A – Lisboa), por JoĂŁo Paulo Esteves da Silva, a 13 de maio, pelas 19h00, com a presença do editor.

Seguidores

As mais vistas dos Ășltimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot